TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM UM RATO VIRTUAL OPERANTE: TIMÓTEO

Por:   •  6/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.146 Palavras (13 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Curso de Psicologia

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM UM RATO VIRTUAL OPERANTE: TIMÓTEO

GOIÂNIA

Maio de 2019

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EM UM RATO VIRTUAL OPERANTE: TIMÓTEO

Relatório de aula prática da disciplina Psicologia Geral/Experimental para obtenção de nota na NP2, na referida disciplina do curso de Psicologia, sob orientação da professora Elaine, da Universidade Paulista, Campus Flamboyant/Goiânia.

GOIÂNIA

Maio de 2019

Sumário

RESUMO 4

1.0. Introdução. 5

2.0. Objetivos. 7

3.0. Método. 8

3.1. Sujeito experimental. 8

3.2. Ambiente. 8

3.3. Matérias e Instrumentos. 8

3.4 Procedimentos. 8

4.0. Resultados. 12

4.1. Nível operante. 12

4.2. Treinamento para o comedouro. 13

4.3. Modelagem. 14

4.4. Extinção. 16

4.0. Discussão. 17

5.0. Conclusão. 19

6.0 Referencias 20

7.0. Anexo. 21

RESUMO

O presente trabalho irá detalhar os procedimentos e resultados do experimento com o rato virtual Sniffy, tendo como base de estudo a teoria da Análise do

Comportamento, B. F. Skinner, que aborda a interação do indivíduo com o ambiente.

Para tal experimento empregamos alguns conceitos propostos por Skinner: O Nível Operante, Reforço, Extinção, Modelagem e Comportamento, em cada conceito devemos analisar todas as suas ações. De início foi observado o nível operante do rato (NO) sem nenhuma manipulação, ou seja, observamos a frequência natural de seu comportamento para depois começarmos a modelar o comportamento do mesmo por meio do reforço contínuo (CRF)para o resultado final ser um novo comportamento.

Podemos notar com esse experimento que o comportamento é controlado e pode ser mantido por sua consequência (reforço) e modificações de ambiente, uma alteração no ambiente gera um estímulo e assim gera também uma resposta.

Palavras-chaves: Sniffy, o rato virtual, B.F. Skinner, Comportamento, Reforço, Estímulo.

1.0. Introdução.

B. F. Skinner (1904 – 1990)foi o psicólogo americano que desenvolveu o estudo sobre o comportamento. A ciência contém três vertentes, a observação, a experimentação e as leis. Não utilizando suposições, mas apenas o que pode ser provado pelo método cientifico. Ocorrendo assim reunião de conhecimento aos longos dos anos, como descreveu George Sarton, que a ciência ela tem o progresso acumulativo (RIBEIRO, 2012; SKINNER, 2003).

Possibilitando assim, sempre um desenvolvimento ao decorrer dos anos, as obras de Skinner são de reflexões críticas à teoria do condicionamento respondente de Pavlov e sobre os behaviorismos de Watson, Hull e Tolman. Com as críticas de Skinner a ciência do comportamento se desenvolveu. (RIBEIRO, 2012; SKINNER, 2003).

O comportamento pode ser tudo que o organismo faz, sendo assim muito totalizante. Como as variáveis e possibilidades podem ser infinitas, contextualizar o comportamento pode auxiliar, pois, o objetivo é apenas examinas alguns aspectos e não todos (CATANIA, 1999; SKINNER, 2003; MOREIRA, MENDEIROS, 2007).

Por exemplo, quando for relatar o nível operante do rato Timóteo, serão selecionados alguns dos seus comportamentos, específicos para aquela ocasião, para que possamos alcançar o objetivo do trabalho.

Uma alteração no ambiente gera um estímulo e, tendo consequentemente, uma resposta. Por exemplo, ao tocar na palma de um bebê,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com