TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do artigo: Composição, princípios ativos e indicações clínicas dos dentifrícios: uma revisão da literatura entre 1989 e 2011

Por:   •  3/8/2018  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: Este trabalho é uma resenha do artigo: “Composição, princípios ativos e indicações clínicas dos dentifrícios: uma revisão da literatura entre 1989 e 2011”, de autoria Ricardo Souza Martins¹, Juliana Barreto Macêdo1, Francisco Wilker Mustafa Gomes Muniz1, Rosimary de Sousa Carvalho1, Maria Mônica Studart Mendes Moreira1, do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, Brasil. O presente estudo teve como objetivo revisar a literatura acerca da composição dos dentifrícios atuais, seus princípios ativos e suas indicações clínicas. Para tanto, revisou-se a literatura compreendida entre o período de 1989 a 2011, utilizando-se a combinação das seguintes palavras-chaves: dentifrícios, composição química e flúor, nas línguas inglesa e portuguesa, nas bases de dados Pubmed, BVS, Bireme, SciELO e Portal da Capes. Foram incluídos também livros-texto de referência.

Palavras-chave: Placa dentária; Dentifrícios; Potenciais de ação.

INTRODUCAO

Muito se tem discutido, recentemente, acerca de composição, princípios ativos e indicações clínicas dos dentifrícios, as principais doenças encontradas na cavidade bucal são as doenças cárie e periodontal, que têm como fator etiológico principal o biofilme dentário. Apesar do controle mecânico ser tido como o melhor método para remoção do biofilme das superfícies dentárias, a utilização de agentes antimicrobianos presentes em soluções para bochechos e em dentifrícios é, muitas vezes, requerida [1]. Para tanto, revisou-se a literatura compreendida entre o período de 1989 a 2011, utilizando-se a combinação das seguintes palavras-chaves: dentifrícios, composição química e flúor, nas línguas inglesa e portuguesa, nas bases de dados Pubmed, BVS, Bireme, SciELO e Portal da Capes. Foram incluídos também livros-texto de referência. No estudo observou-se que os dentifrícios são utilizados para levar várias substâncias à cavidade bucal, objetivando a redução da cárie, das doenças gengivais e periodontais, do cálculo dentário, da hipersensibilidade dentinária e da halitose. Atualmente, os dentifrícios são compostos por: sistemas abrasivos, detergentes, flavorizantes, solventes, umectantes, aglutinantes, edulcorantes, conservantes e princípio ativo. A variedade de substâncias presentes nos dentifrícios é muito grande, sendo essa uma das razões para a grande dificuldade em identificar o dentifrício mais apropriado para cada situação clínica. No intuito de facilitar a aquisição desses produtos, é de suma importância que a composição química e a sua indicação sejam informadas adequadamente.

O referido artigo utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica para expor seu julgamento em relação a composição, princípios ativos e indicações clínicas de dentifrícios, e revisou-se a literatura compreendida entre o período de 1989 a 2011.

CONCLUSÃO

No que se refere a composição, princípios ativos e indicações clínicas dos dentifrícios pode se perceber que no mercado, é possível encontrar uma variedade de dentifrícios, com diferentes princípios ativos e indicações clínicas, em discussões os autores relatam que a falta de clareza da real composição dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com