TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre pais e escola no processo de ensino e aprendizagem

Por:   •  12/5/2017  •  Monografia  •  14.969 Palavras (60 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 60

[pic 1]

      UNIVERSIDADE TÉCNICA DE ANGOLA[pic 2]

FACULDADE DE LETRAS E CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO DE PSICOLOGIA E

 LÍNGUA INGLESA

CURSO DE PSICOLOGIA

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CONSTRUTORA SC.LDA.

Autora: Catarina de Fatima Bessa Pimentel Domingos

Orientador (a): Diamilin Cutins Nodarse

        

Luanda, 2017

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CONSTRUTORA SC.LDA.

CATARINA DE FATIMA BESSA PIMENTEL DOMINGOS

Trabalho de fim de curso apresentado à Universidade Técnica de Angola na Faculdade de Letras e Ciências Socias como requisito para a obtenção do grau de Licenciatura em psicologia . Sob orientação da Msc Diamilin Cutins Nodarse

LUANDA, 2017


DECLARAÇÃO DE AUTORIA

Declaro que neste trabalho de fim de curso foi feito através da minha investigação pessoal, e todas as matérias nela contida são de caracter original, de maneira que todas as fontes de informação e de consulta estão devidamente referenciadas no texto, nas notas e na bibliografia.

Declaro também que este trabalho não foi submetido em momento algum, em nenhuma instituição de ensino superior para qualquer grau académico nem esta a ser apresentado para a obtenção de outro grau para além da que diz respeito.

O Candidato

__________________________________________________

Declaro que tanto quanto me foi possível verificar este trabalho de fim de curso é o resultado da investigação pessoal e independente do candidato

O Professor Orientador

______________________________________

FOLHA DE APROVAÇÃO

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CONSTRUTORA SC.LDA.

Este trabalho de fim do curso foi julgado adequado e aprovado na sua versão final pela direcção da Universidade Técnica de Angola no dia............. de .......................................20....

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

PHD Victorino Reis

Reitor da Universidade Técnica de Angola

Foi apresentado e defendido perante o júri composto pelos Professores

Presidente Professora (o)____________________________________________________

1º Vogal Professor (a)______________________________________________________

2º Vogal Professor (a)______________________________________________________

Secretário (a)____________________________________________________________


EPIGRAFE

Empresas não tem sucesso, pessoas sim, são as pessoas e suas reações que fazem as empresas serem bem sucedidas ou quebrar.”

CRISÓSTOMO (2008).

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho em especial, a minha família com muito amor e carinho, o meu coração bate forte com o nome da minha família, se não fosse por eles muita das coisas que eu faço não teriam sentido. Em especial ao meu esposo e meus filhos.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pela vida, e por me esforçar todos os dias. Se não fosse Deus tudo o que sou não teria significado algum.

Agradeço a Universidade Técnica de Angola pelos bons e muito produtivos 4 anos de formação, onde vivenciei momentos altos e baixos mas que no final das contas hoje estou mesmo na recta final.

Ao meu orientador professor Diamilin Cutins, pela sua paciência na condução deste processo, sua atenção e senso crítico.

Agradeço ao meu esposo e meus filhos, por terem entendido a minha ausência nos momentos em que pela força do estudo não os pude cuidar como mereceriam.

Agradeço especialmente aos meus pais port udo que fizeram por mim.

A todos que de uma forma directa ou indirecta contribuíram para a realização deste trabalho, o meu muito obrigado.

RESUMO

Esta pesquisa do tipo quali-quantitativa apresenta a avaliação de desempenho humano, com o objetivo de entender a avaliação de desempenho como ferramenta de gestao empresarial numa empresa constructora na cidade de Luanda. Proceder a avaliação de desempenho humano é um desafio para todos os componentes de uma organização, face à diversidade de aspectos que deve ser levado em consideração na escolha de um método de avaliação, Tendo em vista a literatura da consultada para o presente trabalho levantou-se a seguinte questão Como as práticas de Avaliação de Desempenho aplicadas na Empresa Construtora SC.LDA tem ajudado na gestão empresarial?  Realizou-se uma pesquisa descritiva, e foram empregados como tecnicas paa a colecta de dados a entrevista semiestructurada e o questionario. O estudo nos mostra as diferentes percepções da avaliação de desempenho dos funcionarios e o metodo avalitivo usado na empresa estudada. Em relação a nível de aceitação do programa de avaliação de desempenho, observou-se que é satisfatório, pois os entrevistados concordam com o tipo de avaliação utilizado pela empresa pesquisada Constatou-se que os funcioanrios e directivos entendem os objetivos da avaliação, porém os avaliados têm uma menor confiabilidade na ferramenta. Nesse sentido percebe-se que a ferramenta utilizada é aceite pelas pessoas envolvidas no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (98.3 Kb)   pdf (676 Kb)   docx (284.5 Kb)  
Continuar por mais 59 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com