TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Wundt e Titchener

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  1.830 Visualizações

Página 1 de 2

NOME

DADOS PESSOAIS

O SISTEMA DE PSICOLOGIA

O MÉTODO DE INTROSPECÇÃO

PRINCIPAIS PESQUISAS REALIZADAS

COMENTÁRIO GERAL

Wilhelm Wundt

(1832-1920)

A psicologia de Wundt recorreu aos métodos experimentais das ciências naturais, particularmente as técnicas usadas pelos fisiologistas. Wundt adaptou esses métodos científicos de investigação aos objetivos da nova psicologia e passou a estudar seu objeto da mesma maneira com que os cientistas físicos estudavam o seu. O objeto de estudo da psicologia de Wundt era, em uma palavra, a consciência

Introspecção – exame do próprio estado mental. Para Wundt, só a pessoa que tem a experiência pode observa-la usando a introspecção. A inovação de Wundt foi a aplicação do controle experimental preciso às condições da introspecção. Quando se diz “estou com fome”, está se fazendo introspecção, relatando uma observação que se faz da própria condição interior. A introspecção, ou percepção interior, tal como praticada no laboratório de Wundt, seguia condições experimentais estritas, que obedeciam regras explicitas.

Wundt definiu os problemas da psicologia experimental nos primeiros anos do laboratório Leipzig. As extensas pesquisas ali realizadas demonstraram ser possível uma ciência psicológica com base experimental, e a obra e Wundt e seus alunos constituiu os alicerces da nova ciência. Quase todo o trabalho produzido foi publicado nos Studien. A primeira série de estudos envolveu os aspectos psicológicos e fisiológicos da visão, audição, e, até certo ponto, dos chamados sentidos inferiores. Também pesquisou sobre a atenção e o sentimento. Outra área de pesquisa foi a análise de associações verbais, que fora iniciada por Francis Galton.

Edwarad Bradford Titchener (1867-1927)

O objeto de estudo da psicologia de Titchener é a experiência consciente. Todas as ciências, observou ele, compartilham desse objeto mas cada qual se ocupa de um aspecto diferente. O objeto da psicologia é a experiência enquanto depende das pessoas que passam por ela

A forma de auto-observação de Titchener, ou introspecção, era realizada por observadores bem treinados que tinham de reaprender a perceber para que pudessem descrever seu estado consciente, e não o estimulo. Tal como Külpe, ele usava relatos detalhados, qualitativos e subjetivos das atividades mentais do sujeito durante o ato da introspecção.

A descoberta dos elementos da consciência. Titchener apresentou uma relação dos elementos da sensação descobertos em sua pesquisa. Aos atributos Wundtianos de qualidade e intensidade, Titchener acrescentou a duração e a nitidez.

Comentário sobre cada item

É possível observar que Wundt trabalhava quantitativamente e Titchener trabalhava qualitativamente. Enquanto Titchener treinava as pessoas para que respondessem a experiência em si e não a estimulo, Wundt usava a descrição feita no exato momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com