TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica

Por:   •  27/10/2015  •  Resenha  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Terapias Cognitivas

A terapia cognitiva voltada para crianças se baseia nos mesmos preceitos utilizados em adultos, essa pratica é muito recente e ainda não tem nenhuma comprovação cientifica de sua generalização e da estabilidade de ganhos. Não se sabe as modificações intrínsecas em pacientes que estão em desenvolvimento, mas na clinicas eles tem apresentados bons resultados.

Seus principais objetivos são:

  •  Diminuir a frequência de comportamentos indesejáveis;
  • Aumentar a frequência de comportamentos raros;
  • Remover ansiedades dos transtornos ansiosos e de separação, baixa estima, problemas de aprendizagem e autismo;
  • Facilitar o processo de desenvolvimento (no que se refere a autocontrole, e à assertividade, por exemplo) tratar casos de depressão infantil, drogatização, ajudar crianças que foram abusadas sexualmente etc.  

Por muito tempo acreditou-se que a terapia cognitiva não era eficaz para criança, isso por focar fatos que tirassem características que crianças pudessem apresentar como problemas, no entanto as aplicações foram estendendo, e hoje a terapia cognitiva é amplamente utilizada para promover reajustes. A terapia cognitiva em crianças diferem de outros processos de tratamento sendo eles:

  • Em primeiro lugar ela foca um problema especifico ou uma área cognitiva especifica;
  • A criança tem a liberdade de ser amigo do terapeuta e escolher o lugar e as formas de tratamento;
  • O processo de auto avaliação e autorregularão promove a manutenção e a generalização das habilidades desenvolvidas;
  • A criança não é vista como um receptor passivo, mas aprende técnicas utilizadas e seus motivos.

Além disso a terapia cognitiva procura tratar crianças em seu ambiente natural, em casa com a família, escola e redes de amizade.

Aplicação na Insônia

Outros transtornos orgânicos como a insônia também tem um efeito muito positivo utilizando a terapia cognitiva, tanto a primaria, ou condicionada quanto a secundaria a outras doenças associadas a técnicas comportamentais em uma modalidade conhecida como TCC (Terapia Cognitiva Comportamental).

A comportamental privilegia o comportamento como reação ao estimulo, pode ser reforçado e aumentar a frequência ou pode ser punido e assim escassear, conforme as experiências vividas. Já a cognitiva o comportamento é frut. De uma interpretação de u estimulo que leva a um estado emocional. Portanto o pensamento é o principal fator que leva a um estado emocional.

A insônia é a percepção qualitativa ou quantitativa de falta de sono. Dois tipos são citados:

  • Insônia de final de noite (acordar antes do desejado);
  • Insônia inicial (demora pegar no sono);

O ato de dormir está associado à perda do controle sobre o corpo, entregar-se ao sono, mas para isso acontecer o indivíduo deve estar totalmente descansado, despreocupado, confiante em si mesmo e onde vai dormir. Várias foram as técnicas comparadas nessas três décadas, como o uso de medicamentos, e formas de aplicação de TCC.

O uso de medicamentos pode trazer sérios transtornos quando esses vierem perder seu efeitos, na parte comportamental as técnicas utilizadas diminuem os sintomas tanto quantitativos como qualitativamente, esses são controles dos estímulos, intensão paradoxal, restrição do sono higiene do sono e relaxamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com