TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 7

JUSTIFICATIVA

O estágio supervisionado é importante para a vida acadêmica, pois é onde tudo aquilo que foi mostrado através da teoria em sala de aula passa a ser entendido e vivenciado na prática. Esse momento prepara o aluno para o mercado de trabalho, o qual tem requisitado, cada vez mais, profissionais habilidosos e bem treinados, por isso, é necessário que seja dada a devida importância à essa experiência. Essa etapa de estagio supervisionado, não deve ser vista pelo acadêmico somente como mais uma matéria da grade curricular a ser concluída, mas também como uma fonte de novas vivências e conhecimentos que proporcionam crescimento pessoal e profissional.

O período de estágio supervisionado é um grande desafio, pois o aluno precisa aprender a lidar com as novidades que lhes serão apresentadas. É um momento oportuno para que seja feita uma reflexão a respeito dos dilemas encontrados pelo estagiário na prática, visando a superação dos obstáculos, criando estreitamento com a futura profissão.

A escolha da Clínica Escola Fametro, foi feita por ser um local com grande demanda de pacientes, onde terei a oportunidade de continuar a aprendizagem que teve início em sala de aula. Com as atividades que serão desenvolvidas no local, será possível ter um contato mais amplo com o que o psicólogo faz em seu campo de atuação, aprendendo a lidar com as contingências diárias para conseguir atingir o objetivo maior.

Pode-se então concluir que o estágio supervisionado, vai além de ser uma mera disciplina da grade curricular, também incorpora múltiplos conhecimentos da formação profissional, desenvolvendo habilidades e competências importantes para a formação profissional.

CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO

A Clínica Escola é parte integrante de espaço multidisciplinar do Centro Universitário-FAMETRO, que oferece atendimento em Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Serviço Social, e Fonoaudiologia. Localizada na Avenida Constantino Nery n°3378, Bairro Chapada, CEP 69050-001, na cidade de Manaus, estado do Amazonas. A Clínica Escola da Fametro iniciou suas atividades em 26 de Abril de 2010, e atualmente funciona nos horários Matutino das 08h00min às 12h00min e Vespertino das 14h00min às 18h00min. A Clínica de psicologia é o setor responsável pela prestação de serviços em Psicologia e pela realização e controle dos estagiários do sexto período e dos finalistas do curso. Atualmente, no horário Vespertino a coordenação da Clínica Escola está sob a responsabilidade da Professora e Psicóloga Juliana Borges.

As instalações da Clínica Escola de Psicologia da Fametro são equipadas com recepção, salas adequadas climatizadas e mobiliadas conforme a necessidade para atendimentos psicoterápicos. Sendo que a sala para atendimentos infantil contem brinquedos para crianças de ambos os sexos, fantoches, quadro de pintar, jogos como: quebra- cabeça, Memória, Montagem, Dama, Bingo e os Testes Columbia, Bender, Wais-III, R1, Teste Vocacional, L.I.P, Habilidade e Técnica de Interesse Profissional, HTP. Possui sala climatizada para uso dos estagiários para estudos e discussão de casos clínicos, copa/cozinha disponível para uso comum de funcionários e estagiários da clínica-escola.

Os estagiários do sexto períodos e os finalistas são supervisionados/orientados por psicólogos devidamente habilitados e experientes, proporcionando experiência profissionalizante curricular adequada na área de Psicologia Clínica. O contato com a realidade profissional, além de permanentemente acompanhado por profissionais, promoverá um exercício critico/reflexivo sobre a profissão do Psicólogo, visando à identificação de trabalho e identidade profissional

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, conhecendo novos caminhos da prática psicológica através da realidade apresentada.

Objetivos Específicos

Participar das atividades desenvolvidas na instituição;

Adquirir novos conhecimentos através das atividades a serem realizadas;

Cumprir a carga horária estabelecida pelo curso.

ATIVIDADES A REALIZAR

• Acolhimento

O acolhimento é um elemento de grande importância que pode favorecer mais qualificação ao atendimento prestado ao paciente. De acordo com Ramos e Lima (2003), o acolhimento consiste na humanização entre o profissional e o serviço de saúde prestado aos usuários.

O acolhimento apresenta ao usuário as dinâmicas e os critérios de acessibilidade a que eles estão submetidos. Pode ser utilizado como um meio para interrogar as práticas cotidianas, permitindo captar falhas nas relações que se estabelecem entre usuários e profissionais com o fim de alterá-las, para que se estabeleça um processo de trabalho centrado no interesse do usuário (RAMOS e ALMEIDA, 2003).

Pra Tesser, Neto e Campos (2010), o acolhimento é uma proposta voltada para melhoria das relações dos serviços de saúde com os usuários que procura o serviço espontaneamente com os profissionais de saúde, em que há uma escuta, um processamento de sua demanda e a busca de resolução, se possível.

Assim, o acolhimento constitui-se de conhecimento para a organização dos serviços, com vistas à garantia de acesso universal, resolutividade e humanização do atendimento (FRANCO, et al., 1999).

• Anamnese

A anamnese é um instrumento utilizado para a obtenção de dados na abordagem do paciente, sendo aplicável nas diversas áreas da saúde, incluindo a psicologia. (SOUZA, et al. 2016).

Ramos (2011), afirma que a anamnese é um momento crucial do diagnóstico, pois é por meio dela que questões da vida do paciente, tais como, normas, preconceitos, expectativas, padrões familiares e a circulação dos afetos e do conhecimento ficam evidenciados.

“A anamnese favorece o reconhecimento do outro, de suas necessidades, medos e ansiedades”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com