TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Pinóquio às Avessas

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a pratica do planejamento e a realização de entrevistas. Além do desenvolvimento desta, a capacidade de observação, e o impacto causado no entrevistador a partir da situação discutida.

Mais concretamente, será estudada a fase do adulto jovem (18 à 25 anos), a qual a entrevistada faz parte, no contexto da psicologia do desenvolvimento. Tendo isso em vista, será abordado as características desse período em paralelo as respostas dadas pela entrevistada, com o intuito de proporcionar uma análise e observação entre as semelhanças e diferenças que a entrevistada possui com a etapa descrita.

Para a realização da literatura presente, foi utilizado além dos conhecimentos adquiridos através da disciplina em sala de aula, a pesquisa bibliográfica indicada pela professora.


  1. ROTEIRO DE ENTREVISTA

  1. Dados de identificação:

Nome: L.M.J

19 anos

Feminino

Estudante e secretária

Cursando o ensino superior

Solteira

Filha, mais uma irmã e mãe

Classe média

  1. Qual a sua rotina de vida? O que você gosta de fazer? O que é importante? (Cotidiano, hobbies, esporte...)

R: Trabalho como secretária de uma loja no período matutino, e curso meu primeiro ano de Matemática no período noturno. Gosto de aproveitar os momentos de lazer para sair com meus amigos, viajar, praticar esportes, ver séries e usar o celular. Considero muito importante um bom relacionamento afetivo com minha família e meus amigos, além disso é muito importante também pra mim manter uma boa saúde, por isso pratico vários esportes.

  1. Como é o seu relacionamento familiar?

R: Na maioria das vezes tenho um ótimo relacionamento familiar. Entretanto em outras, descordamos em alguns aspectos, ou temos conflitos familiares comuns como grande parte das famílias. Mesmo assim, buscamos sempre viver em harmonia e tentamos respeitar o espaço de todos em casa.

  1. Como é o seu relacionamento social/ amizades?

R: As amizades verdadeiras que cultivo são poucas e antigas, tenho um ótimo convívio com eles, sinto-me satisfeita, temos uma relação de lealdade muito forte e sei que posso contar com eles tanto nos momentos bons quanto nos ruins, aprendemos com o tempo lidar com nossas diferenças e à aceita-las.

  1. Como é o seu relacionamento com pessoas de outras faixas etárias?

R: Gosto muito de crianças e me dou bem com elas. Com pessoas mais velhas, em contrapartida, tenho dificuldade pare me relacionar com pessoas mais velhas, as vezes sinto que faltam assuntos, interesses em comum, e me sinto mais inibida diante destes.

  1. Como você acha que é a vida das pessoas de sua idade? No que a sua vida é semelhante ou diferente?

R: Na minha opinião deve ser muito parecida, as pessoas que conheço com a minha idade tem uma rotina semelhante a minha. Estamos em um período de transição iniciando a vida adulta, surgindo novidades, responsabilidades, frequentamos os mesmos lugares, a maioria compartilha dos mesmos interesses. Vejo que a maior diferença está na oportunidade, nem todo mundo possui uma vida fácil, conheço pessoas que por questões socioeconômicas são obrigadas a deixar de realizar algumas atividades e passam por situações difíceis.

  1.  Comparando com outro momento de vida, quais as semelhanças e diferenças que você percebe?

R:Não vejo muitas semelhanças, o mais importante e nítido é que minha família continua me apoiando nas decisões que tomo, além disso continuo tendo muitos sonhos e objetivos que trago comigo desde a infância. Já as diferenças estão no grande número de responsabilidades que o início da vida adulta trouxe, a maturidade para lidar com os problemas, muitos interesses mudaram e o ciclo de amizades também.

  1. Quais assuntos, temas, problemas, preocupações, medos são vitais para as pessoas de sua idade? Em relação a estes temas ou outros, quais são importantes para você? Como?

R: Vestibular, escolha profissional, busca pela identidade, emprego, drogas, depressão, ansiedade, problemas políticos, sociais, ambientais, sexualidade, são temas frequentes na minha roda de amigos, sempre estamos abordando eles. Medos: decepção acadêmica, reprovações, falta de oportunidade no mercado de trabalho, doenças ou mortes na família, frustações em relacionamentos amorosos, mudanças bruscas, etc. Os mais importantes pra mim, são os relacionados a vida academia e as preocupações familiares.

  1. Como as pessoas de sua idade costumam encarar a profissão/ocupação? (O que o levou a tal profissão, se for o caso).

R: Geralmente buscamos as carreiras que compatibilizam com o nosso perfil, logo, as áreas que temos mais compatibilidade e habilidade para trabalhar. Lidamos como um marco em nossa independência, e também como um desafio, pois o trabalho é o primeiro paço para a vida adulta, o que aumenta as preocupações e responsabilidades.

  1.  Como as pessoas de sua idade costumam encarar o amor, a sexualidade?

R: O amor, encaramos intensamente, literalmente mergulhamos de cabeça, principalmente no começo da adolescência, é uma das questões de grande relevância nessa fase da vida. Quanto a sexualidade, creio que depende muito do contexto familiar e religioso que a pessoa está inserida. No meu caso, o ambiente em que vivo, temos liberdade para tratar de temas relacionado a sexualidade e lidamos com naturalidade, pois sabemos o quão importante é.

  1. Como você acha que as pessoas o veem, neste momento de vida? No que você percebe que mudou? O que o levou a tais mudanças?

R: Acho que as pessoas me veem como alguém mais madura e preparada para o mundo e suas exigências. Além disso uma pessoa que está sempre de bem com a vida. Percebo que nessa fase encaro as responsabilidades e as situações do cotidiano com mais facilidade. O que me levou à essas mudanças foram as dificuldades do dia-a-dia e aprendizagem nas experiências que vivencio.

  1.  Como você quer ser/fazer daqui pra frente? O que você sente ser essencial a partir de agora?

R: Espero ser uma boa pessoa, focada, satisfeita comigo mesma profissionalmente, emocionalmente e viver em harmonia podendo ajudar as pessoas que convivo. O mais importante agora, é a universidade a qual ingressei no começo do ano e sei que preciso me dedicar muito aos meus estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com