TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO BÁSICO

Por:   •  20/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO BÁSICO

Aluno (a): Isabella dos Santos Valota, Mayara Yumi Tanaka, Vivianne Curvo de Galitzki

Semestre:  6º - Matutino

Local de estágio: PSF Despraiado II

Data de entrega do Relatório: 08/10/19

Nº:  03

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo relatar as experiências em campo do EBIII, descrever as observações obtidas durante o processo e realizar o embasamento teórico. O local de realização em campo do estágio básico III do presente grupo situa-se no Posto de Saúde da Família Despraiado II, onde foi realizado as visitas  nas datas de 25 de setembro, das 8:10hr até 9:40hr, onde nos apresentamos a coordenadora da unidade Romantiele e conhecemos o local, 02 de outubro, no mesmo horário, onde foi aplicado a fase de observação participante e coleta de dados, e 04 de outubro, a partir das 7:10hr até 8:40hr, onde após a autorização da supervisora de estágio visitamos a unidade para observação de demandas e apresentação do esboço do projeto.

DESENVOLVIMENTO

Primeira visita

A primeira visita a campo foi realizada no dia 25/09/19 (Quarta-feira), em que chegamos ao PSF Despraiado II por volta das 08h10min, nos apresentamos a Enfermeira Chefe – Romantiele, que já trabalha na unidade há cinco anos. Após a apresentação, foi passado algumas informações sobre o funcionamento da unidade, sendo elas: O horário de funcionamento do PSF - Das 07:00h – 11:00h  e das 13:00h as 17:00h, onde todas as consultas são agendadas, e atendem-se 08 consultas por período; A agenda da unidade -As segundas-feiras acontecemos agendamentos de consultas eresultados de exame, as quartas-feiras atendimento aos diabéticos e hipertensos, e nas sextas-feiras atendimento ao público em geral; O público da unidade, que divide-se em 25% crianças, 25% idosos e 50% adultos; O número de estagiários participantes da unidade - 06 estagiários da Medicina (em que ela é responsável), 06 estagiários da medicina (em que a médica é responsável), 06 da nutrição, 06 da enfermagem e 06 da psicologia;  Há a presença de algumas práticas alternativas na unidade, orientadas por ela, como grupo de ioga, esparadrapos curativos, acupuntura, meditação, e outras

técnicas de equilíbrio energético, para controle da ansiedade, pois isso era visto por ela como uma demanda muito grande dentro da unidade, muitos pacientes não sabendo lidar com a ansiedade.

Foi observado que o Posto de Saúde da Família Despraiado II encontra-se no mesmo local que o Posto de Saúde da Família Despraiado I. Sendo que a equipe do Despraiado II tem por sua área de abrangência os bairros Despraiado, Residencial Despraiado, Santa Marta, Ubirajara e Vila Real. A equipe de trabalho é composta por 01 Enfermeira chefe, 01 Médica, 01 Dentista, 07 Agentes de saúde, 02 Técnicos de Enfermagem e 01 recepcionista.Foi relatado pela enfermeira chefe que a equipe multiprofissional possui um bom relacionamento interpessoal, não observando problemas com a equipe.

No que se refere a esse tópico, cabe ressaltarmos a importância da equipe multidisciplinar em Posto de Saúde da Família, à medida que observamos em campo a necessidade da ação conjunta dos diferentes profissionais, no dia em que a equipe de estagiários de Nutrição veio até nós, nos relatando uma demanda de acompanhamento psicológico para a paciente que elas estavam tratando, e do quão importante seria para a paciente em questão o nosso auxilio, para que ela pudesse ser atendida de forma mais integral, por isso ressaltamos aqui esse tipo de atendimento como:

O trabalho em equipe é uma forma eficiente de estruturação, organização e de aproveitamento das habilidades humanas. Possibilita uma visão mais global e coletiva do trabalho, reforça o compartilhamento de tarefas e a necessidade de cooperação para alcançar objetivos comuns25. Se não houver interação entre os profissionais das equipes de Saúde da Família, corre-se o risco de repetir a prática fragmentada, desumana e centrada no enfoque biológico individual com diferente valoração social dos diversos trabalhos10.(ARAÚJO e ROCHA, 2005, p.04)

Após a conversa com a coordenadora da unidade, teve-se acesso a estrutura do local. O PSF Despraiado II encontra-se em um bom estado, visto que esteve em reforma recentemente. É importante salientar que, “a estrutura das Unidades Básicas de Saúde deve enfocar as instalações elétricas e hidráulicas, ventilação, luminosidade, fluxo de usuários, e facilidade na limpeza e desinfecção” (TEMPORÃO, 2006, p.40). Acerca do financiamento das reformas em Unidades Básicas de Saúde, “no caso do custo final da construção da UBS ser superior ao incentivo financeiro repassado pelo Ministério da Saúde, a respectiva diferença de valores deverá ser custeada por conta do próprio Município” (COSEMS/MT, 2016, p.99).

Observamos espaços que ainda estão em reforma, como a sala de procedimentos de curativo, cozinha, e o fundo da Unidade Básica de Saúde, onde a enfermeira chefe Romantiele relata que chamaria alguém para retirada de alguns entulhos, atrapalhando assim a passagem que localiza-se a horta. Com base ao Ministério de Saúde - Diretrizes Técnicas para Apresentação de Projetos e Construção de Unidades Básicas de Saúde (2014, p.44)“O entulho e quaisquer obras de materiais deve ser regularmente coletados e removidos. Por ocasião de sua remoção, devem ser tomados cuidados especiais, de forma a evitar poeira excessiva e eventuais riscos.”

A ambiência de uma Unidade básica de saúde é importante, pois significa o espaço físico (arquitetônico), que “deve proporcionar uma atenção acolhedora e humana tanto para os trabalhadores e profissionais de saúde quanto para os usuários.” (TEMPORÃO, 2006, p.40). O PSF Despraiado II é considerado acessível em relação a rampas, placas de identificação dos serviços existentes, tratamento das áreas externas incluindo jardins, ambientes de apoio, tais como, copa, cozinha e banheiros. Porém, deixa a desejar tornando-se estreito dentro da Unidade, na sala de espera e corredores, não havendo tanto espaço para circulação das pessoas como, pacientes, estagiários, funcionários, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Em razão de que, “o planejamento deve se aplicar as normas NBR 9050 da ABNT, sendo que, os corredores para os pacientes devem ter largura mínima de 120cm” (TEMPORÃO, 2006, p.41). A importância do espaço no ambiente trata-se de:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (568 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com