TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagógico - PPP

Por:   •  6/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  2.814 Visualizações

Página 1 de 4

Pontifícia Católica de Goiás

Psicologia da Aprendizagem aplicada a área Escolar

Professor: Divino Rodrigues

Aluna: Geisy C. de Sousa

PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO  DA ESCOLA: UMA CONSTRUCAO

COLETIVA

Bem , oque entendi e que o projeto politico-pedagógico só pode ser definido coletivamente, nunca sozinho, e que e também um projeto politico por estar ligado aos interesses da população . aproxima o individuo incentivando a participar, ser mais responsável , compromissado, critico e criativo. Um processo democrático de decisões , preocupado em instaurar as formas de organização  do trabalho pedagógico  e superar os conflitos eliminado relações competitivas, e autoritárias, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão . organizar toda escola , sala de aula , as relações  contexto social, numa visão ampla.

Os princípios norteadores são:

Igualdade. Condições de acesso e permanência na escola; igualdade de oportunidade  e manutenção da qualidade;

Qualidade : formal e técnica e a politica :

Politica, voltada para os fins , valores e conteúdos. A escola de qualidade tem obrigação de evitar todas as formas possíveis de repetência e a evasão, garantir a meta qualitativa do desempenho satisfatório de todos. Qualidade para todos.

O projeto politico pedagógico exige que educadores e funcionários , alunos e pais tenham definição clara do tipo de escola , definir  que tipo de sociedade e o tipo de cidadão que pretender forma.

Gestão democrática: administração financeira , repensar a estrutura de poder da escola tendo em vista usa socialização, propiciando a pratica coletiva, a reciprocidade que elimina a a exploração , a solidariedade que supera a opressão, da autonomia  que anula órgãos intermediários que elaboram educacionais .

Liberdade: autonomia, fazem parte da próprio pedagógico. Remete se as regras  e a orientações criada pelos próprios sujeitos da ação educativa., deve ser considerada liberdade para aprender , ensinar , pesquisar e divulgar a arte do saber  direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente.

Valorização do magistério: qualidade do ensino ministrado na escola , melhoria na qualidade da formação do profissional e a valorização d trabalho pedagógico. Reforço a valorização dos profissionais da educação, garantindo os direito ao aperfeiçoamento profissional permanente. Formação continuada  como direito de todos profissionais que trabalham na escola. Centrada na escola  fazendo levantamento das necessidades de formação dos profissionais fortalecendo seu papel  na concepção  e execução . gestão democrática, avaliação metodológica de pesquisa e ensino de novas tecnologias de ensino.

  • Construindo o projeto pedagógico-politico: e a construção do projeto-politico tem os princípios de igualdade , qualidade, liberdade gestão democrática e valorização do magistério.
  • Prepara culturalmente os indivíduos para melhor compreensão em que vive a sociedade.
  • Finalidade politica social, formar o individuo para a participação politica que implica direitos e deveres da cidadania.
  • Atingir a finalidade de formação de profissional , possibilitando a compreensão do papel do trabalho na formação profissional do aluno.
  • Finalidade humanística promover o desenvolvimento integral da pessoa.

Estrutura organizacional: de forma gera desse dispor  de estruturas administradoras e pedagógicas. Assegurar a gestão dos recursos humanos , físicos e financeiros.

Pedagógicas : organiza as funções educativas para que a escola atinja suas finalidades.

Currículo: e a construção social do conhecimento, conhecimento escolar;

Tempo escolar: o tempo e elemento fundamental na organização do trabalho, o horário escolar, numero de horas por semana , numero de aulas do professor, segmentação do dia letivo, os períodos fixos organizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com