TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sniff - O Rato Virtual

Por:   •  13/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  4.195 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA GERAL EXPERIMENTAL













TÍTULO:

 
LO-RUAMA BUZATTO DOS SANTOS – RA. C01104-5

HAIANOAN BACAN RAMOS – RA. C00EEC-6



















São José do Rio Pardo

Abril de 2015





UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA GERAL EXPERIMENTAL




TÍTULO:

LO-RUAMA BUZATTO DOS SANTOS – RA. C01104-5

HAIANOAN BACAN RAMOS – RA. C00EEC-6





                                                                           
Relatório Científico de Atividade Prática Supervisionada em laboratório, sob orientação do Prof. Augusto Amato.



São José do Rio Pardo

2015

  1. Resumo



Iremos falar a seguir de um assunto referente a Caixa de Skinner. Este experimento com a Caixa de Skinner vem com o interesse de nos ensinar e nos fazer refletir que em nosso meio passamos por vários estímulos onde somos reforçados ou punidos positivamente ou negativamente além de nos mostrar que certos comportamentos que chegam a acontecer e com qual frequência acontecem. O objetivo da Caixa de Skinner é observar se o sujeito (rato) é ativo aos vários estímulos dados e que comportamentos ele apresenta. Passamos algumas vezes pelo laboratório com o objetivo de observar os comportamentos como por exemplo: NO, CRF, Estímulos e Respostas e outros. Como já foi dito, fizemos os testes com um rato virtual em uma sala de laboratório de informática. O programa usado chama-se Sniffy Pró – O Rato Virtual. Ele imita o comportamento de um rato de verdade em uma caixa de Skinner que o condicionará e introduzirá estímulos ao longo de seu comportamento. Nosso dever foi usar as mesmas funções que B.F Skinner usou para modelar o rato, e depois de termos todos os dados anotados passamos as anotações em gráficos e por fim analisar, discutir e comparar tudo que aprendemos.


Palavras – Chave: Skinner; Estímulo; Resposta; Condicionamento.


SUMÁRIO

  1. Sumário

1        Resumo        

SUMÁRIO        

3        Introdução        

4        Método        

4.1        Sujeito        

4.2        Ambiente, materiais e instrumentos.        

4.3        Procedimentos        

4.3.1        Treino ao Comedouro        

4.3.2        Modelagem:        

4.3.3        CRF:        

4.3.4        Extinção:        

4.3.5        Discriminação:        

5        Resultados        

5.1        Gráfico 1        

5.2        Gráfico 2        

5.3        Gráfico 3        

5.4        Gráfico 4        

5.5        Gráfico 5        

6        Discussão        

7        Referências Bibliográficas        


  1. Introdução

Sniffy Pro é um programa de computador aplicado no ensino de Analise Experimental do Comportamento. É um material didático que nos oferece a chance de estudar e experimentar as atividades feitas no laboratório de comportamento operante em quem ratos são usados como objeto de pesquisa e como equipamento de experiência a Caixa de Skinner.

Para a produção dessa experiência foram usados a observação, esquemas de reforçamento, estímulos discriminativo e delta, extinção operacional e por fim razões variável e fixa.

Primeiro observamos o comportamento do animal em seu ambiente virtual e sua aproximação a barra, em seguida, de acordo com nossas anotações e com a ajuda do manual do programa Sniffy Pro – O Rato Virtual e o modo como o animal se comportava iniciamos os processos de reforçamento. Os processos de Reforçamento são estímulos dados ao animal, como, por exemplo, os estímulos discriminativo e delta que são testes de condicionamento realizados no rato. O processo de extinção operacional é quando todos os estímulos oferecidos ao animal até determinado momento são retirados. E por fim as razões variável e fixa que definem o condicionamento do rato.

Assim, depois do animal ter passado por todo esse processo demos início aos resultados e discussões acrescentando novas críticas ao nosso dia a dia e compreendendo melhor o que tanto estudamos sobre B.F Skinner neste semestre.


  1. Método

  1. Sujeito


O sujeito é o programa Sniffy Pro – O Rato Virtual versão 2.0, estabelecido pela faculdade Universidade Paulista – Unip. Foi com ele que nós, os alunos de Psicologia, simulamos a Caixa de Skinner e realizamos os experimentos. Inicialmente ele era um rato sem nenhuma experiência prévia com esse tipo de experimento e foi privado de alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (93 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com