TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia escolar

Por:   •  10/3/2016  •  Artigo  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

PSICOLOGIA ESCOLAR

Alexon Roberto Pollizelo RA: 1299559160

Darlene Cristina da Silva Coelho Souza RA: 6617350647

Raquel Sobral do Nascimento RA: 7420674432

TRABALHO APRESENTADO Á ANHANGUERA EDUCACIONAL,

EXIGÊNCIA DA DISCIPLINA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL – 5º E 6º séries diurno

Prof.ª: Mes. Melissa Picchi Zambon

JUNDIAI /SP

2015

Sumario:

INTRODUÇÃO....................................................................................................................

3

ENTREVISTA COM A PSICOLOGA        ..................................................................................

5

ENTREVISTA COM A EDUCADORA.................................................................................

9

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................

11

BIBLIOGRAFIA..................................................................................................................

12

Psicologia Escolar

A Psicologia escolar é o ramo da psicologia que através do conhecimento cientifico, busca contribuir para o desenvolvimento do processo educativo.

De acordo com Martinez, dois elementos especificam a Psicologia Escolar, sendo em primeiro lugar, o objetivo, que é a contribuição para a melhoria dos processos educativos que acontecem na instituição escolar, tanto os de ordem pedagógica, quanto os de ordem subjetiva, relacional e organizacional,  em segundo lugar o locus de atuação constituído pelas diferentes instâncias do sistema educativo, em especial a instituição escolar.

A complexidade do contexto escolar, exige uma atuação baseada em diversas referencias teóricas, dessa forma, a psicologia escolar está definida por uma organização de  conhecimentos em diversas áreas da Psicologia, sem os quais não seria possível contribuir para a melhoria do complexo e multideterminado processo educativo . Segundo Martins, para melhor compreensão dos fenômenos apresentados no contexto escolar, é preciso utilizar dos conhecimentos de diversas disciplinas, sociologia, antropologia, psicanálise, economia, psicologia social, psicossociologia, etc.

As tarefas e desafios enfrentados pelo Psicólogo Escolar definirão o saber da psicologia a ser utilizado, independentemente da área original deste saber (MARTINEZ).

Em síntese, Martinez explica que o psicólogo escolar utiliza dos conhecimentos produzidos sobre o funcionamento psicológico humano para colaborar com os processos de aprendizagem e desenvolvimento que têm lugar no contexto escolar, considerando os diversos elementos e aspectos que caracterizam e determinam o individuo. 

Atualmente, o trabalho do psicólogo no contexto escolar está classificado em dois grupos, que são as formas de atuação Tradicionais e Emergentes, estes grupos coexistem, inter-relacionam-se e apresentam diversas interdependências. De acordo com Martinez, embora não estejam consolidadas no Brasil, estas duas formas de atuação mostram-se promissoras para fortalecer a contribuição da Psicologia para a otimização dos processos educativos na instituição escolar.

As formas de atuação Tradicional pauta-se na orientação profissional; orientação sexual; formação e orientação de professores; Elaboração e coordenação de projetos educativos relacionados à violência, às drogas, à gravidez precoce, ao preconceito, entre outros (MARTINEZ, 2010).

Enquanto que, as formas Emergentes têm como principais objetivos o Diagnóstico; a Participação na construção, no acompanhamento e na avaliação da proposta pedagógica da escola; a Participação no processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e no processo de avaliação dos resultados do trabalho; Contribuição para a coesão da equipe de direção pedagógica e para sua formação técnica; Coordenação de disciplinas e de oficinas direcionadas ao desenvolvimento integral dos alunos; Contribuir para a caracterização da população estudantil com o objetivo de subsidiar o ensino personalizado; Realização de pesquisas diversas com o objetivo de aprimorar o processo educativo; Facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas (MARTINEZ, 2010).

        

        ENTREVISTA COM A PSICOLOGA

  1. Há quanto tempo você trabalha na área escolar/ educacional?

Meu nome é Sheila Hamburg, trabalho na área há 10 anos.

  1. Você atua em outras áreas?

Atuo na área da educação como diretora de escola e como professora universitária.

  1. Qual a sua formação? Você é pós-graduado(a) ou tem alguma especialização?

Sou graduada em psicologia e pedagogia. Tenho especializações em Gestão Escolar, Educação Especial, Inteligência Multifocal aplicada à gestão de pessoas e Educação Infantil.

  1. A instituição em que você trabalha é pública ou privada?

Pública        

  1. Qual a carga horaria trabalhada (em escola ou instituição educacional)?

8 horas por dia, totalizando 40 horas semanais.

  1. Como é o seu trabalho ou rotina na instituição?

A função do psicólogo escolar na equipe multidisciplinar é fundamental para respaldá-la com conhecimentos e experiências científicas para auxiliar na tomada de decisões como:

  •  Desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamento, programas de desenvolvimento de habilidades sociais.
  • Respostas curriculares organizadas em torno de competências (das mais genéricas às específicas);
  •  Estratégias didático-pedagógicas que oportunizem articulações viáveis e contextualizadas entre teorias, metodologias e práticas;
  •  Orientações de ensino que exijam organização, aperfeiçoamento constante, dedicação e supervisão criativa do corpo docente;
  • Projetos pedagógicos que considerem estudo e aprimoramento permanentes, agilidade, criatividade, independência, postura inquisitiva, tomada de decisão, estilo de aprendizagem distintos.

  1. Quais são os profissionais que atuam na instituição? Como é o relacionamento da equipe?

Professores, coordenador pedagógico, diretor de escola, cozinheiros, agentes operacionais e assistente administrativo. O relacionamento da equipe é bom, mas existem conflitos no cotidiano que necessitam de intervenções, visando a harmonia e o bem estar coletivo.

  1. Quais são as queixas mais recorrentes? Como são encaminhadas?

A maioria dos encaminhamentos apresenta a queixa de dificuldades de aprendizagem, principalmente em relação à alfabetização ou problemas de comportamento, tais como: hiperatividade, ansiedade e agressividade.

  1. Qual foi o caso mais “impactante/grave” que você atendeu? Tem sido recorrente?

Casos de Transtorno Global do Desenvolvimento – Autismo. Atualmente, tem aumentado o número de aluno com esse diagnóstico, isso é um desafio para a inclusão na escola regular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (208.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com