TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia escolar

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Conclusão

Levando em consideração o que foi desenvolvido nesse trabalho podemos perceber de quão grande importância é a atuação do psicólogo no contexto escolar. Sua atuação compreende não só aspectos psicológicos mais também toda forma de interação desse individuo com o meio, visando contribuir para o seu desempenho dentro do âmbito escolar e identificando situações que possam de alguma forma estar interferindo negativamente no seu rendimento dentro da área da educação.  

Esclarecer qual é realmente o papel do psicólogo nas escolas é muito importante e um dos desafios desse profissional é buscar uma visão mais ampla do contexto escolar onde o aluno não seja a única fonte de problemas ou o único responsável por eles, mais que todo o contexto escolar seja analisado em conjunto considerando todos os seus aspectos.

Vimos que o psicólogo atua em relação a situações em que haja a necessidade de encaminhamento para outros profissionais.na orientação dos professores ,  buscando alternativas que favoreça a aprendizagem , o desenvolvimento intelectual , social e emocional do aluno. O trabalho em equipe é fator indispensável para que o desenvolvimentos dos alunos e dos profissionais em geral aconteçam da forma mais eficiente possível e o psicólogo também nesse sentido atua como o mediador do dialogo .

Muitas são as causas que implicam  no processo de aprendizagem ,problemas familiares , problemas sociais  e psicológicos interferem de forma ativa no posicionamento do aluno em relação a realidade educacional . O psicólogo é o profissional muito importante neste processo de infância/adolescência , pois nesta fase surgem questões que necessitam de uma atenção diferenciada por se tratar de um sujeito que se encontra em processo de mudanças sendo assim seu maior objetivo é o de ajula-los  em seus conflitos e mostrar possibilidades de superação e integração no meio da aprendizagem. Contudo o psicólogo escolar precisa estar constantemente renovando seu conhecimento e destreza de acordo com o contexto social, cultural e educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com