TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educação fichamento Filosofos

Por:   •  29/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

Texto 2 – Importância da aprendizagem e noticia histórica da evolução da psicologia da aprendizagem. Apostila da Psicologia da educação.  Manaus: UEA, 2018.  p.  8-10

Texto 5 – Teorias da Aprendizagem. Apostila da Psicologia da educação.  Manaus: UEA, 2018.  p.  32-33; 35-36

           Segundo Sócrates, o homem já nasce com o conhecimento, tudo que ele necessita é despertar esse conhecimento. Ele acreditava que seu método a "maiêutica” conduziria o individuo a disciplina espiritual, e levaria o mesmo a despertar suas inatas verdades universais.

          Com um olhar visivelmente voltado para o lado cientifico, Aristóteles concluiu que o conhecimento não é inato, ou seja, não preexiste dentro do homem, ele afirma que todo o conhecimento começa pelo sentido, nesse caso o homem precisa utilizar de seus sentidos para obter conhecimento. Com essas conclusões, Aristóteles lançou os fundamentos que regem o ensino intuitivo. Utilizando o método dedutivo, Aristóteles usou suas premissas para chegar a uma conclusão lógica, e, o método indutivo, aplicando suas observações, experiências e hipóteses para chegar a uma verdade geral.  

        Aristóteles combateu a preexistência das idéias, utilizando a teoria da associação, para ele o homem entraria em contato com determinado objeto, faria a associação com algo próximo aquele objeto, em seguida desenvolveria o conhecimento sobre o mesmo.

          Santo Agostinho se utilizou do método indutivo, fazendo reflexões sobre seu interior, para registrar suas próprias experiências, abraçou a teoria das faculdades mentais, que na qual nos define como um espírito, e como espírito temos mente e intelecto, que nos torna superiores aos outros seres vivos.

          Descartes acreditava que com provas experimentais e evidencias partidas de experiências sensoriais (empíricas), poderia definir as generalidades sobre os homens e a natureza se utilizando do método indutivo de Aristóteles.

           No século XVII, Locke retorna o principio Aristótelico “Nada está na inteligência que não tenha estado primeiro nos sentidos”. Totalmente oposto a teoria do conhecimento inato de Platão, Locke propõe que o espírito seria uma “tábula rasa”, ou seja, uma folha de papel em branco. Combate também a idéia da “disciplina formal” ou a crença das faculdades mentais de Santo Agostinho. Mas admitiu a transferência e a generalização dos conhecimentos.

           

           Pavlov estabelece uma junção entre estímulos ambientais neutros e atividades fisiológicas preexistentes. Ou seja, o ser humano e condicionado ao ambiente em que vive. Para Pavlov à aprendizagem deriva de funções da associação dos estímulos e das respostas subsequentes, por meio do Condicionamento Clássico Esse processo funciona da seguinte maneira, utilizando um estímulo incondicional que desperte uma reação fisiológica natural incondicional no indivíduo, e juntando com um estímulo neutro não condicional é possível chegar a um a um resultado que, ou seja, um novo estímulo que foi batizado de estímulo condicional, e o comportamento apresentado com esse estímulo “Resposta Condicionada”. Assim se poderia moldar um ou mais seres humanos da mesma forma.

           Votando-nos à relação pedagógica, podemos observar que a visão comportamental indica que o professor deve fixar o saber no individuo, padronizando os conhecimentos essenciais a ser transmitido e sua maneira de transmiti-los, e consequentemente, a avaliação desses conhecimentos. Dessa forma todos os alunos teriam o mesmo conhecimento, da mesma maneira. Sendo assim, diante de uma pergunta, somente uma resposta é esperada. Isso limitaria o aluno ao mesmo conhecimento de sempre, sem a oportunidade da evolução.

           Watson influenciado pelo Condicionamento Clássico de Pavlov criou sua própria idéia comportamental, o chamado “Behaviorismo”.

           Watson propõe que a conduta observável do ser humano e derivada do ambiente e a natureza em que vive. Para o psicólogo a conduta não deriva do inatismo ou do temperamento, Watson também não considerava as predisposições genéticas como existentes. Para ele o comportamento se demonstrava através de resultados, aquilo que a pessoa demonstra que aprendeu.

           Este autor inclui na concepção de conduta todos os fenômenos visíveis, que tenha alguma base que possa ser comprovada. Para Watson, só é aprendizagem aquilo que pode ser notado e provado.

           Os behavioristas acreditam que se controlado os estímulos do meio em que o individuo estar inserido, é possível moldar o seu caráter.

           A teoria proposta pelo Watson reduz o homem a uma condição manipulável, na qual o homem seria refém dos especialistas e das instituições, o conhecimento seria o mesmo, e o ser humano viraria uma maquina que pode ser substituível.

Para Skinner, a aprendizagem se da a partir da possibilidade de estimular os comportamentos desejáveis e reprimir os indesejáveis.

          Na sua teoria Condicionamento Operante, o ensino é obtido quando o ensinamento pode ser controlado e o comportamento observável. O resultado é obtido quando o comportamento não desejado e punido, ou o comportamento desejado é de alguma forma incentivado, esse processo deve ser repetido ate que ele se torne automática. A essência da aprendizagem não esta na troca do estimulo pelo outro, e sim, na criação de uma nova resposta.

          Segundo SKINNER, a aprendizagem consiste na obtenção de novos comportamentos, e o comportamento humano e consequência de reforços operantes. Consequentemente, sendo operavelmente reforçadas, as pessoas aprendem a manter seu equilíbrio.  

       

  A teoria comportamental desconsidera as informações já existentes no sujeito, descarta as características pessoais, as crenças, os desejos, as ideias e os pensamentos, nos transformando seres robotizados movidos através de estímulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com