TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Clinica la Borde

Por:   •  17/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

A professora Janaína intitulou sua aula com o nome de “La Borde e a psicologia institucional- notas de uma experiência em processo de descolonização” caminho este que a mesma segue desde o tempo da universidade, como descolonizar a psicologia através de praticas que não sejam do período colonial. Ela começou contextualizando o nome do hospital La Borde ou A borda, pensado tanto na fronteira da doença mental e na fronteira da institucionalidade na psicologia / psiquiatria. Ela contextualizou também o momento histórico no Brasil e na França antes da construção de La Borde, onde pessoas que não compactuavam com o sistema capitalista era mandado para serem exilados em hospitais psiquiátricos.

La borde foi inspirado na clinica Saint Alban, que movimentava praticas anti manicomiais. O paradigma do hospital, também servia para esconderijo para militantes e produção de movimentos revolucionários. La Borde é um hospital aberto fundado em 1953 Por Felix Guattari e se encontra localizado em uma paisagem de bosques e lagos no interior da França. Os elementos terapêuticos principais são o acolhimento, o ambiente em si, a relação entre as pessoas e o tratamento psicológico e psiquiátrico. Sua estrutura é bem diferente dos hospitais convencionais, pois não possui cercas ou muros que impeça o ir e vir das pessoas. O funcionamento da clinica é de responsabilidade coletiva dos pensionnaires, como são chamados os pacientes e dos trabalhadores: médicos, psicólogos, estagiários e etc., E todas as atividades que mantem o hospital são divididas, inclusive o Clube terapêutico onde é organizado as atividades dos ateliês como musica, pintura, cinema, escrita, passeios, e trabalhos relacionadas ao bar e a tabacaria.

Janaina foi para o hospital em 2012, que apesar de já está recém-formada, trabalhou por dois meses como estagiaria e não como profissional. Ela disse ter programado a viagem com um ano e meio de antecedência e que o desejo estar em La Borde surgiu por conta de professores e colegas acadêmicos que estiveram lá . A mesma mandou uma carta de intenção e foi finalmente aceita. Ela foi então, cheia de anseios e medos (citou inclusive o que ela chamou de paranoia brasileira, por ter medo de andar a noite pela região e ser assaltada), mas que apesar dos medos, estava bastante excitada pelo que estava por vir, afinal tudo era novidade. La ela conviveu com pessoas do mundo inteiro e disse que foram tempos intensos principalmente por conta das demandas relacionais. Contou também já no final de sua aula que no inicio ficava espantada com o fato de moradores e funcionários se misturarem, sem nenhuma hierarquia e que com o tempo percebeu que aquilo era um preconceito enraizado da mesma. Enfim esta aula acabou sendo muito enriquecedora para todos os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com