TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Básico

Por:   •  9/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

                                             

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO JUIZ DE FORA

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO BÁSICO I EM PSICOLLOGIA

TÍTULO: RELATÓRIO DE ESTÁGIO BÁSICO                       SUPERVISIONADO I EM PSICOLOGIA

SUPERVISORA: WANESSA VITORIA DE OLIVEIRA

MATRÍCULA :202002139897

NOME: TUANY GASPAR DO NASCIMENTO

MATRÍCULA: 202003259179

ISADORA ALEXANDRE DE SOUZA

MATRÍCULA: 202001186981

PROFESSORA SUPERVISORA: VÁLERIA WANDA S FONSECA

JUIZ DE FORA

JUNHO 2021

INTRODUÇÃO:

Os objetivos do estágio são que no final do período o aluno esteja apto a avaliar as intervenções na prática do psicólogo, identificar quais são estratégias efetivas, fundamentadas no principio de acolhimento e escuta, tendo uma postura ética, com base no código de ética do psicólogo, tendo uma conduta profissional ética e responsável, entender a importância da escuta da comunicação, passando pelas abordagens teóricas, diversas áreas de atuação do psicólogo.

Importância da comunicação: a comunicação é um processo de troca de informações, uma interação social entre duas ou mais pessoas, através da comunicação se consegue expressar opiniões, pontos de vistas, transmitir experiências, pensamentos, sentimentos tanto verbalmente como não verbalmente, uma comunicação não verbal que também passa mensagens, é através da comunicação que o psicólogo consegue entender as demandas do paciente, conhecer mais dele e de sua história de vida, o que pensa, sente, é através dessa comunicação verbal que se consegue fazer uma avaliação, uma anamnese, então a comunicação é extremamente muito importante.

Importância da escuta: existe uma diferença entre ouvir e escutar, é um processo mais atento, mais crítico, o psicólogo deve escutar o paciente com atenção, observando e atento em tudo que o paciente falar, até os mínimos detalhes, não deixando nada passar em branco, uma escuta criteriosa e com empatia ao paciente.

O psicólogo deve agir de uma forma ética, neutra, respeitando o sigilo do paciente, não revelando coisas que não são necessárias a terceiros saber, só confiar isso a seu supervisor ou quem trabalha com ele, os princípios de liberdade, dignidade, igualdade, integridade do ser humano.

A importância da entrevista psicológica: na entrevista o entrevistador busca obter informações sobre o entrevistado, um processo que visa fazer encaminhamentos, propor alguma intervenção é fundamental porque é nela que o profissional vai conhecer sobre o paciente, entender quais foram os motivos da demanda, os motivos que levaram a pessoa a buscar psicoterapia, levantar possíveis hipóteses, estabelecer um plano de ação, estabelecer relação terapêutica.

METODOLOGIA:

Os alunos elaboraram e entregaram para a supervisora as perguntas para as entrevistas feitas no decorrer do período.

Participaram da entrevista 7 profissionais psicólogos de diversas áreas, nela foram feitas perguntas e foram colhidas respostas dos entrevistados de cada área.

Tivemos a experiência no estagio de entrevistas com profissionais de diversas áreas da psicologia , toda quarta feira , era uma entrevista com um profissional diferente , elaboramos perguntas e eles iam respondendo , as áreas foram  psicologia hospitalar , psicologia na saúde mental, psicologia organizacional e do trabalho , psicologia escolar e psicologia jurídica .A dinâmica do meu grupo foi que nos reunimos em um grupo no WhatsApp, pensamos e elaboramos perguntas que seriam interessantes e que tínhamos curiosidade de saber e a professora ia chamando os grupos, e um do grupo fazia a pergunta ao profissional, e o profissional respondia  elas, algumas perguntas a supervisora unia com de outros alunos para o profissional responde-las.

A dinâmica do projeto foi conhecer as diversas áreas de atuação do psicólogo, conhecer as “psicologias”, porque a psicologia não é uma coisa só, mas está em constante mudança e transformação.

Perguntas que fizemos semanalmente para os profissionais:

Psicologia hospitalar – Fernanda

Como é o trabalho de uma psicóloga hospitalar?

Resposta: ´´O profissional da área nos disse que atende o paciente que está internado, o paciente internado e a psicologia tem 24 horas para fazer o acolhimento, nesse acolhimento a gente faz a anamnese inicial, colhe informações sobre a história de vida, sobre o diagnóstico, faz esse acolhimento de internação e a partir daí vai acompanhando o paciente com visitas diárias, faz atendimento ao familiar e em grupo dos acompanhantes “.

Saúde mental- Melanie

O que chamou sua atenção para trabalhar nessa área?

Resposta: “ Inicialmente uma questão familiar e depois após a palestra de um deputado falando da reforma psiquiátrica da lei Antimanicomial”.

Psicologia Escolar- Ana Paula

Quais são os desafios de psicologia na escola?

Resposta: ” O maior desafio é articular essas forças que vai gerar o processo de intervenção, é o desafio das relações “.

  Como é a intervenção do psicólogo na escola, visto que trabalha com profissionais de outras áreas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com