TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  17/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

MARIA ANASTÁCIA RIBEIRO SILVA

 RU: 1159785

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE MARIA ANASTÁCIA RIBEIRO SILVA

MARIA ANASTÁCIA RIBEIRO SILVA

RU: 1159785

MARIA ANASTÁCIA RIBEIRO SILVA

Relatório de Estágio Supervisionado de Maria Anastácia Ribeiro Silva apresentado a UTA Organização Escolar Fase II – Fase A                                        do curso de Licenciatura em Pedagogia                                             do Centro Universitário Internacional UNINTER.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO:        

2.        A ESCOLA ESTAGIADA:        

2.1 O ambiente físico:        

2.2 Materiais utilizados na instituição como mobiliário (tipo e quantidade):        

2.4 Atribuições do diretor:        

3.        ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA OU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO        

4.        PROPOSTA DE ATUAÇÃO DA ESTAGIÁRIA DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO        

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6.        REFERÊNCIAS        

16.        ANEXOS        

INTRODUÇÃO:

O estágio supervisionado é indispensável na formação dos docentes do curso de licenciatura em pedagogia que querem adquirir conhecimento e estar preparados para enfrentar com segurança os desafios de sua carreira.

O presente relatório foi feito pela aluna do curso de licenciatura em pedagogia

Maria Anastácia Ribeiro Silva, no período de 04/04/2016 a 22/05/2016, no Centro Educacional “Gira-Sol”, como forma de analisar reflexivamente o contexto escolar por meio da observação e investigar e planejar a gestão escolar.

Foram realizados para estes fins:

Aulas expositivas ao vivo, via satélite (tele aulas), com possibilidade de interação via 0800 e chat; Desenvolvimento de atividades de reflexão e debates entre alunos/ alunos e alunos/ professores via Ambiente Virtual de Aprendizagem (fórum) Realização de debates e explicações via Rádio Web; Esclarecimentos de dúvidas e realização de discussões via chat com o professor da disciplina; Indicação de estudo na Rota de Aprendizagem; Indicação de referências (bibliográficas e audiovisuais) para ampliação do conhecimento.

Com a consciência de que o Estágio Supervisionado está a oportunidade de assimilar a teoria à prática e possibilitar a inserção do futuro professor no contexto profissional de modo a compreender dinâmicas de funcionamento da escola como ambiente educativo, conhecer e aprofundar aspectos da Gestão na escola, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu exercer e entender a realidade que se vive e que irá trabalhar.

 

1. A ESCOLA ESTAGIADA:

 O Estágio Supervisionado foi realizado no Centro Educacional “Gira-Sol” situado à Rua Didi Andrade, número 679, no bairro Santo Antônio – CEP: 35900-109, localizada na cidade de Itabira, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (31) 3834-5614 e/ou e-mail escolinhagirasol@yahoo.com.br

A escola oferta atendimento nos níveis educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino. Atende a um número total de 120 alunos. O estágio foi realizado no período de 04 de Abril 2016 a 11 de maio de 2016, no turno da tarde. Sendo observados:

1.1 O ambiente físico:

Salas de aula ou monitoria: (07), Secretaria (01), Pátio interno (01), Pátio externo (01), Quadra coberta (01) Refeitório (01), Cozinha (03), Sanitário feminino (04), Sanitário masculino (02), Sanitário para professores (01), Sanitário do Diretor (01), Biblioteca (01), Sala de vídeo e TV (01), Sala de leitura (01), Depósito de limpeza. (01), Sala dos professores (01), Sala de Ed. Física (0), Auditório (01), Sala do Diretor (01), Salas dos Pedagogos (1), Sala de Coordenação (01), Cantina (0), Vestiário de funcionário (01).

1.2 Materiais utilizados na instituição como mobiliário (tipo e quantidade):

Cadeiras e carteiras de madeira na quantidade de (150), Quadro negro (12), Bebedouros (02), Copiadora/Xerox (01), Televisão (02), DVD (02), aparelho de som (04), computador com acesso para os alunos (08), acesso a internet (sim), biblioteca do professor (sim), acervo bibliográfico adequado ao público atendido (sim), entre outros como pesquisa, didáticos e outros.

1.3Profissionais:

Diretores: (01) tempo de atuação do diretor nesta instituição: 19 anos

Professores: sete (7), Faxineira (o): dois (2),Secretárias: um (1),Pedagoga: um (1)

1.4 Atribuições do diretor:

  • Organização e articulação de todas as unidades competentes da escola;
  • Controle dos aspectos materiais e financeiros da escola;
  • Articulação e controle dos recursos humanos;
  • Articulação escola-comunidade;
  • Articulação da escola com o nível superior de administração do sistema educacional;
  • Formulação de normas, regulamentos e adoção de medidas condizentes com os objetivos e princípios propostos;
  • Supervisão e orientação a todos aqueles a quem são delegadas responsabilidades.

Número de Pedagogos (01), tempo de atuação na instituição: 16 anos.

Funções que atua: orientação, supervisão, coordenação, outras.

Secretário (a): (X) sim () não, tempo de atuação nesta instituição: dois anos.


2. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA OU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Centro Educacional “Gira-Sol” , segundo o Projeto Político Pedagógico, é uma escola identificada com o processo de construção de uma sociedade mais justa. Como um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (468 Kb)   docx (301.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com