TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Elza e Fred

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  6.771 Visualizações

Página 1 de 10

A- Ao retratar os dois idosos, o filme pode ser exemplo de que o envelhecimento é um processo homogêneo ou heterogêneo? Explique com base no desenvolvimento físico, cognitivo e sócioemocional.  

O filme demonstra que o envelhecimento trata-se de um processo heterogêneo. Através dos personagens Fred e Elsa o filme aborda que, embora o envelhecimento envolva muitas questões relativamente iguais no âmbito físico, tais como a necessidade de se ter um maior cuidado com a saúde, maior propensão ao desenvolvimento de doenças (como, por exemplo, pressão alta e diabetes) limitação dos movimentos motores, etc, o modo como o indivíduo vivenciará tal fase, diferencia-se de acordo com sua história de vida. Por exemplo, no âmbito cognitivo, é comum o surgimento de alterações, tais como perda de memória, perda de atenção e até alterações nos órgãos dos sentidos, e no âmbito físico, os hábitos que uma pessoa teve durante sua vida, e os que mantêm em sua velhice influenciam muito. Isto pode ser observado no filme através dos personagens Elsa e Fred, uma vez que Fred, no começo do filme, havia optado por recolher-se no interior de sua casa apôs a morte de sua esposa. Sendo assim, sem ser exposto a estímulos que lhe ajudasse a preservar sua saúde e seu desenvolvimento cognitivo, sentia-se com diversos problemas, entregando-se ao uso errado de medicamentos. Enquanto isto, Elsa, desde o início, aparece saindo de casa, freqüentando exposições de artes, ajudando um dos filhos, dirigindo, passando maquiagem, etc. Assim sendo, Elsa, mesmo sendo portadora de um câncer, aparenta estar mais saudável que Fred.

O mesmo pode ser percebido no âmbito sócioemotivo Elsa aparenta ter uma maior facilidade de relacionar-se com as pessoas de sua volta, mantém certa autoridade e respeito sob os filhos, e mostra-se autônoma, não deixando, por exemplo, que os filhos entrem em sua casa sem bater, ou que permaneçam em tal local sem sua permissão. Enquanto isto, no início do filme Fred aparece como um senhor que perdeu a autoridade e autonomia, uma vez que sua filha acreditava que poderia decidir e mandar sob os diversos aspectos da vida do pai, tais como com quem ele poderia sair, e como deveria gastar seu dinheiro. Não lhe respeitava em sua própria casa, acreditando que poderia entrar em tal local a qualquer momento, mexer nas coisas do pai sem permissão, dentre outros fatores.

Somente ao decorrer do filme, influenciado pelo seu relacionamento com Elsa, Fred recupera sua autoridade para com a filha, bem como sua privacidade e autonomia.

Portanto, apesar das mudanças que ocorrem nessa etapa da vida, cada individuo passa por este processo de uma forma diferente, sofrendo influência das praticas que o mesmo exerceu em sua vida, como por exemplo, um idoso que costuma praticar exercícios físicos e cuida de sua alimentação, terá menos chances de desenvolver uma série de doenças; assim como um individuo que mantém vínculos sociais, terá menos chances de sofrer de baixa auto-estima, e depressão, além de se tornar mais ativo e independente.

B – Em relação ás relações pais-filhos: como elas são retratadas no filme? Há exemplo de “ninho vazio” e “geração sanduíche?”.

Ninho vazio é caracterizado para os pais, quando os filhos abandonam o lar. O processo de independência da família costuma coincidir com a idade adulta intermediária dos pais, idade em que os filhos terminam sua adolescência, e isso para os pais é sinal de velhice. A situação de perda é vivenciada por ambos, porém é mais acentuada para a mulher, pois é ela quem faz o papel de cuidadora, que se dedica por inteiro ao filho, quem desempenha o papel tradicional de mãe, porém tal sentimento de perda também é sentido pelos homens, mesmo que de natureza diferente, o pai passa a sentir remorso por não ter passado mais tempo com os filhos, diante do mesmo faz-se necessário salientar que existe um lado positivo, o casal pode utilizar desse tempo para a realização de atividades que anteriormente não tinham podido como: viagens, reuniões com amigos, etc.

No filme é possível evidenciar a configuração do ninho vazio tanto na vida de Elsa quanto na de Fred, uma vez que ambos possuem mais de 80 anos, e vivem sozinhos, pois os filhos ao constituir família abandonaram a casa deles, o parceiro de ambos faleceu o que por certo tempo impediu eles de curtirem a vida a dois, tornando suas vidas mais tristes e vivendo sozinhos, mas ao se encontrarem Elsa e Fred entram em um relacionamento e passam a curtir a velhice juntos.

Já a geração sanduíche é caracterizada ao cuidar e amparar a geração ascendente e continuar a cuidar, com zelo e devoção da geração descendente que ainda permanece em casa, ou que pela idade, ainda necessita de muita supervisão, porém essa situação não é evidenciada no filme, uma vez que ambos os idosos Elsa e Fred vivem sozinhos em seus respectivos lares sozinhos sem a convivência e os cuidados dos filhos.

C – O estabelecimento de metas é um aspecto fundamental em qualquer fase da vida. Neste filme quais são as metas de Elsa e Fred e porque elas são importantes?

