TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Escolar

Por:   •  15/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A Psicologia Escolar é uma área ampla que envolve aspectos da psicologia e da educação. Segundo Martinez, podemos considerar a psicologia escolar como um campo de atuação do psicólogo que tem como objetivo de contribuir para aperfeiçoar o processo educativo, entendido este como um complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade. Sendo assim, o psicólogo inserido na escola é responsável pela promoção de saúde mental da mesma, atuando junto com todos os membros que fazem parte da escola.

A psicologia escolar atua de forma direta com a psicologia Comunitária que surge em meados da década de 60, em meio a transformações na área da Saúde Mental e na sociedade em geral. Questões relacionadas com os problemas sociais foram apontadas e com essa área, estudadas como foco. Os trabalhos da psicologia comunitária partem de um levantamento das necessidades e carências vividas pelo grupo-cliente, sobretudo no que se refere às condições de saúde, educação e saneamento básico. O psicólogo comunitário atua como um analista-facilitador da comunidade.

O presente trabalho tem como objetivo relatar as vivências de estágio de alguns estudantes do curso de Psicologia, e mostrar um pouco do papel que tem o psicólogo dentro da comunidade escolar.

Método

A Instituição solicitada para o estágio está localizada no bairro Shopping Park. Nossas visitas foram no período da noite, com alunos cursando o ensino regular e o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos). A escola possui estrutura básica: porteiros, cantina com funcionários necessários, grupo de professores completos, funcionários de limpeza, quadra, área de circulação e lazer. Porém, em toda a escola nos primeiros encontros, o local se encontrava sujo, com as carteiras encardidas e paredes desenhadas. Mas no último encontro a reformaram, paredes pintadas além de armários nas salas. Percebemos que os alunos possuem a liberdade de entrada e saída sem horário restrito, podem circular fora da sala em qualquer horário, além de pessoas não matriculadas também poderem usar a área de lazer e circulação (quadra, corredores) o que dificulta a concentração dos alunos que estão em aula. Sobre os professores é visível a dificuldade em passar uma grande quantidade de matéria em tão pouco tempo, além da dificuldade de lidar com a distração dos alunos dentro de sala. Em um caso específico foi visível à diferença de motivação de professores. No primeiro horário, aula de inglês, a educadora estava dando aula de luz apagada e com pouco incentivo (fator agravante, considerando que é no período noturno e o cansaço dos estudantes). No segundo horário, aula de física, o educador acendeu a luz e interagiu com os alunos, os motivando para fixar atenção na aula.

Durante a execução do trabalho usamos de conhecimentos adquiridos em sala de aula e textos ministrados em com ênfase em psicologia escolar, em busca de analisar com julgamento imparcial das eventualidades e causas de impacto indireto e direto na avaliação das técnicas. Cada sujeito participante do trabalho é composto por uma subjetividade em relação aos seus valores, e aos valores submetidos pela sociedade como meio de convivência entre indivíduos.
Notamos que cada subjetividade relaciona as atividades em que eles participaram de forma diferente dentre os demais no grupo, embora tenha uma subjetividade grupal que representa a uniformidade do grupo. Evidentemente, o acompanhamento das individualidades de cada pessoa e paralela ao acompanhamento da evolução da subjetividade grupal em busca de entrelaçar o grupo a fim de buscar um melhor entendimento e evolução sobre a atividade proposta a eles.

Durante a primeira visita no dia 10 de outubro foi nos fizemos observação em sala de aula, a partir desta observação foi absorvemos a forma de funcionamento grupal e as principais características do grupo, de absorvermos a melhor forma de propor ao grupo experiências que possam contagiar todos os integrantes do grupo para o melhor funcionamento do trabalho.

No dia 24 de outubro a nossa experiência se constituiu a partir de uma dinâmica de aquecimento em que se formaram grupos de duas pessoas, e após uma rápida conversa cada integrante do grupo apresentou o outro, após esse aquecimento a fizemos uma dinâmica com o intuito de conhecer os pertencentes ao grupo e saber suas expectativas para o futuro. O ponto alto do encontro foi o compartilhamento em que se alastrou com uma vasta conversa que esta mais detalhada no processamento teórico.
No dia 07 de novembro o nossa trabalho se constitui sobre os relatos encontrados na dinâmica do dia 24 de outubro em busca de construirmos uma melhor autoestima grupal mostrando para o grupo que os pontos positivos de suas vidas se sobrepõem aos negativos. Sendo mais especificado no processamento teórico.
No dia 28 de novembro, a ultima visita a escola foi composta por alguns imprevistos, não foi nenhum dos sujeitos participantes, então fizemos uma rápida dinâmica em outro grupo, mostrando para eles que por maior que seja as dificuldades que nos encontramos, sempre é possível superar as dificuldades. Sendo mais especificado no processamento teórico.

Experiência

Mayhumi: No primeiro dia de visita foi impactante, pois tinha outra percepção de como era a escola e o programa EJA. Observei um pouco de desorganização no funcionamento da escola (horários e restrições durante as aulas) além do ambiente aparentar estar sujo e mal cuidado. Dentro da sala foi perceptível a desmotivação de uma professora ao dar aula, também era visível a quantidade de matéria para o pouco tempo disponível. O cansaço dos alunos e a determinação em estudar era outro aspecto nítido. A experiência mais marcante em todo processo foi do dia 07/11. Onde um aluno indagou que o premio de toda vitória seria a morte. Achei a ideia extremamente racional, pois a morte é uma certeza, porém por ser algo convicto, não a questionamos em nosso cotidiano. Por levantar essa questão, percebi que a atmosfera da sala modificou, foi algo incomodo do qual não soube como reagir. Enfim, a experiência foi extremamente gratificante e agregou muito conhecimento, teórico e prático para meu futuro profissional.

Todo o processo foi muito inspirador. Empenhei-me em todos os encontros, porém houve momentos que não soube reagir, então creio que não conseguir passar segurança e acolhimento. Como no dia em que um aluno questionou sobre a morte e aparentou estar desmotivado.

Anexos

Processamento Teórico (Encontro: 24/10/2014)

Aquecimento

Foi proposta para o grupo uma dinâmica, onde as pessoas formaram duplas aleatoriamente, onde ficaram conversando por aproximadamente dez minutos a fim de saberem mais a respeito um do outro. Depois cada um ficou responsável por apresentar ao grupo sua dupla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com