TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO

Por:   •  7/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.450 Palavras (10 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 

CAMPUS CABO FRIO

CURSO DE PSICOLOGIA

Fernando cunha de Almeida

Leandro Moreira Silva    

 

RIO DE JANEIRO

2017      

RELATÓRIO DO ESTÁGIO

BÁSICO SUPERVISIONADO II

                                                                                         

 

 Trabalho apresentado

 ao curso de psicologia, do

Instituto de Ciências da Saúde da

Universidade Veiga de Almeida,

em cumprimento das exigências

do estágio básico supervisionado.

 

     

  Professora: Deanne de Fretas Oliveira

 RIO DE JANEIRO

  2017

                                                 

                                                             Introdução        

              O Trabalho vai abordar sobre os principais processos do condicionamento clássico e condicionamento operante, mostrado alguns exemplos de como esse processo funciona e a importância que foram essas descobertas para psicologia, mais também traz a um pouco da história de cada teórico mostrado como eles chegaram a conclusão dos suas pesquisas e experimentos.

                               

                                                     

                                                             SUMÁRIO

       1-Introdução

2-Fundamentação Teórica

       2.1-Condicionamento clássico

       2,2-Condicionamento operante

       3-tabela

      4-Grafico

      5 -Considerações finais

      6 - Referências Bibliográficas

      7- Anexos

       


2.0 Fundamentação teórica

2.1 Condicionamento Clássico

     O condicionamento de tipo pavloviano, também conhecido como condicionamento clássico ou respondente, consistindo no esquema ER, foi, em seus primórdios, considerado como o elemento básico de aprendizagem, ponto de partida para a formação de todos os hábitos. (Giusta,2013)

     Ivan Petrovic Pavlov, um fisiologista russo, ao estudar reflexos biologicamente estabelecidos(inatos), observou que seus sujeitos experimentais(cães)haviam aprendido novos reflexos, ou seja, estímulos que não eliciavam determinada resposta passaram a eliciá-las. (MOREIRA E MEDEIROS,2007, p.3.)

      Para melhor compreender o funcionamento do condicionamento, pesemos no experimento dos cães: verificou que esses animais, em presença de uma comida, apresentava o reflexo de salivação, sem que houvesse a necessidade de aprendizagem para que isso ocorre. (PILETTE,2012, p16).

       A partir disto Pavlov pode observa que," noção de reflexos condicionados surgiu, como tantos progressos científicos decisivos, de uma descoberta acidental. Trabalhando com as glândulas digestivas de cães, Pavlov empregou o método da exposição cirúrgica para permitir a coleta das secreções digestivas fora do corpo, onde podiam ser observadas, medidas e registradas.". (SCHULTZ, SCHULTZ,2006p.225)

     Com um melhor entendimento do que era os reflexos condicionados, Pavlov fez diversos experimentos com animais para que assim entender cada e etapa e como funcionava esses processos, "usou esse o termo reflexo condicional para descrever o resultado da aprendizagem; ele considerou que um novo reflexo, condicional a experiência, tinha sido aprendido". (BAUM,2006, p.79.)

        Pavlov percebeu que a simples visão da comida onde o alimento era apresentado aliciava a resposta de salivação no cão, assim com o som de suas pegadas ao chegar no laboratório ou simplesmente a aproximação da hora em que os experimentos eram frequentemente realizados também o provocavam. (MOREIRA MEIDEIROS,2007, p.31)

           O condicionamento palvilovia traz referência não só dos processos, mas também os procedimentos em que o organismo aprende novos reflexos, com isso pode-se perceber que as emoções têm uma importante relação entre o estímulos e resposta. (MOREIRA MOREIRA,2017)

           Segundo Moreira e Medeiro:

Se os organismos podem aprender novos reflexos, podem também aprender a sentir emoções (resposta emocionais) que não estão presentes em seu repertório comportamental quando nascem. Exemplifiquemos que melhor esse fenômeno apresentado um experimento clássico sobre condicionamento pavloviano e emoções, feito por John Watson, em 1920, o qual ficou conhecido como caso do pequeno Albert e o Rato.

  Segundo Moreira e Medeiros esse é os processos de Generalização:

Um estímulo (incondicionado ou condicionado) sem fazemos referência a uma (resposta incondicionada ou condicionada) específica. Isto não significa, no entanto que após o condicionamento de um reflexo, com estímulo específico somente aquele estímulo específico eliciado aquela resposta. Após um condicionamento estímulos se assemelham fisicamente ao estímulo condicionado podem passar a iniciar a resposta condicionada em questão esse fenômeno é chamado de generalização respondente

   Quando um pessoal passa por uma situação em ela que é ruim para ela e que trouxe algum tipo de dano e provável que tudo estiver relacionado a essa situação ela venha acho ruim e fugia com medo que aconteça a mesma contingencias da última vez em ser encontrou nessa situação.(MEREIRA MEDEIROS,2007)

     Um exemplo é quando uma pessoa é ataca por um cachorro na rua e provável  que ela achem que qualquer cachorro que encontra na rua vai querer ataca ela novamente e ainda pode adquirir medo de qualquer cachorro que ela encontre seja na casa de amigos ou em qualquer outro lugar mesmo que o dono do animal fala para ela que é manso ela não vai chega perto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (510.6 Kb)   docx (313 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com