TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  25/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.712 Palavras (19 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE PSICOLOGIA

BRENDA LETÍCIA P. GROFF

GUILHERME ELIAS PEREIRA SILVA

PEDRO LEÃO J. C. PARANHOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

PSICOLOGIA ESCOLAR

GOIÂNIA

2017

APRESENTAÇÃO DO CAMPO

O CORAE (Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata, é uma instituição filantrópica, com uma parceria, um convênio com a Secretaria Municipal de Educação. A Instituição possui duas instalações, uma na Avenida T-3, no Setor Bueno e a outra na Avenida T-28, também Setor Bueno. O CORAE foi criado em 1972, por um grupo de mães que, preocupadas com os filhos carentes de um ensino especial que atendessem às condições, obtiveram esse alcance. A Instituição atende cerca de 300 alunos, sendo que são 97 da parte escolar, divididos em períodos matutino (51 alunos) e vespertino (46 alunos). O Centro possui três frentes de trabalho: a Escola - prática pedagógica especializada não regular da rede de ensino; Clínica - Fisioterapia, Odontologia, médicos de diferentes áreas, Fonoaudiologia, Psicologia familiar (atendimentos individuais e em grupos, principalmente com as mães) e infantil; o AEE - Atendimento Especializado Escolar que oferece natação, Psicologia, Fonoaudiologia e Psicopedagogia, que a Instituição recebe os alunos externos, ou seja, encaminhados pela rede de ensino de algumas escolas públicas e profissionais que fazem estímulos em bebês, como uma forma de trabalhar e descobrir desenvolvimento cognitivo.

A estrutura organizacional e pedagógica da Instituição é composta pela diretora Márcia Adriane de P. Gomes, como coordenadora Delma de Fátima Alfonso, além do corpo de professoras, monitores. A escola possui em média 11 professoras e 3 monitores por turno, são 6 salas de aula, algumas adaptadas para espaço em si, pela proposta pedagógica, sala de artes, onde são feitas atividades de expressão corporal, reuniões e vídeo, salas para direções, coordenações, recepção, secretaria e portaria com monitoramento de segurança. Existem também as práticas do AVAS -  Atividades de Vida Social que compõem objetivos de aprenderem noções do cotidiano, aprender uma comida por exemplo, sala para os pais onde são feitas as reuniões onde conversam sobre sugestões, trocas de ideias e ainda ampliam conhecimento acerca do funcionamento interno.

Na Clínica tem 1 sala de Psicopedagogia, 1 de médico, 1 de Fisioterapia, 1 sala de Terapia Ocupacional, 1 consultório odontológico, 1 para Assistência Social, 2 salas de fonoaudiologia, 3 salas de Psicologia (pais, alunos e avaliações), O ambientes físicos ainda comporta piscina aquecida, parquinho, espaço de convivência, cozinha, almoxarifados, refeitório e 5 banheiros adaptados.

A filosofia da Instituição tem sua pauta na reabilitação, bem-estar físico, motor e social, visando a integração do indivíduo na sociedade, ou seja, na sua melhoria de vida, adaptação agregando a conscientização e remoção de estigmas, estereótipos que contribuem para o preconceito e a dificuldade da inclusão social.


INTRODUÇÃO

O Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (CORAE), é uma instituição filantrópica, com convênio com a Secretária Municipal de Educação, é uma instituição de ensino especial que apresenta duas instalações, uma na Avenida T-3, N 114, Setor Bueno, outra na Avenida T-28, Setor Bueno. Criado em 1972 por um grupo de mães, hoje atende cerca de 300 alunos, sendo 97 da parte escolar (51 alunos do período matutino e 46 do vespertino). Possui três frentes de trabalho: Escola - prática pedagógica especializada; Clínica - fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia infantil e familiar; AEE (Atendimento Especializado Escolar) - natação, psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia que recebe alunos externos.

Estrutura organizacional da escola é composta pela diretora Márcia Adriane de P. Gomes, coordenadora Delma de Fátima Alfonso, corpo de professores e monitores. A Escola tem uma média de 11 professoras e 3 monitores por turno, 6 salas de aula, sala de artes, AVAS - Atividades de Vida Social, sala para os pais, expressão corporal, reuniões e vídeo, salas para direções, coordenações, recepção e secretaria. Na Clínica tem 1 sala de psicopedagogia, 2 salas de fonoaudiologia, 1 sala fisioterapia, 1 sala de Terapia Ocupacional, 3 salas de Psicologia (pais, alunos e avaliações), 1 consultório Odontológico, 1 sala para Assistente Odontológico, 1 consultório Médico, 1 sala para a Assistência Social. O ambiente físico ainda comporta duas piscinas aquecidas, parquinho, cozinha, almoxarifados, refeitório e 18 banheiros adaptados.

A filosofia da instituição tem sua pauta na reabilitação, bem-estar físico, motor e social visando integração do indivíduo na sociedade, ou seja, na sua melhoria de vida agregado à conscientização e remoção de estigmas que contribuem com o preconceito e a dificuldade de inclusão social.

O tema desenvolvido no Estágio Escolar compreende-se em torno das interações professor-aluno, aluno-aluno, aspecto organizacional da instituição, salas de aula e estrutura física. De acordo com essas propostas é possível investigar as diferenças, os interesses, a afetividade em um grupo de pessoas, solidariedade e a inclusão.

            No curso de Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) as normas de Estágio Supervisionado estão regidas pelas determinações da LDB para os Cursos de Graduação em Psicologia em seu Art 5° e em seu Art 21° cuja orientação é que a formação em Psicologia deve contemplar eixos curriculares específicos que sustentem epistemologicamente, historicamente e metodologicamente o contato do formando com situações, contextos e instituições permitindo a eles a concretização dos conhecimentos, habilidades e atitudes em ações profissionais. A fim de adequar-se a essas determinações e procurando oferecer uma formação crítica e contextualizada com a demanda da nossa sociedade, O Estágio Supervisionado I visa proporcionar ao aluno um espaço de articulação da teoria estudada no decorrer do curso com a prática a ser desenvolvida junto à comunidade. O projeto aqui apresentado trata especificamente do estágio com ênfase na área escolar objetivando a formação em psicologia escolar a partir de uma discussão teórico/prática sobre o papel do psicólogo frente às demandas das unidades educacionais, consolidando assim, sua contribuição para a formação de um profissional com uma visão ampla acerca dos problemas que afetam o ser humano. Este estágio será realizado segundo o regulamento de estágio supervisionado produzido pela gestão de estágio da Universidade em questão, segundo o código de ética do psicólogo e sob a orientação da Professora Especialista Valéria Barros Costa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (247 Kb)   docx (66.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com