TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise

Por:   •  18/4/2015  •  Resenha  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

PSICANALISE

Sigmund freude, foi que concretizou a psicanálise, isso ocorreu entre o século XIX e XX. O mesmo não pretendia formar convicções e sim estimular o pensamento e derrubar preconceitos. O médico concluiu que a vida social, onde envolvia a economia, política, cultura, etc. era onde encontrava-se pessoas com alguns sintomas um pouco relevantes. Como as fantasias, os sonhos, os esquecimentos e a interioridade. Freud usou o termo teoria para relatar as inúmeras descobertas na mente humana. Concluiu-se que a psicanalise e um método de investigação, onde o profissional estuda e observa as várias ações produzidas pelo paciente. Como o sofrimento psíquico, o excesso de individualismo entre a sociedade, a exacerbação da violência, etc.

A Gestação da Psicologia

Freud concluiu seu curso de medicina n universidade de Viena, especializou-se em psiquiatria. Ganhou uma bolsa em Paris. Trabalhou com Jean Charcot, que tratava seus pacientes de distúrbios nervosos através hipnose.

Ao passar dos anos Freud fez uma Autobiografia, onde expos suas práticas medicas que usava, a hipnose, onde conseguia obter a história da origem dos sintomas. Mais tarde Freud modificou sua técnica, pois nem todos os pacientes conseguia a total concentração. Assim adquiriu o método Catártico, criado por Breuer, que era através dos afetos e expressões passadas, o paciente conseguia eliminar os sintomas.

A Descoberta do Inconsciente

Esquecimento de coisa que não traziam boas lembranças ou até mesmo aquelas que o paciente ficava exaltivo de tanta alegria. Freud conseguiu descobrir que existia o além da consciência, onde ficava guardada informações.

Teoria sobre a estrutura do aparelho Psíquico

No livro, A Interpretação dos Sonhos, Freud afirma três sistema ou instancias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.

- Inconsciente – pensamentos que foram reprimidos. O inconsciente e um sistema do aparelho psíquico regido por ordens próprias o funcionamento. Pode ter acontecimento no passado ou até mesmo no presente.

- Pré-consciente - pensamentos que no sistema psíquico encontra-se no consciente, mas por algum motivo passa por um processo de acessibilidade.

- Consciente – está presente no sistema do aparelho psíquico, no momento tanto recebe informações externas ou internas. Que e o ato da percepção, a atenção, o raciocínio.

A descoberta da Sexualidade Infantil

Freud concluiu em um dos seus estudos que as causa e o funcionamento das neuroses, estava relacionado a algum ato traumático ou repreendido, que tinha acontecido em sua infância. Ele concluiu também que a excitação sexual estava localizado em outra parte do corpo: Fase oral, Fase anal e Fase fálica. E por último quando a pessoa está na puberdade a Fase genital.

Explicando Algum Conceito

1 – processo terapêutico e de postulação teórica: onde o paciente relatava o ocorrido que vinha do imaginário, mais para ele era uma realidade psíquica.

2 – funcionamento psíquico: concebia a partir de três ponto de vista: econômico, tópico e dinâmico.

3 – pulsão: que está relacionado em dois estados: eros – pulsões sexual e auto conservação e tanatos: pulsão da morte.

4 – sintoma: e a produção de conflitos tanto no comportamento, quanto no pensamento.

A Segunda Teoria do Aparelho Psíquico

Na teoria de 1920 a 1923, Freud consegue ter outra visão do aparelho psíquico. E destaca três conceitos: id, ego e superego.

- Id: consiste na pulsão entre a vida e a morte;

- Ego: consiste na pulsão da realidade, onde as funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com