TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise

Por:   •  6/4/2015  •  Abstract  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

 [pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR

ALUNO: WESLEY GUIMARAES MATOS

DISCIPLINA: ESTAGIO ESPECIFICO I             SEMESTRE: 8º

LOCAL: CAPS II – BEIJA FLOR                          PERÍODO: 2014.2

SUPERVISOR: JUSSARA AGUIAR                      NOTA:__________ FALTA:________

 

1 CONHECIMENTO CIENTÍFICO                                              NOTA:

● CORRELAÇÃO TEÓRICO - PRÁTICA

●APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS

2 HABILIDADE                                                                                     NOTA:

● INTERESSE E ATENÇÃO

● REGISTRO EM PRONTUÁRIO

● INICIATIVA

● CRIATIVIDADE

● ORGANIZAÇÃO

● RESPONSABILIDADE

● DESTREZA MANUAL

● PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

● PARTICIPAÇÃO/ COLABORAÇÃO

3 COMPORTAMENTO                                                                 NOTA:

●PONTUALIDADE

●ASSIDUIDADE

●APRESENTAÇÃO PESSOAL

●PARTICIPAÇÃO COOPERATIVA

●EQUILÍBRIO EMOCIONAL

●RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

●ÉTICA PROFISSIONAL

●COMUNICAÇÃO

4 ESTUDO DE CASO/PROJETO/ PROVA                                      NOTA:

5 OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR.

[pic 2]

FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR

6- OBSERVAÇÕES DO ALUNO SOBRE ESTÁGIO CURRICULAR CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Guanambi, 08 Dezembro de 2014

ALUNO: WESLEY GUIMARAES MATOS

___________________________________________________________________________

SUPERVISOR/ CARIMBO

[pic 3]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE DIÁRIA DE ESTÁGIO

ALUNO: WESLEY GUIMARAES MATOS

DISCIPLINA: ESTAGIO ESPECIFICO I             SEMESTRE: 8º

LOCAL: CAPS II – BEIJA FLOR                          PERÍODO: 2014.2

SUPERVISOR: JUSSARA AGUIAR                      NOTA:__________ FALTA:________

DATA

ATIVIDADES

ASSINATURA

SUPERVISOR ESTÁGIO

Os primeiros contatos estabelecidos se deram na Faculdade Guanambi, onde o coordenador de estagio Nebson Escolástico e o orientador de campo Igor Malheiro nos apresentaram a proposta do estagio na instituição CAPS II, na ocasião foi passado os pré-requisitos para estar adentrando naquele espaço, bem como, nos conduzir a este novo momento com postura ética e comprometimento diante das atividades.

06/08/2014

Neste dia já na instituição CAPS II, a orientadora de campo Jussara Aguiar reuniu os integrantes do grupo, tendo em vista a apresentação, compreensão e alinhamento sobre a unidade e logo após a reunião estendeu a direção da unidade composta pelo psicólogo Jaldo Cambuí Junior e a coordenadora da unidade Glaucia Castro Donato, momento este em que trouxeram as perspectivas e contribuições que nós como estagiários poderíamos esta proporcionando para aquele espaço.

13/08/14

Iniciei uma observação ao usuário do sexo masculino, 32 anos que havia sido recém-acolhido pela instituição, se encontrava ainda em sofrimento psíquico, apresentando constantes repetições na fala, no corpo e pulsão oral muito presente. Em supervisão foi acordado a necessidade em conversar com a responsável.

A principio foi realizado todo um reconhecimento do espaço físico, rotina da instituição e dos usuários, dado a importância de alguns momentos pré-definidos pela instituição, já que os usuários são assistidos pela instituição, no qual incluem atendimentos individual, de grupo, oficinas terapêuticas, aplicação e distribuição de medicamentos.

20\08/14

Iniciei uma observação ao usuário do sexo masculino, 32 anos que havia sido recém-acolhido pela instituição, se encontrava ainda em sofrimento psíquico, apresentando constantes repetições na fala, no corpo e pulsão oral muito presente. Em supervisão foi acordado a necessidade em conversar com a responsável

Importante também trazer a observação realizada nos momentos pessoais e singulares de cada usuário, como sentar a sobra, o diálogo uns com os outros e sua interação também com a equipe multidisciplinar, trazendo ai a autonomia de cada sujeito ali inserido

27\08/14

Diversos foram os contatos com os usuários, momentos estes de grande importância possibilitando confirmar a singularidade de cada um, incluindo em seus discursos desde dificuldades em lidar com a família, amigos, vizinhos; perda da identidade; irritações; desânimos; culpabilidade; sentimentos de abandono e a relação contraditória entre o normal e patológico.

