TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ESTÁGIO BÁSICO IV

Por:   •  22/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

FACULDADE DE PSICOLOGIA

ESTÁGIO BÁSICO IV

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ESTÁGIO BÁSICO IV

1o. Relatório apresentado por estagiária Pollyana da Mata Silva Nascimento, à Universidade Nove de Julho, como requisito parcial para a obtenção dos créditos referentes ao Estágio Básico IV, com ênfase em educação na área de processos educativos, sobre:

O Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade:  uma leitura Psicanalítica.

Docente Supervisor:

Prof. Elaine T. Dal Mas Dias

São Paulo

21/03/2017

  1. Descrição de atividade realizada:

A atividade foi realizada com análise/leitura e discussão critica em sala de aula baseando-se no texto de FRANCA, publicado no JORNAL de PSICANÁLISE 45(82),191- 207.2012.

  • Impressões Pessoais

A psicanalise se encontra a cada dia mais inserida no cotidiano escolar e social para esclarecer alguns fundamentos impostos nos diagnósticos envolvendo o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

A criança que tem o diagnóstico do TDAH, é inteligente, criativa e intuitiva, mas não consegue realizar todo seu potencial em função do transtorno que tem características como a desatenção, impulsividade e hiperatividade.[pic 2]

No Texto de FRANCA (2012), nos põe a reflexão sobre a história familiar, escolar, social e sentimentos da criança. Todo ser é único, suas características são individuais e precisam ser consideradas.

A partir disso o correto seria repensar nas estratégias metodológicas em relação ao meio e conflitos que essa criança está envolvida; precisam ser ouvidas, sem a depreciação “de ser incapaz” ou “doentes”.

Até hoje o TDAH nos deixa com muitas dúvidas, inclusive por muitos profissionais da saúde, que tratam apenas das suas consequências.

A falta do diagnóstico e tratamento correto geram grandes prejuízos na vida profissional, social, pessoal e afetiva da criança sem que ela saiba o porquê. Sem o tratamento correto, outros distúrbios vão surgir, a auto-estima fica cada vez mais comprometida, e consequentemente vai se isolando do mundo, sentindo-se muitas vezes um “grande vazio”.[pic 3]

  • Com base na Teoria

Na Teoria enuncia o TDAH como deficiência no processo de extinção de comportamentos, o que provoca comportamentos em excesso (hiperatividade). Para essa teoria, o TDAH caracteriza-se fundamentalmente como um transtorno da falta de motivação, que faz permanecer em atividades percebidas como tediosas. A causa é a deficiência parcial ou total no controle da atenção, além de deterioração das funções motoras. Tais sintomas são modificados ao longo do desenvolvimento infantil e da interação da criança com o meio familiar e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com