TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

          O Ensino das Técnicas do Exame Psicológico no Brasil, surgiu com tática de conhecer novos caminhos frente ao ensino nesta área. Com critérios diante da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, durante a pesquisa a missão passa a desenvolver a condução de maneira mais ampla.  Adiante a Disciplina de Avaliação Psicológica, considerando a nova Lei, permite nortear os psicólogos na utilização de métodos e técnicas psicológicas, entre eles estão os testes psicológicos e desta forma sendo desenvolvido em diversos cursos (ALVES et al; 2002, p.77).

         De acordo com Jacquemin (1995, p.19), citado por Alves, I. C. B. (2002, p.78), “a necessidade urgente de se definir, em nível nacional uma programação mínima que todo psicólogo deveria conhecer”. Era favorável que se ensinassem poucas técnicas, para que os novos conhecimentos adquiridos passam se a ser generalizados.

         Frente à demanda os professores enxergaram um problema, onde eram até relatado em congressos que fatos assim aconteciam pela pouca literatura sobre a área. Devido a isto, foram criados II Questionários por Custódio e Guzzo. Embora vários trabalhos fossem desenvolvidos, eram nítidas as preocupações, e conseqüentemente as dúvidas apareciam.  A fundamentação teórica é a base para um progresso de aprendizagem efetivo, trazendo consigo uma diferenciação diante sua atuação profissional (ALVES et al; 2002, p.78).

         Considerando os elementos e com base em situações que adverte a área por longo período de formação do sujeito, os profissionais começam atuar de modo em que não estejam preparados para arcar com as devidas conseqüências e imprudências da área.  Com isso, acabam com dívidas com a própria situação de modo que ele mesmo não consiga reverter o caso por não estarem habituados a exercer esta atuação.

         Comparando os conceitos acolhidos na pesquisa, é necessário ressaltar que foram, 172 professores de 62 cursos diferentes, e responderam a 184 questionários, partindo desse contexto da nova Lei que foi estipulada, seguindo o fator principal sobre o ensino dos testes, suas técnicas e o seu uso correto (ALVES et al; 2002, p.77).

     

     Devido ao auxílio dos testes, os profissionais conseguem medir as variáveis latentes não – observáveis. Entretanto o uso de testes passa a ser favorável, pois sua representação faz com que seu procedimento atue de maneira mais eficaz. Portanto, o ideal é que o profissional use seu instrumento de modo correto, e que esteja habituado frente a sua demanda, para por fim adquirir finalmente o resultado esperado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com