TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Do Cao 3 Da Historia Da Psicologia Moderna

Artigo: Questionario Do Cao 3 Da Historia Da Psicologia Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Para sermos mais especificos, a Psicologia Cognitiva é o estudo de como as pessoas percebem, aprendem, lembram-se e pensam sobre a informação. Um psicologo cognitivo poderá estudar como as pessoas percebem várias formas, por que se lembram de alguns fatos e se esquecem de outros ou mesmo porque aprendem uma lingua. Vejamos alguns exemplos:

• Por que os objetos parecem estar mais distantes em dias nebulósos? Essa discrepância pode ser perigosa, inclusive enganando motoristas e causando acidentes.

• Por que muitas pessoas conseguem se lembrar de uma experiência em especial, por exemplo de um momento muito feliz ou algum constrangimento na infância, mas esquecem os nomes de pessoas que conhecem há muito anos?

• Por que muitas pessoas têm mais medo de viajar de avião do que de carro? Afinal, as chances de acidente e morte são muito maiores no carro do que no avião.

• Por que sempre me lembro mais de alguém na minha infância do que de alguém que conheci na semana passada?

• Por que os políticos gastam tanto dinheiro com suas campanhas na televisão?

ANTECEDENTES FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA:

RACIONALISMO VERSOS EMPIRISMO (Descarte X John Locke)

Para os racionalistas, a verdade é por base da reflexão comtemplativa (refletir sobre algo com uma certa admiração). Já para os empiristas a verdade se embaseia nas pesquisas minucioas, ou seja, tudo aquilo citado deve ser comprovado.

As ideias contrastantes do racionalismo e do empirismo tornam-se notórias a partir do racionalista francês René Descartes e do empirista inglês John Locke. Descartes considerva o método introspectivo e reflexivo superior aos métodos empíricos para se encontrar a verdade. Locke, por sua vez era muito entusiasmado com o método da observação empírica, ou seja, Locke acredita que os seres humanos nascem sem qualquer conhecimento e, por tanto, precisam buscá-lo por meio da observação empírica. (A vida e experiência "escrevem" o conhecimento no individuo).

As Primeiras Dialéticas na Psicologia Cognição

ESTRUTURALISMO

O estruturalismo foi a primeira grande escola de pensameno na Psicologia, que busca enteder a estrutura (configuração dos elementos) da mente e suas percepções pela analise de seus componentes constitutivos. (como a observação de qualquer objeto: forma, cor, tamanho, e assim por diante).

FUNCIONALISMO

O funcionalismo busca entender "o que as pessoas fazem e o por que o fazem"? A chave para os funcionalistas era o estudo dos processos de como e porque a mente funciona como funciona. Em vez de estudar os conteúdos e elementos estruturais da mente.

Obs: Lembrando que esta pergunta principal estava em desacordo com os estruturalistas que queriam saber quais eram os conteúdos elementares (estruturas) da mente humana.

Acredita-se que o funcionalismo tenha levado ao pragmatismo. Os pragmatistas acreditam na importância da Psicologia do Apredizado e da Memória; porque pode nos ajudar a melhorar o desempenho das crianças na escola e nos auxiliar a lembrar o nome de pessoas que conhecemos, mas do qual nos esquecemos rapidamente.

ASSOCIACIONISMO

O associacionismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com