TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica

Por:   •  6/3/2017  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  1.397 Visualizações

Página 1 de 3

1     REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

A mente vencendo o humor: mude como você se sente mudando o modo  como você pensa. Dennis GREENBERG e Christine PADESKY. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda,1999.

 

2 APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA

Os Autores dessa obra mostram como a Terapia Cognitiva, uma forma de psicoterapia eficaz e altamente embasada cientificamente, pode melhorar a vida do indivíduo.

 

 

 

3     PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA

 

 

As técnicas psicoterápicas da Terapia Cognitiva auxiliam a identificar, avaliar, controlar e a modificar as crenças que comandam a visão de mundo e que podem ser disfuncionais. Crenças são "certezas" que o indivíduo constrói através da experiência e algumas podem condicionar sua vida, como por exemplo: Tenho que ser perfeito;  O mundo é perigoso. "A forma como compreendemos nossos problemas tem um efeito em como lidamos com eles" (GREENBERGER & PADESKY, 1999, P.13).

 

4 BREVE SÍNTESE DA OBRA

Para GREENBERGER & PADESKY(1999), o terapeuta cognitivo deve fazer perguntas a respeito de cinco aspectos da vida do paciente: pensamentos(crenças, imagens, lembranças), estado de humor, comportamentos, reações físicas e ambiente(passado e presente), visto que as cinco áreas estão interligadas, onde cada aspecto diferente da vida de uma pessoa influencia todos os outros. Pequenas mudanças em qualquer área podem acarretar mudanças nas demais.

 

 

5 RESENHA CRÍTICA:

 

Situações , Estados de Humor e Pensamentos.

A postura e as atitudes de um instrutor de tênis para ensinar um aluno a arte de sacar.

O instrutor conceituava sua atenção movimento e balanço do aluno, e  nunca criticava o aluno, incentivando-o sempre.

O instrutor usa técnicas para que fosse melhorando cada golpe de serviço de seu aluno, e através dessas técnicas, seria aprendido habilidades necessárias, que era o que ele esperava.

O desenvolvimento de habilidades específicas, é muito usado para o aperfeiçoamento e encorajamento, para que se torne experientes através da prática.

O autor mostra que existe um conjunto de habilidades que pode trazer uma melhora e uma mudança em seu estado de humor, no seu cognitivo,  chegando a interferir nos seus relacionamentos.

Essas habilidades podem ser realizadas através de uma folha de exercícios de 7colunas, conhecida como “Registro de pensamentos”.

Para algumas pessoas o registro de Pensamentos pode ser complicado, mas quando junto com o terapeuta, a pessoa aprenderá a descobrir os seus próprios pensamentos e imagens automáticas.

 São vários os tipos de pensamentos, que podem ser de palavras, imagens ou recordações.

Para completar a coluna 3 da folha de exercícios, o terapeuta ajuda o cliente a descobrirem certos pensamentos que acompanham suas reações emocionais.

Existe várias colunas na folha de exercício, que vão de 1 à 7, e cada uma intitulada com a situação e estado e humor.

E preenchidas essas colunas, se pode construir modos alternativos de olhar a situação, baseado em evidências das colunas. E assim completando os registros de pensamentos que faz com que os transtornos e depressão diminua.

 Enfim, este manual mostra como a Terapia Cognitiva - uma forma de psicoterapia - pode melhorar a vida do leitor. Folhas de exercícios tipo 'passo a passo' buscam ensinar habilidades específicas a fim de ajudar pessoas a vencer a depressão, ataques de pânico, ansiedade, raiva, culpa, vergonha, baixa auto-estima, transtornos alimentares, abuso de substâncias e problemas de relacionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com