TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO PLANTÃO PSICOLÓGICO - UMA PRÁTICA CLÍNICA DA CONTEMPORANEIDADE

Por:   •  4/12/2017  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

Práticas Psicológicas Contexto Específico (Supervisão)

Estagiária: Rita Fernandes Rodrigues RA: B945EI-7 Turma: PS9B30

RESENHA DO ARTIGO PLANTÃO PSICOLÓGICO - UMA PRÁTICA CLÍNICA DA CONTEMPORANEIDADE

        O artigo traz uma reflexão acerca do plantão psicológico enquanto uma prática clínica da contemporaneidade, entendendo esse como o mais adequado a uma nova postura da psicologia clínica. O plantão psicológico promove uma abertura para o novo e o diferente, oferece um espaço de escuta a alguém que necessita de atendimento imediato e em determinado momento possibilitando ao sujeito sentir-se acolhido e ouvido na sua dor para que possa ressignificar o seu estar no mundo.

        A psicologia clínica tradicional não é mais adequada a atualidade, pois o homem contemporâneo necessita de uma nova postura do psicólogo mais comprometida com o contexto social, daí o plantão psicológico surge como essa alternativa, tendo um posicionamento ético e político. A prática clínica atual passa então, a ser tratada como atitude (ethos) exigindo do psicólogo compromisso com a escuta e o acolhimento, compreendendo o outro a partir das experiências e dos significados que ele atribui ao mundo, levando em consideração o contexto onde está inserido e vendo-o um ser-no-mundo.

        O plantão psicológico é retratado como uma modalidade de atendimento psicológico emergencial e aberto à comunidade, um estar junto e inclinar-se ao sofrimento, deixando-se afetar para compreender o outro, com função de atender o sujeito no momento de crise. O psicólogo se apresenta como alguém disposto, presente e disponível, não apenas como aquele detentor do suposto saber.

        O artigo conta que a psicologia se originou do modelo médico de diagnóstico e da cura com objetivo de controle das massas, voltada para a classe dominante. Entretanto, a realidade atual necessita de uma nova postura do profissional psicólogo que acolha as demandas das massas, a emergência de novos sentidos e a singularidade. Portanto, o plantão surge como essa alternativa, exigindo constante renovação e aprimoramento do profissional e permitindo ao homem enxergar novas possibilidades diante dos conflitos, para que o mesmo seja um ser autêntico nesse mundo tão inóspito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com