TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório rato virtual

Por:   •  29/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 9

Andressa Souza;

 Márcia de Conceição

DISCRIMINAÇÃO OPERANTE: ESTÍMULOS DISCRIMINATIVOS

Relatório científico apresentado à Universidade Paulista – UNIP como requisito parcial para aprovação na disciplina Psicologia Geral Experimental sob orientação do Prof. Ms. Rodrigo R.C. Boavista.

São Paulo

2015

RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA

O Behaviorismo teve como propulsor Skinner que procurou explicar como funciona o comportamento humano e de animais por meio da experimentação. Skinner explica que o condicionamento operante é o processo pelo qual certa classe de comportamentos fica sob o controle de suas consequências. Alterações na relação resposta - consequência influenciam o controle exercido pelo estímulo discriminativo sobre a resposta. A quebra da relação resposta - consequência resulta na perda do controle do estímulo discriminativo. Estímulo-resposta-consequência são, portanto as unidades básicas da descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento. No trabalho serão avaliados gráficos, resultados, métodos e procedimentos, que justamente serão apontados para identificar a frequência do comportamento do rato virtual. Nosso objetivo foi verificar o controle de estímulos discriminativos por meio de frequências em estímulo discriminativo (SD) e estímulo delta (SΔ), e verificar se tais atitudes têm realmente a capacidade de manter ou aumentar a frequência do comportamento de pressionar a barra.

Palavras-chave: Skinner; comportamento; condicionamento operante; estímulo discriminativo; estímulo delta.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CONTROLE DISCRIMINATIVO        

2.1        Estímulo Antecedente        

2.2        Estímulo Discriminativo (SD)        

2.3        Estímulo Delta (SΔ)        

3.        MÉTODO        

3.1        Sujeito        

3.2        Equipamento e materiais        

3.3        Local        

3.4      Procedimento        

4.        RESULTADOS        

5.        DISCUSSÃO        

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

ANEXO A – FOLHA DE REGISTRO UTILIZADA DURANTE O EXPERIMENTO        


  1. INTRODUÇÃO

Skinner foi o propositor do Behaviorismo Radical, essa abordagem que busca compreender o comportamento e as variáveis ambientais, filogenéticas e a história do indivíduo. A base de seu trabalho refere-se a compreensão do comportamento humano através do comportamento operante, acreditava na ciência como caminho mais seguro para construção do conhecimento, inclusive incluindo fenômenos da subjetividade humana. Skinner mostra dois tipos de comportamentos humanos, inicialmente retrata sobre condicionamento respondente, que é decorrente dos reflexos humanos. E também sobre o comportamento operante, que pode ser considerado como uma unidade intencional, pois os seres humanos agem no mundo e nesse processo modificam-no, por sua vez são também modificados pelas consequências de suas ações. Compreende-se, portanto, que o ser humano é ativo e encontra-se em constante interação com o ambiente.

No comportamento operante a frequência da resposta é dependente da história de condicionamento (reforçamento), estados de privação e condições dos estímulos. É o comportamento que é mais provável na presença de um estímulo discriminativo devido uma história de reforço em sua presença no passado. O comportamento operante é controlado pelo contexto e pelas suas consequências.

A apresentação do estímulo discriminativo é condição suficiente para a ocorrência da resposta, mantidas as variáveis de contexto (SKINNER, 1953). Havendo ocorrido no passado o reforçamento frequente de alguma resposta na presença de um estímulo discriminativo, a presença desse estímulo tende a evocar a emissão da resposta.  

  1. CONTROLE DISCRIMINATIVO

Refere-se à influência dos estímulos antecedentes sobre o que o organismo faz, apesar do principal determinante do comportamento operante ser a consequência por ele produzida, ele não ocorre no vácuo, os eventos antecedentes também influenciam a probabilidade de sua ocorrência. O controle de estímulos é fazer que um estímulo controle o comportamento, fazer com que este mude diante da presença do estímulo. Só ocorre controle discriminativo quando há reforçamento diferencial, que tem como produto a discriminação. Numa determinada condição (estímulo discriminativo) uma dada resposta produz reforço, enquanto em outra condição (estímulo delta) a mesma resposta não produz reforço. O efeito do procedimento é o estabelecimento de efeito evocativo para a condição vinculada no reforço (produz-se discriminação), dá-se mais reforçamento em uma condição e não na outra.

  1. Estímulo Antecedente

Estímulo significa eventos (antecedentes) do ambiente que quando alterados, produzem uma alteração no organismo. São comportamentos que acontece devido um contexto, ocorrendo a tríplice contingência “estímulos antecedentes que evoca respostas, e essa resposta produz reforço”. O comportamento, seja ele reflexo ou operante, envolve sempre uma relação entre eventos ambientais (estímulos) e ações do organismo (respostas). Tais eventos controlam o responder, portanto são variáveis determinantes do comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (464.1 Kb)   docx (292.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com