TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia escolar

Por:   •  16/11/2015  •  Abstract  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

A psicologia escolar no Brasil teve dois grandes momentos que diferem na sua forma de atuação. O primeiro antes da década de 90 que seguia um modelo Adaptacionista e de Correção, onde seguia objetivos fortemente adaptacionistas, nos quais predominava a necessidade de corrigir e adaptar, à escola, o aluno portador de um problema de aprendizagem; muitas vezes utilizando recursos psicométricos e utilizando o modelo clinico dentro da instituição escolar, patologizando e psicologizando esse espaço escolar.

        A partir da década de 90 ocorre uma serie de reflexões que gera mudanças na forma de atuação do psicólogo no espaço escolar, passa de uma atuação remediativa para uma atuação de prevenção e promoção, onde o psicólogo escolar atua como um agente de mudança.

      De acordo com Souza 2009,

a construção de uma práxis psicológica frente a queixa escolar(a- demanda escolar/ educacional como ponto de partida de uma ação na escola/ instituição educativa que precisa ser compartilhada ; b- o trabalho participativo com todos os setores do processo educativo; c- o fortalecimento do trabalho do professor/ educador; d- a analise coletiva dos diferentes discursos presentes na escola/instituição educativa e nos processos escolares/ educacionais em busca do enfrentamento dos desafios produzidos pela demanda escolar/ educativa.).

      Ainda sobre a práxis escolar:

“ Assim cabe à psicologia garantir, enquanto ciência e profissão, a produção de conhecimentos relativos aos aspectos psicológicos do desenvolvimento humano, considerando questões socioculturais e afetivo-emocionais na forma da subjetividade do ser humano. Ao privilegiar a práxis pedagógica enquanto espaço de construção social deste ser, a psicologia deve instrumentalizar-se e propor formas alternativas de construção deste espaço que superem os problemas existentes e contribua para a ocorrência de situações de sucesso no desenvolvimento pessoal e coletivo ( Araujo, 1995, p. 228).

      A trajetória histórica da Psicologia da Educação e Psicologia Escolar passou por muitas mudanças e debates, que contribuíram para uma atuação onde atenda e vise compreender o espaço escolar e suas demandas. Essa é uma área que provavelmente sempre estará em busca de novos prismas; As escolas são espaços (instituições) de educação, um lugar que tem e propaga o conhecimento e onde o seu corpo discente muitas vezes crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo e grande parte de sua vida, sendo impossível que não haja uma ralação entre os contextos que cercam os alunos, e também professores, dentro dessa dinâmica a atuação do psicólogo nas instituições escolares vem sendo de grande valor e crescendo gradativamente, procurando integrar comunidade, corpo discente, corpo docente, família e todos que de alguma forma estão relacionados ao ambiente escolar.

      Marinho e Claisy salienta:

Falar de Educação e cidadania é, sem dúvida, falar de um novo compromisso da Psicologia com o intuito de alcançar uma clareza politica e filosófica que nos auxilie a refletir sobre as nossas próprias finalidades. Enfim, é buscar uma nova consciência social que expresse um posicionamento firme na defesa de uma sociedade que possa de fato humanizar o homem (Meira, 2000, p. 47)

     

 Nesse contexto a proposta do trabalho consiste em desenvolver temas propostos pelos alunos a fim de ampliar e esclarecer ideias sobre o qual queiram discutir, e para nós estagiários integrar a Psicologia da Educação com a Psicologia escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com