TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.209 Palavras (13 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 13

Comparativos de dados  das entrevistas  com os textos lidos, resultando em um relatório  de análise.

Trabalho apresentado à Anhanguera Educacional – São José dos Campos, como requisito para a composição de nota do 2º Bimestre da disciplina: Psicológia Escolar e Educacional, ministrada pela Prof.ª Msc. Jaqueline Pereira Dias Correa.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
Novembro/2015


OBJETIVO

À terceira etapa da ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas), tem como objetivo elaborar um relatório contendo uma análise dos dados obtidos das entrevistas com psicólogo escolar, coordenador e professor, abordando discussões da trajetória da psicologia escolar até a contemporaneidade, identidade do psicólogo escolar- papel / funções e exemplos de intervenções profissionais.

Entrevista com Coordenadora

1- Qual é a sua graduação?

R: Sou formada em letras, pela univap e estou terminando pedagogia na universidade São José em São Paulo.

2- Como foi a sua carreira no mercado de trabalho? 

R: Não tive dificuldades. Quando estava no segundo ano de magistério eu conseguir estàgio pelo prefeitura e depois disso no terceiro ano eu já conseguir estágio em uma escola particular e depois, terminei o magistério e fui efetivada. Fiquei dez anos nessa escola, prestei concurso em pindamonhanguaba e fiquei quatro anos e meio e, esse ano fui chamada para ser coordenadora aqui.


3- Esta á quanto tempo trabalhando nesta instituição?

R: Nessa escola desde 2007, sete anos aqui.


4- Descreva as suas atividades de trabalho?

R: Serviço de coordenação envolve: atendimento ao professor, capacitação, atendimento aos alunos, serviços burocráticos, organização, plano de ensino e desenvolvimento de projetos.


5- Quais as dificuldades que você encontra na educação?

R: As dificuldes são a divisão de tempo para as demandas, a diversidade de professores que trabalham em outras escolas e ter que conciliarem horários, a diversidade de alunos em comportamentos, questão de verba para desenvolvimento de projetos, porque a gente idealiza algumas coisas e, esbarra na burocracia ou na verba para o desenvolvimento.


6- Está satisfeita com o seu trabalho atualmente?

R: Sim estou satisfeita, dentro das minhas possibilidades venho desenvolvendo o meu melhor.


7- Qual a sua opinião sobre o sistema educacional brasileiro?

R: Ainda sou otimista, bem otimista. Mas hoje acredito que para a pessoa se envolver ou se veredar no sistema educacional é mais o ideal, tem que ser mais idealista, porque as condições são bem desfavoráveis. Para se entrar no campo da educação tem que ser bem idealista e tem que se doar bastante também.


8- Como você trabalha com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem?

R: Na nossa escola temos uma professora de sala de recursos que faz um trabalho diferenciado auxiliando o que eles estudam, e temos a recuperação continua, e nós procuramos identificar uma dificuldade que ultrapassam a pedagógica ai entramos em contato com a família e pedimos para que passe o filho no médico. Passar em um especialista ou em uns dos convênios das obras associadas, para ver se consegue um especialista mais rápido. A gente tenta solucionar aqui dentro da escola mesmo, a gente pede para o professor de aprendizagem que se estiver em aula vaga para dar uma atividade diferenciada para aquele aluno mais exclusivo. Para aquele aluno que encontramos uma dificuldade que ultrapassa a pedagógica que desconfiamos que seja algo mais grave patológico fazemos um relatório e encaminhamos para os pais, para que, eles possam levar o filho no médico o mais rápido possível.

9- Você trabalha na instituição sobre alguma habilidade social?  

R: Temos um projeto que chama acolhedores em objetivos de inclusão, de melhorar os conflitos porque sempre tem e para ajudar. Fora o trabalho com a professora mediadora que trabalha com o grêmio e eles fazem arrecadação de alimentos. Temos gincana da semana literária ai fazemos arrecadação de alimentos, alguns a gente monta cesta básica para finalidade da escola mesmo, mas a maior parte a gente doa para uma instituição e os alunos campeões são os responsáveis por levar o prêmio.


10- A instituição trabalha com alguma intervenção de promoção a saúde? Você trabalha na instituição com alguma intervenção sobre o bullyng?  violência ou drogas?  sobre sexualidade?

R: Todos os trabalhos que vir que são as sequências das perguntas de promoção a saúde sobre o bullyng violências ou drogas intervenção sobre a sexualidade, a maior parte fazemos sobre intervenções de projetos, esse de sexualidade violências ou drogas, sempre o professor de ciências ou de biologia trabalha e a gente acaba no dia a dia fazendo um trabalho preventivo, mas nos temos aqui a professora mediadora, que é a mediadora de conflitos. Toda essa parte de bullyng e saúde, violências e drogas, toda essa parte de conflitos ou que gera dificuldades de aprendizado que não seja da parte pedagógica é a professora mediadora que trabalha. A gente trabalha em conjunto ela passa as ideais e a gente tenta trabalhar como equipe.


12- Você acha que um psicólogo escolar ajudaria está instituição? (Se não haver psicólogo) (Se haver: O que você acha demais positivo no trabalho do psicólogo escolar?) 

R: Acrédito que sim para todo mundo, todo mundo precisa de psicólogo, para os alunos e principalmente para os professores. Tudo o que vim para agregar e unir forças fortalecer é válido, eu acredito que um psicólogo sim é importante principalmente em determinados eventos em momentos dramáticos, a gente ver que tem alunos tem um conflito interno e a gente tenta dentro do possível ajudar, e um psicólogo nessas horas faz toda a diferença.


13- A familia e comunidade participam das atividades da escola? (Se sim: o que você acha de positivo?) (Se não: você acha que eles ajudariam?)

R: Na maior parte sim, mas essa ainda é uma das nossas metas deixar a família mais presente dentro da escola, como acho que é o objetivo de todas as escolas. Porque a gente acredita mesmo que quando essa parceria é bem solidificada os resultados são benéficos para as duas partes. E hoje mesmo temos esse evento do dia da consciência negra e, vamos abrir depois das 17hs para os pais e a comunidade participar. Não estamos com 100% de parceria, mas acrédito que pelo menos dois degraus subimos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (248.3 Kb)   docx (955.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com