TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Pinoquio às Avessas

Por:   •  4/11/2015  •  Resenha  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  3.028 Visualizações

Página 1 de 7

PÍNÓQUIO ÀS AVESSAS

História

O livro de “Pinóquio às Avessas, escrito por Rubem Alves, traz importantíssimas reflexões em relação aos processos de ensino e aprendizagem. A relação que “Pinóquio às avessas” estabelece com o original “Pinóquio” de Carlo Coldi, centra-se no fato do personagem principal ter sido feito de madeira e depois de adquirir sentimentos e conhecimentos a fada ter o tornado “gente”. Já em “Pinóquio às avessas”, a reflexão se dá sobre as pessoas nascerem “gente” e se tornarem “bonecos” nas mãos do sistema escolar.

O livro conta a história de Felipe, o personagem principal da história. Felipe é um menino esperto e curioso, que gosta de fazer perguntas, adora pássaros e sonha em ser cuidador de pássaros quando crescer. Quando chega o período escolar, descobre que os adultos são aquilo que fazem para ganhar dinheiro e que ser cuidador de pássaros não será uma atividade produtiva.

Na escola, Felipe vai descobrindo e aprendendo muitas coisas que antes não sabia. Aprende que há hora certa para pensar as coisas e que cada professor sabe só sabe uma coisa; que é o sinal da campainha que faz mudar o canal do pensamento; que a escola é uma grande corrida, onde uns ganham e outros perdem; que os professores não gostam quando fazem perguntas que eles não sabem responder; que os conhecimentos não valem por serem úteis, valem porque vão cair na prova.

Felipe sente dificuldades        de enteder o que se passa na escola, até o dia em que consegue se adequar as regras. A partir dai, torna-se um aluno com as melhores notas da classe. No vestibular, Felipe é o primeiro colocado. Quando adulto, Felipe tinha uma profissão, tornou-se um grande especialista em frangos.

Mas, diante de seu sucesso profissional, Felipe não se sentia feliz. Havia um sonho que ele tinha sempre, que lhe dava uma inexplicável tristeza: um pássaro azul que lhe dizia: “Lembre-se do meu nome e você será feliz”. Mas Felipe não conseguia se lembrar do nome daquele pássaro.

Quando mais velho, Felipe sonhou que uma Fada Azul tocou sua cabeça com uma varinha mágica, e num passe de mágica, ele descobriu o nome do pássaro azul. Felipe então voltou a ser o menino que um dia fora e nesse momento, voltou a ser feliz.

Análise

Com este  livro, o autor aponta um sistema de ensino que apresenta o sujeito como tendo um papel insignificante na elaboração do conhecimento, além de, passivamente, receber as informações necessárias para passar no vestibular e poder repeti-las.

A partir dessa história é possível fazer uma análise de três abordagens de ensino e refletir sobre o efeito que cada uma tem sobre o indivíduo que está no processo de aprendizagem.

Abordagem Tradicional

A abordagem tradicional de ensino não é fundamentada em teorias empiricamente validadas, é fundamentada em uma prática educativa e na sua transmissão no decorrer dos anos. Esse tipo de ensino volta-se para o que é externo ao aluno: o programa, as disciplinas, o professor. É um tipo de abordagem na qual os padrões são muito respeitados e o que é diferente é discriminado. É caracterizada por ser rígida e centrada no professor, onde o aluno apenas escuta as prescrições que lhes são fornecidas por autoridades exteriores.

No livro, o escrito aponta:

“... O que é que você quer ser quando crescer? ... - Quando eu crescer quero continuar a ser o que sou agora: Felipe! Não quero ser outra pessoa! ... É claro que você vai continuar a ser o Felipe. Mas, quando crescemos, ficamos diferentes. Agora você é criança. As crianças brincam. Quando você crescer, deixará de ser criança e se transformará em adulto. Os adultos trabalham. Assim é a vida. É preciso trabalhar para ganhar dinheiro, para comprar uma casa, ter filhos. É por isso que quando alguém lhes pergunta “O que você é? “, os adultos respondem: “Sou professor, médico, advogado, engenheiro, mecânico...”. Os adultos são aquilo que fazem para ganhar dinheiro. Essa é a razão por que você em breve vai entrar na escola. As escolas existem para transformar crianças que brincam em adultos que trabalham. ” (Alves, 2005, p. 18)

Nesse trecho, Rubem mostra uma proposta para uma nova visão da escola, do aluno, do professor e da relação ensino-aprendizagem. Uma escola de pessoas que forma pessoas, com alunos que constroem seu conhecimento, com professores que respeitem e valorizem a bagagem de mundo dos alunos e uma relação que permita o engrandecimento de todos e, consequentemente, de toda a sociedade. O autor desperta, ainda, a atenção ao leitor para o fato de muitos pais dizerem aos filhos, que na escola eles aprenderão tudo sobre a vida e sobre o que mais desejarem saber. Dizendo isso, a ilusão de que os professores responderão todas as perguntas, permanece, durante muito tempo, na cabeça das crianças.

Abordagem Comportamental

Na abordagem Comportamentalista, o conhecimento é uma “descoberta” e é nova para o indivíduo que a faz. Os comportamentalistas consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento. O conhecimento é o resultado da experiência.

Aos alunos, caberia o controle do processo de aprendizagem. O professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino-aprendizagem, de forma tal que o desempenho do aluno seja maximizado, considerando-se igualmente fatores tais como economia de tempo, esforços e custos

Nessa abordagem, se incluem tanto a aplicação da tecnologia educacional e estratégias de ensino, quanto estratégias de reforço no relacionamento professor-aluno.

Assim é estabelecido aos alunos metas e eles têm que cumpri-las; de forma programada eles têm que atingir os objetivos esperados o que não os permitem desenvolver-se.

No livro, o autor aponta:

“... A senhora, que ensina nomes, poderia me dizer qual é o nome dele? A professora sorriu e disse: - Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português. Na aula de português, temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda... - Professora o que é programa? ... – Programa é uma fila com todas as coisas que você deve aprender na escola, colocadas uma atrás da outra... – Felipe continuou – quem é que diz quais são as coisas que devo aprender? Quem foi que colocou em fila as coisas que devo aprender? – Quem põe os conhecimentos em fila são pessoas muito inteligentes, do governo. – E como é que eles sabem o que quero aprender se não me conhecem e moram longe de mim? – A escola é para você aprender aquilo que deve aprender... tudo na ordem certa... todas as crianças ao mesmo tempo. Na mesma velocidade...” (Alves, 2005, p. 30)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com