TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Advantageous

Por:   •  16/11/2017  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

ADVANTAGEOUS

Advantageous é um filme de ficção científica que traz a tona algumas críticas e reflexões que caracterizam as atuais relações sociais, interesses e configurações, apesar de a história de passar em um futuro distante.

Gwen é a personagem principal do filme, com cerca de 40 anos, mãe solteira da adolescente Jules, bem sucedida em uma grande empresa de bem-estar, que muito se assemelha ao ambiente que encontramos em clínicas de estética. A trama começa a se desenvolver quando ela é demitida de seu emprego por não ser considerada tão jovem para representar a empresa que tem como principal produto a forma inovada da estética. A protagonista é determinada e decidida, rapidamente busca, sem sucesso, sua recolocação no mercado de trabalho para garantir o futuro da sua filha, pois, no filme, há um elevado nível de prostituição infantil para aquelas crianças que não tem acesso a educação, que custa caro. Realidade não muito distante ao o que vemos atualmente em nossa sociedade. A educação é uma questão muito importante para as mulheres também abordada no filme, já que uma garota que tenha acesso à educação formal terá menos chances de ser submetida ao trabalho infantil, violência doméstica, escravidão, tráfico sexual e casamento infantil.

Inicialmente, ela recebe uma proposta de emprego para ser doadora de óvulos, pois a reprodução já não é algo tão comum e acessível. Essa proposta coloca em questão uma discussão acerca do papel da mulher na sociedade. Descartada repentinamente, apesar de ser bem sucedida e estar no auge de sua carreira. Não tendo mais utilidade no mercado pela sua aparência, mas pela capacidade de reprodução.

O tempo passa e a protagonista começa a não encontrar alternativas para garantir o futuro de Jules diante de grande instabilidade econômica, quando surge uma proposta tentadora e aparentemente irresistível diante do contexto e da possibilidade de retornar ao seu cargo na antiga empresa de estática e bem-estar. Uma proposta que pode ser divisora de águas na vida de Gwen e sua filha. A proposta é a possibilidade de colocar o cérebro de uma mulher mais velha no corpo de uma jovem, garantindo assim, a possibilidade de ela voltar a ter valor social e chances de se inserir no mercado. É uma obcessão explicita pelo corpo jovem e bonito, facilmente encontrada nas mídias sociais atualmente.

Advantageous traz em sua trama questionamento acerca de quem somos, a ditadura do corpo perfeito, os padrões sociais e estéticos e a construção de valores sociais a partir dessa dinâmica. Uma outra reflexão implícita no filme gira em torno da independência da mulher, pois o filme aborda a questão da vulnerabilidade da mulher no desemprego, como elas são as primeiras a serem descartadas e as mais afetadas por isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (453.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com