TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica "Método Perigoso"

Por:   •  4/4/2019  •  Resenha  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

_____________________________________________________________

Filme: Um método perigoso’: Enforque a relação entre Freud e Jung e o caso de Sabrina.

MAILSON DOS SANTOS DA CONCEIÇÃO

Universidade Regional da Bahia – UNIRB, Salvador, BA

 

Um método perigoso. Direção e roteiro: David Crobemberg. Produção: Jeremy Thomas.  Estados Unidos: Lago Film - Prospero Pictures - Recorded Picture Company (RPC), 2011. 99 min.

Em “Um Método Perigoso”, visualizamos o início e fim da amizade entre Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen, indicado ao Globo de Ouro pelo papel), psicanalistas de lados opostos quanto ao que defendiam sobre o que moldava o inconsciente humano.

No começo do filme veremos que o jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) começa um tratamento inovador, desenvolvido por Sigmund Freud (Viggo Mortensen), na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley). Durante as suas sessões de psicoterapia, Jung foi percebendo que a causa da sua histeria estava associada com a relação que ela tinha estabelecido com o seu pai na sua infância.  Pode-se perceber também, a implicação da segunda tópica freudiana que é a existência do Id, Ego e Superego, tendo em vista que a paciente reprime (mecanismo de defesa) aquilo que o inconsciente quer trazer à tona: seus instintos sexuais.  

Após a recuperação de Sabrina, Jung vai ao encontro de Freud expondo motivações que o direcionarão a estudar a psique humana através de bases das quais ele desaprova, pois para Freud as fases do desenvolvimento sexual do ser humano são: fase oral, fase anal, fase fálica, fase de latência e fase genital, ao passar por todas essas fases, o individuo vai construir o seu aparelho psíquico, já Jung parece não concordar completamente com esta premissa da visão de Freud sobre as fases do desenvolvimento sexual humano e começa a propor outras formas de compreender a natureza psíquica. Por sua vez, Freud desconsidera as idéias do âmbito metafísico de Jung o qual verá que algumas de suas idéias se chocaram com as teorias de Freud que era irredutível nas suas convicções perante a psicanálise.

Mesmo com todo desentendimento de idéias os dois se tornam grandes amigos, até que Jung se envolve intimamente com Sabrina, sua paciente, por influência Vincent Cassel, que vive o psiquiatra esquizofrênico Otto que é um breve contraponto a Jung e Freud, quebrando assim a ética profissional, onde se dar o rompimento dessa amizade, levando os dois a direcionamentos totalmente diferentes.

Podemos então perceber que David Crobemberg faz um breve resumo do rompimento da amizade de Freud e Jung, e os outros modos de pensar, que foi referido por Otto, trazendo então aspectos importantes que nos fazem ver de uma forma bem sucinta de como se deu a construção da psicanálise e de como Jung se contrapõe a visão de Freud. Por outro lado, a exposição de tantos pontos de vista conflitantes resulta em um filme exaustivo de se acompanhar e incapaz de se aproximar da genialidade de Carl Jung e Sigmund Freud.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com