TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais As Emoções Envolvidas Nos Processos De Busca De Soluções De Conflitos?

Por:   •  23/5/2023  •  Artigo  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia Jurídica

Aluna: Silvia Helena de Oliveira, RA 147648 – 6º semestre noturno.

Professor: Luiz Fernando Oliveira Nogueira

QUAIS AS EMOÇÕES ENVOLVIDAS NOS PROCESSOS DE BUSCA DE SOLUÇÕES DE CONFLITOS?

De acordo com Deluty (1979), há três tipos de tendencia de resolução de conflitos interpessoais, através de situação social como provocação, perda, frustração entre outros.

Sendo elas;

  • Agressivas: a agressividade é a tendencia mais especulada para a resolução de conflitos, por ter maior risco para todos os envolvidos nos confrontos.
  • Assertivas: defende seus próprios direitos e opiniões, sem recorrer a violência ou desrespeito a opinião do outro.
  • Submissas: envolve, como o assertivo, a consideração dos direitos e sentimentos dos outros, só que em detrimento dos próprios.

A resolução agressiva pode chegar ao ataque físico, sentimento camuflado, como a calunia, sempre com o intuito de causar prejuízo ao outro, para que se atinja o objetivo próprio, Edmunds & Kendrick (1980). O sentimento de frustração intensa, desata comportamentos muito violentos, que muitas vezes não é movido pelo desejo de causar danos. Outro aspecto que deve ser lembrado sobre à questão da intencionalidade envolvida na agressão, é que, muitas vezes, um ato não é julgado agressivo, por não provoca danos.

É preciso levar em conta as variáveis desencadeadoras que surgem para a manipulação e com isso a manutenção da agressão, essa agressão pode vir que questões biológicas, mas também de questões pessoais de personalidade, experiências anteriores, expectativas socioculturais. E como processo situacional, podem surgir:

  • Frustração.
  • Ataque.
  • Conflito.
  • Violações da norma e elementos ambientais estressantes.

As diversas emoções passam por um processo de avaliação cognitiva, bastante complexo e universal, das várias dimensões envolvidas na situação desencadeadora.

Segundo Sternberg (1996), a queda do sistema cognitivo é a organização, abstração e retenção das experiências. Que acontecem recorrentemente em esquemas de situações típicas, os chamados scripts, muitas vezes como invocação da própria norma.

A violência representa riscos, principalmente no desenvolvimento inicial de vida do ser, é nessa fase que os esquemas de interação social estão se formando e se organizando, para a solução de problemas do tipo conflito interpessoal, teriam maior probabilidade de ser de natureza mais violenta também, ocasionado distorções na interpretação de intenções, dificultando a cognição para resoluções de conflitos.

 A resolução assertiva é uma conduta não agressiva, além do respeito pela a opinião do próximo, envolve também expressão de pensamentos e sentimentos positivos, como, por exemplo, elogiar e concordar com opiniões dos outros. Sendo a forma mais desejável dos comportamentos em situações de conflito, embora nem sempre seja o mais aconselhável, como, por exemplo, em uma situação que envolve risco físico, ou quando ceder pode representar o fortalecimento de um vínculo

A resolução de conflitos submisso está pautado pelo não enfrentamento de uma situação, por meio de fuga ou esquiva da mesma. É muitas vezes acompanhado pela negação da ocorrência de um conflito, valendo-se de argumentos defensivos como percepção de ausência de dano, de ameaça à autoestima. Esse comportamento submisso é mais frequente que o assertivo, por ser visto, erroneamente, como mais adaptativo, ou desejável socialmente, por não envolver confronto. (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2002).

Muitas vezes, o comportamento submisso é motivado, simplesmente, pelo medo do confronto, constituindo, assim, o verso da agressividade, o que não é positivo. (DELUTY, 1979).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com