TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Humanista

Por:   •  11/3/2016  •  Dissertação  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

A Psicologia Humanista surgiu nos Estados Unidos da América por volta de cinquenta anos, como alternativa às abordagens behavioristas e psicanalíticas e tinha dois caminhos a escolher. Um, era o de aceitar a imagem do homem imposta pela ciência moderna e o outro, o de criar abordagens e conceitos próprios acerca do ser humano.

Abraham Maslow foi o grande nome da Psicologia Humanista, assim como Watson foi para o Behaviorismo e Freud para a Psicanálise.

O cenário do surgimento da Psicologia Humanista é o ambiente acadêmico do pós-guerra. Pensadores humanistas criticavam o Behaviorismo, dentro da Psicologia Experimental, por acreditarem que essa abordagem criava uma visão limitada do homem, visto como organismo passivo, um conjunto de respostas a estímulos, tornando-o um ser inanimado.

Os pontos principais apontados pelos humanistas para explicar suas críticas ao Behaviorismo podem ser reunidos em: a pesquisa com animais não fornece uma compreensão adequada ao ser humano; os temas de pesquisa da Psicologia devem ser escolhidos levando em consideração a importância do conhecimento psicológico; a motivação humana é intencional e auto-motivada e, por fim, o homem é um todo único e indivisível.

Os humanistas também criticavam a Psicanálise que, segundo eles, possui uma visão pessimista do ser humano, centrada apenas em seu lado obscuro. Freud pensava de maneira fatalista, ou seja, a pessoa permaneceria para sempre fixada nas emoções originadas de traumas da infância; um homem nada mais que um produto das pulsões que se manifestam de acordo com seu passado (De Carvalho, 1990).

Para Abraham Maslow, a Psicanálise não deveria apenas estudar os indivíduos neuróticos e psicóticos, mas voltar-se para as características positivas, como a alegria, a satisfação ou o altruísmo, entre tantas outras.

A Psicanálise seria a responsável por propagar uma visão cada vez mais pessimista do ser humano, cujos temas de pesquisa têm pouco significado para ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com