TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanalise

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: Luzes e sombras. Freud e o advento da psicanálise – Inês Loureiro

O nascimento da psicanálise está fortemente ligado ao rico solo cultural de influências europeias e da biografia de seu fundador, Sigmund Freud (1856-1939). As experiências vividas por Freud são fundamentais para o entendimento da evolução da psicanálise, já que ele observou os fenômenos psíquicos principalmente em si mesmo. Por isso diferentemente de outras teorias, a psicanálise tem a peculiaridade epistemológica de levar-se muito em conta a biografia de seu autor.
A origem judaica de Freud influenciou bastante a sua formação. Segundo o próprio, ela o conferiu uma tendência à crítica e independência intelectual fundamental para a criação de uma ciência polêmica. Do ponto de vista mais sociológico, o antissemitismo atrasou sua ascensão na carreira universitária.
Freud teve uma sólida formação humanística durante a juventude recebida no período de Liceu (1865-1873). Nessa fase Freud aprende vários idiomas e desenvolve verdadeira paixão pela arte e literatura.
A obra de Freud comporta, desde o início, conceitos formulados a certa distância da experiência empírica. É o que ele designa como “metapsicologia”, a dimensão mais teórica da teoria.
Freud, observava fenômenos em seus pacientes, amigos, familiares, mas também, e talvez primeiramente, em si mesmo.
Nos primórdios da teoria e da técnica psicanalista, Freud propõe as noções que constituirão os alicerces fundamentais da psicanálise; inconsciente, repressão, sexualidade infantil, relação entre sintomas neuróticos e fenômenos da vida psíquica.
Alguns desdobramentos posteriores, entre 1914 e 1917, Freud produz um conjunto de escritos na tentativa de sistematizar em torno de conceitos, como os de inconsciente, pulsão e narcisismo, o conhecimento teórico até então construído; são os chamados “artigos metapsicológicos”, nos quais se efetuam elaborações decisivas para as mudanças introduzidas na década seguinte.
Essa síntese da psicanalise freudiana parece suficiente para mostrar que Freud reformula continuamente seus conceitos, chegando a efetuar profundos remanejamentos teóricos. Contudo, as questões teóricas e técnicas passam a ser discutidas e elaboradas coletivamente à medida que o movimento psicanalítico vai ganhando força, organização e reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (342.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com