TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio em avaliação psicológica

Por:   •  6/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  3.427 Visualizações

Página 1 de 11

                                              [pic 1]

Jessica Argollo Nobre do Valle

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA V

Feira de Santana/BA

Novembro, 2015

Jessica Argollo Nobre do Valle[pic 2]

RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA

Trabalho apresentado como avaliação da disciplina Estágio supervisionado Básico III do 7º Período, do Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Nobre de Feira de Santana (FAN), sob a orientação da Prof. Lucília Navarro.

Feira de Santana/BA

Novembro, 2015

        Sumário        [pic 3]

1. Apresentação        

2. Estágio        

3. Entrevista        

4. O psicodiagnóstico        

5. Laudo Psicológico        

6. O atendimento        

7. Considerações Finais        

8. Referências Bibliográficas        

1. Apresentação

O presente relatório se refere ao Estágio Supervisionado Básico III em Avaliação Psicológica V, onde as atividades tem como objetivo principal a importância no aprendizado, aplicação da teoria adquirida em sala de aula e busca de experiências, oportunidades e de articulação entre o momento do saber e do fazer, em que as teorias do ensino propiciam caminhos para que a informação se processe na observação dos assuntos em questão.

A psicologia clínica é a parte da psicologia que se ocupa em estudar transtornos mentais e suas manifestações psíquicas e de acordo com TEIXEIRA (2007) o princípio da psicologia clínica visava um atendimento voltado ao indivíduo, onde este estava muito associado ao modelo médico. Ele afirma que a psicologia clínica se preocupa no ajustamento psicológico do indivíduo e tem como princípios o psicodiagnóstico, a terapia individual ou grupal que pode ser feita em um consultório onde há um foco intra-individual com ênfase nos processos psicológicos e centrado numa relação dual na qual o indivíduo é percebido como alguém a-histórico e abstrato.

A clínica em psicologia é um espaço criado para atender o outro em sua singularidade, ouvi-lo, orientá-lo, apontar caminhos a fim de proporcionar alívio emocional, autoconhecimento, ajustamento criativo, etc.; e de acordo com MARQUES (1994) a identidade do psicólogo clínico, define-se pelo domínio de teorias, métodos compatíveis entre si, cujo objetivo é tentar atingir a “verdade” psicológica do sujeito observado para se poder direta ou indiretamente começar um processo de intervenção.  

O nosso papel enquanto estagiários na clínica escola Psicofan, está voltado para o psicodiagnóstico e para isso é necessário que haja a coleta de dados do paciente que é feita através do processo de entrevista, que em contato com o sujeito, tomamos uma postura de escuta investigativa, onde no decorrer das sessões, o indivíduo levará as suas queixas e através delas levantaremos a hipótese diagnóstica que poderá ser confirmada ou não através dos testes psicológicos. Após o psicodiagnóstico, deveremos elaborar um laudo psicológico com os resultados obtidos, fazer a entrevista devolutiva com o paciente e encaminhar o laudo para a instituição que o solicitou.

No decorrer de cada sessão, temos o momento da supervisão, onde levamos a queixa do paciente e analisamos o caso com a devida orientação e supervisão, para que todos os passos citados anteriormente sejam seguidos de maneira correta e, caso necessário, haja um encaminhamento do sujeito para intervenção psicoterápica.

2. Estágio

Em consonância com o Decreto nº. 87.497/82, estágio é considerado: “As atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino”.

Existem dois tipos de estágio, o Estágio Curricular Obrigatório e o Estágio Curricular Não Obrigatório, sendo o primeiro integrado à grade curricular do curso, obrigatório, de cunho oficial e necessário para a obtenção do grau universitário e o segundo, é um ato educativo, opcional, com a finalidade de complementar os conhecimentos teóricos recebidos pelo estudante ao longo das atividades de ensino/aprendizagem.

A Faculdade Nobre opta pelo Estágio Curricular Obrigatório, que na grade curricular do curso de Psicologia acontece em seis períodos. Nos períodos 3, 5 e 7 acontecem os Estágios Supervisionados Básicos I, II e III, respectivamente. Nos períodos 8, 9 e 10 acontecem os Estágios Supervisionados Específicos I, II e III.

“O estágio é a oportunidade que todo estudante tem de vivenciar na prática aquilo que está aprendendo na teoria. Tem a propriedade de estimular sua visão crítica para o compreender e o fazer, e requerer sua criatividade e prontidão para a tomada de decisões, favorecendo a leitura da realidade de trabalho e permitindo sua identificação com as atividades que se propõe a desenvolver quando já profissional.” (Website 1)

O presente estágio está classificado como supervisionado básico III na área de Avaliação Psicológica V com foco em psicodiagnóstico e acontece na clínica escola da Faculdade Nobre (PSICOFAN), sendo divido em dois momentos: O momento em que é realizada a supervisão, onde recebemos orientações sobre como proceder no contato com o paciente e como deveremos nos portar perante as situações que serão levantadas pelo mesmo, através de discussões sobre os casos; e o momento em que temos o contato com o paciente, utilizando das técnicas científicas aprendidas em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com