TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de roteiro de palestras sobre atuação da psicologia nas UBS

Por:   •  10/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Psicologia da Saúde ll

Acadêmica: Natália Silva da Rosa Suzano de Freitas

Relatório 1 – Palestra no H.U

A partir das aulas que tivemos das disciplinas de Psicologia da Saúde l e Psicologia da Saúde ll, em especial esta ultima, pudemos ver um pouco da psicologia de forma mais ampliada, ou seja, fora de um contexto de clínica/consultório.

Na palestra que tivemos no Hospital Universitário, no dia 17 de março de 2016, com a palavra de duas psicólogas que trabalham em alas diferentes do hospital, foram esclarecidas várias dúvidas que tínhamos em relação ao trabalho do psicólogo na atuação hospitalar. As psicólogas nos apontaram um pouco da prática e do cotidiano no Hospital Universitário.

As psicólogas falaram um pouco sobre suas formações acadêmicas, vimos que na Universidade nós não conseguimos aprender todos os assuntos o que gostaríamos, pois o curso exige de nós uma dedicação a algumas temáticas obrigatórias, sem contar que no período de graduação nós temos de certa forma, pouca parte prática, então a opção que as psicólogas tiveram foram programas e eventos da área da saúde e do hospital, dentro da psicologia, como o VER-SUS.

Outro ponto levantado pelas psicólogas foram algumas técnicas que elas utilizam no hospital como avaliação psicológica, entrevista motivacional, acolhimento, escuta ente outras técnicas, das quais vimos algumas em sala de aula. O interessante foi ver como o conteúdo que aprendemos em sala pode ser realmente utilizado num cotidiano profissional.

Por fim, a palestra terminou com uma visita ao espaço físico do Hospital Universitário, onde passamos em todas as alas permitidas ao nosso acesso, afim de que conhecêssemos o ambiente de trabalho delas, e ainda tivemos a oportunidade de presenciar um dos psicólogos (este não deu-nos a palestra) atendente um paciente na beira da cama deste, pois sabemos que o trabalho de um psicólogo hospitalar não se resume a um atendimento individualizante e nem se restringe aos pacientes do hospital, podendo dar suporte também aos colegas de trabalho.

Disciplina: Psicologia da Saúde ll

Acadêmica: Natália Silva da Rosa Suzano de Freitas

Relatório 2 – Palestra NASF

A psicologia é integrada ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família, da maneira em que pode oferecer um olhar humanizado e mais amplo. Tivemos aula no dia 24 de março com a palestra de duas psicólogas que atuam nos NASFs de Dourados e cidades do município.

As psicólogas nos apresentaram como é o trabalho de um psicólogo que atua no NASF, em apresentações de slides com algumas fotos de suas práticas e citações de alguns casos que presenciaram. O trabalho no NASF se dá a partir de visitas aos territórios (termo utilizado nessa área de atuação), podem também apresentar discussão de caso, onde a equipe multidisciplinar verifica as melhores decisões e resoluções sobre alguns casos, afim de que haja uma integralidade de todas as áreas. É sempre realizado um trabalho com uma equipe multiprofissional, onde atuam psicologia, nutrição, assistência social e enfermagem, no território de Dourados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com