Em tempo, vários outros setores da instituição e seus respectivos responsáveis foram observados

Quanto aos demais setores observados, como terapia ocupacional, salas de oficinas, cozinha, limpeza, segurança e motorista foram perceptíveis a interação com o todo, de forma a promover o bem estar e autonomia daqueles usuários.

03/09/14

então a orientadora de campo junto à equipe do CAPS II contatou a responsável que se disponibilizou para em conversa, na qual foi possível compreender mais sobre a historia do usuário, bem como sua nova realidade.

17/09/14

. Na recepção, nos foi apresentado pelo responsável sua rotina diária, onde inclui o lançamento sistêmico de entradas, acompanhamento, registros de procedimentos e informações acerca de cada usuário, marcações de consulta e exames junto a Central de Marcação do Município. Foi também informado por ele que a instituição atende aproximadamente 210 usuários, sendo: 45 (Intensivos); 75 (Semi-intensivos) e 100 (Não intensivos).

Em outro momento, foi solicitado por uma usuária do sexo feminino, 39 anos, uma escuta terapêutica, onde relatou sobre sua vida, e suas dificuldades em “estar doente”, no decorrer de seu discurso ela trouxe um acontecimento no qual julga marcante para ela que foi a morte de sua mãe quando tinha aproximadamente 15 anos de idade, para ela esta perca de alguma maneira a “desestruturou”, e a partir de então passou a ser cuidada pela tia.

24/09/14

então a orientadora de campo junto à equipe do CAPS II contatou a responsável que se disponibilizou para em conversa, na qual foi possível compreender mais sobre a historia do usuário, bem como sua nova realidade.

No segundo encontro com a usuária, ela, em meio a sua fala perguntou se eu “era medico”, então ao indagá-la pela importância desta posição, ela traz seu desejo em “ser curada” de não mais sentir as “coisas” que sente e assim não precisaria mais voltar ao “CAPS”, ela insiste em sua duvida, então esclareço a minha posição de estagiário em psicologia, daí logo ela se levanta e pergunta se poderia sair, “claro que sim, estou à disposição” respondi ali no intuito de deixá-la livre para escolher e confirmando minha disposição em escutá-la quando desejasse.

01/10/14

Ela não mais me procurou, e nos momentos em que perguntei se queria conversar, ela respondia com cortesia “não”. Penso que a partir da transferência ou deste lugar de medico que ocupei, possa ter a seduzido, já que em sua demanda traz o seu desejo de “cura” então, quando pontuo desconstruindo seu olhar sobre mim deste “lugar de saber”, não teria mais nada a oferecê-la.

08/10/14

15/10/14

No momento proposto para observação na farmácia, não foi difícil de notar o quanto a medicação tem forte influencia em cada usuário, ocupando ali um lugar de substituição e garantia.  Laurent (2002) diz que a primeira maneira como o medicamento se articula ao simbólico é quando ele é objeto da demanda, demanda de obtê-lo ou de ser privado dele. Portanto, não só os usuários estão envolvidos por esta “ação” medicamentosa, mas também a equipe de enfermagem acabam por adquirir um lugar de suposto saber sobre cada usuário.

22/10/14

29/10/14

Entre as atividades propostas, buscamos junto aos usuários produzir o que eles desejassem nas atividades dos próximos encontros. A partir da analise em grupo do discurso dos usuários, apresentamos para eles um momento de ioga como hipótese de integração, para tão logo disponibilizar materiais com recursos de arte terapia no qual visou proporciona-los um momento de produção pela arte, incentivando expressarem através de cada desenho, recorte, localização de colagem, o que tinham de intrínseco visando novas subjetivações, valorizando cada arte ali produzida.

05/11/14

A oportunidade de realização do estágio junto a esta instituição CAPS II proporcionou um novo olhar acerca da loucura, valorizandoo sujeito em sua subjetividade, alargando as perspectivas sobre os aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos que se relacionam aomodelo psicossocial earticulam com as reais necessidades da vida cotidiana dos usuários.

Frisando a oportunidade de integração junto à equipe multidisciplinar do CAPS II, colegas de estagio e nossos orientadores que por meio de provocações, orientações e indicações de leituras, possibilitou um (re) pensar sobre as práticas desenvolvidas nos serviços de Saúde Mental.

05/11/14

12/11/14

19/11/14

26/11/14

Guanambi, 08 Dezembro de 2014

ALUNO: WESLEY GUIMARAES MATOS

____________________________________________________

SUPERVISOR/ CARIMBO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com