Como visto no decorrer da disciplina, ao longo do semestre, vimos sobre os principais temas que aborda o filme “Elsa e Fred”, que retrata a realidade do envelhecimento, como sabemos, as metas são o que impulsionam e traz certo sentido a vida do ser humana,quando estas se esvaem, acaba sua essência o ser humano deixa de viver, e passa a existir. Localizamos a abdicação de desejos, de sonho, por parte do personagem Fred, no referido filme, que ao chegar na 3ª idade, deixa de sonhar de planejar, pois se acha incapaz de viver algo novo, de sorrir, teme a morte por esta com a saúde frágil, se automedica, mas deixa tudo isso quando conhece a Elsa, que por sua vez, tinha uma doença que para idade que se encontrava, lhe trazia risco mortal, mas ela não se abatia, não deixava de sonhar, e levou a Fred para seu vigor, e seu desejo de viver ao extremo, de viver ao limite do que a vida lhe poderia proporcionar, e Fred, por sua vez, não resistiu, e viu uma luz no fim do túnel, partiu dali sua meta, realizar o sonho de sua amada, satisfazendo assim também o seu desejo de senti-se útil, e amado. Elsa tinha uma meta que era ir para Roma antes de morrer, e ela consegue atingir essa meta, pois Fred cumpriu o desejo dela.

D - Quais preconceitos associados à viuvez, sexualidade e lazer (ou possibilidades de diversão) são abordados no filme?

        Durante todo o filme, podemos associar a algumas cenas os seguintes aspectos:

  • Viuvez: desde o inicio da história Fred enfrenta um momento difícil em sua vida, pois ficou viúvo há alguns meses e na sua cabeça, a vida amorosa tinha terminado também. Até que Elsa, a vizinha do prédio ao lado, acaba mostrando a ele que esse pensamento não passava de uma fase, inventando uma mentira para se aproximar dele, disse que era viúva há anos, e que era momentânea essa idéia de não ser feliz novamente, pois ele tinha muito ainda a viver, e ela ia mostrar isso a ele. Podemos considerar através do filme quem é viúvo era visto para a sociedade e a ele mesmo, alguém que não poderia ser feliz no amor novamente, pois já havia tido a oportunidade de construir uma família, e até o fim de sua vida, teria que se conservar para sua esposa ou marido falecido, como uma maneira de respeito e exemplo para seus filhos, netos e bisnetos.
  • Sexualidade: a cena que nos mostrou claramente o preconceito com a sexualidade foi aquele momento em que o casal teve sua primeira noite juntos de amor e companheirismo, e no dia seguinte após Elsa ir para seu apartamento, a filha de Fred foi visitá-lo, e entrou sem bater, pois ela tinha a chave, e ele lhe deu uma prensa, dizendo que deveria dar um aviso que estaria ali, batendo na porta ou tocando a campainha, pois ele tem seus momentos de privacidade e poderia estar ocupado, e que a partir daquele momento deveria ser assim, para evitar certos constrangimentos e sem contar que ela era a visita, e ele deve ter sossego e se sentir a vontade em sua própria casa. E sua filha fica chocada com tal atitude, e não admite ele estar se relacionando com outra pessoa, pois sua mãe nem tinha morrido direito, e Le não tinha mais idade e saúde para fazer e passar por esses tipos de emoções e momentos. Comportamento mais que preconceituoso e egoísta da parte dela, pois não existe idade para ter uma vida ativa sexualmente, estando dentro de suas limitações, o que importa é se sentir bem, e ser feliz acima de tudo.
  • Lazer: Se dependesse de amigos e familiares, o lazer de Elsa e Fred seriam participar de eventos calmos, ou tomar um chá e jogar bingo após o almoço e receber visitas para colocar os assuntos em dia, verificar se estavam tomando seus remédios certos e se estava tudo bem, enfim pessoas na idade em que eles estavam o máximo que poderiam fazer eram mais ou menos isso. Sem contar as visitas ao medico que são indispensáveis.  Mas o que Elsa começou a mostrar a Fred nos momentos em que estava vivendo era de muita emoção, aventura e adrenalina, muita coisa aconteceu que jamais teria sido elaborada e pensada, mas simplesmente eles iam e viviam. Para todos a imagem de uma pessoa idosa é ficar sentada esperando a vida passar, e Elsa acabou mostrando a Fred que não era bem assim, que independente da situação real, se tivesse doente ou não, até o momento de sua morte, a vida está ali para ser vivida intensamente, e não como as outras pessoas queriam que fossem, e sim do jeito que você faria e quisesse.

E – Considerações pessoais sobre o filme como um instrumento de estudo sobre a velhice.

O filme “Elsa e Fred – um Amor de Paixão” demosntrou-se um interessante instrumento para compreender um pouco mais sobre o processo de envelhecimento. Através de uma forma engraçada, aborda diversos temas, tais como o preconceito que existe na sociedade atual para com os idosos, as relações intergeracionas, relacionamentos na terceira idade, bem como outros temas. Através destes, auxilia a quebrar preconceitos, bem como e, principalmente, a ideia muitas vezes disseminada na atual sociedade, de que idosos são pessoas dependentes, que não se apaixonada, não sentem desejos sexuais, etc.; A percepção diferenciada de tais questões que o filme apresenta é aplicável e muito importante dentro de diversas áreas da psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com