TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO BÁSICO INTERDISCIPLINAR V IDOSO

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.173 Palavras (17 Páginas)  •  1.659 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO BÁSICO INTERDISCIPLINAR V

IDOSO

LOCAL DE ESTÁGIO: Lar da Terceira Idade Padre Antônio Dias

LOCAL DE ESTÁGIO: Bombeiro Militar de Camboriú

ACADÊMICOS (AS): Elisabeth Jordão

                                   Guilherme Araújo

                                 Jéssica Mendes

PROFESSOR (A): Beatriz Hering Faht, Msc.

Balneário Camboriú

2017.01


SUMÁRIO

[pic 4]

1 INTRODUÇÃO                                                                                03

  1. CARACERIZAÇÃO                                                                        03

1.1.1 Lar da Terceira Idade Padre Antônio Dias                                        03

1.1.2 Empresa Bombeiro Militar

1.2 JUSTIFICATIVA                                                                        04

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA                                                        05

2.1 POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO                                                        06

2.2 ESTATUTO NACIONAL DO IDOSO                                                        06

2.3 O TRABALHO PARA O IDOSO

2.4 MERCADO DE TABALHO PARA O IDOSO 

3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES                                                        09 3.1 VISITA LAR DA TERCEIRA IDADE         Padre         Antônio Dias                              09

3.2 VISITA EMPRESA Bombeiro Militar de Camboriú

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS                                                                                12


1 INTRODUÇÃO[pic 5]

O objetivo deste relatório de estágio é possibilitar aos acadêmicos o registro de sua vivência teórica e prática no campo da Psicologia. A disciplina de Estágio Básico Interdisciplinar V propicia aos acadêmicos possíveis reflexões a cerca dos dilemas que envolvem o envelhecimento, viabilizando o aprendizado do que é ser psicólogo. 

Inicialmente será apresentada uma breve caracterização da instituição delimitada para a coleta de dados, seguida da justificativa pela escolha das mesmas. Num segundo momento se faz necessário à construção de uma fundamentação teórica relacionada ao estágio, e o ponto de partida se dá no conhecimento da Política Nacional do Idoso e Estatuto Nacional do Idoso. Também se faz necessário um levantamento da realidade atual no país, voltado ao mercado de trabalho para o idoso. 

Na sequência do relatório se encontram as descrições das atividades realizadas a campo com os acadêmicos e devidos resultados obtidos.

  1. CARACTERIZAÇÃO

1.1.1 Lar da Terceira Idade Padre Antônio Dias

O lar da Terceira Idade Padre Antônio Dias, fica localizado na Rua Coronel Benjamin Vieira, 447, Centro, Camboriú em Santa Catarina, aberto ao público de domingo a domingo, com qualquer horário para visitação. Conta com uma equipe interdisciplinar, onde existem enfermeiros, psicólogo, auxiliar de enfermagem, médico, e cuidadores.

Tem em média 35 a 36 idosos, composto por mais mulheres, porém existe um senhor de 110 anos. Realizado até uma entrevista com ele e foi lançado à televisão, tem diversos indivíduos e empresas que fazem doações, e a maioria dos idosos deixam sua aposentadoria como pagamento para o lar, pois apenas com o dinheiro do governo e de doações não sobrevivem, os idosos se sentem a família um do outro, amigos, companheiros, mas sabem que é a família, em alguns casos os filhos abandonaram, ou família virou as costas e entregou no lar.

  1. JUSTIFICATIVA

O local foi sugerido por nossa professora orientadora Beatriz Hering Faht, no qual realiza trabalhos voluntários na instituição, por ser um local de fácil acesso e disponibilidade a turma entrou em um consenso e decidiu realizar o estágio no Lar Padre Antônio Dias.

A escolha da empresa foi por motivo e opção de haver conhecidos e amigos que ainda trabalham no departamento da Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Sendo realizada a entrevista com um dos integrantes da Corporação de Bombeiros Militares de Camboriú- Santa Catarina, apesar de estar na reserva (termo militar, relacionada à aposentadoria), continua a exercer sua função na corporação.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[pic 6]

2.1 POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO

Para assegurar os direitos sociais do idoso em 4 de janeiro de 1994 foi sancionada a lei Política Nacional do Idoso (LEI Nº 8.842), que também tem finalidade de criar condições de autonomia aos idosos e sua participação de forma integral na sociedade, sendo considerado como idoso todo aquele acima de sessenta anos de idade (BRASIL, 1994).

Dos princípios da lei, o envelhecimento faz parte da sociedade e a mesma deve ter conhecimento e informação sobre isto, o idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza, assim como a sociedade, a família e o estado devem assegurar todos os direitos do idoso da cidadania, pois devem ter participação na comunidade (BRASIL, 1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (335.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com