TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Texto: A Neurose das Telefonistas

Por:   •  26/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do texto: A neurose das telefonistas (A sindrome da fadiga nervosa)

        

        O texto traz reflexões acerca de características do trabalho das telefonistas e quais os seus impactos, e, o mais interessante, ou deveria dizer, angustiante, é pensar que os levantamentos feitos por Le Guillant no século passado, são, ainda, questões contemporâneas que necessitam serem vistas e modificadas.

        O autor levanta e discorre sobre os seguintes tópicos: A síndrome subjetiva comum da fadiga nervosa; Alterações do humor e do caráter; Distúrbios do sono;  Alterações somáticas.

Algumas frases que achei interessante e gostaria de destacar são:

  • “Uma verdadeira intoxicação por frases profissionais se observa em 20% dos sujeitos examinados.”
  • “Anteriormente eram calmas, tímidas, agora se tornaram nervosas, irritadas, agressivas, não podem suportar a menor contrariedade “sem fazer um drama”.” Crisesde nervo, de choro, vertigem, desmaios, intolerância/hipersensibilidade à ruídos, depressão, ideias e ate tentativas de suicídio
  • “Tudo isto as leva a verdadeiras “crises de nervos”: atiram seus fones para longe, no meio da sala, quando uma dificuldade aparece, e precisam sair por alguns minutos para se acalmar.”
  • “Seus filhos são, na maioria, muito nervosos, sujeitos a caprichos e crises de birra freqüentes, tendo pavores noturnos.”
  • “Embora se trate, em geral e a primeira vista, de indisposições em si pouco graves, parece-nos que terminam, muito freqüentemente, por tornar a existência das telefonistas absolutamente intolerável, por lhes suprimir toda a possibilidade de calma e felicidade. A intensidade e a permanência das alterações chega a constituir uma verdadeira neurose.”
  • “Muitas vezes nos disseram: “eu não sei viver”.”
  • “Repetição automática de frases profissionais, sonhos relacionados com seu trabalho, anorexia, leve emagrecimento, ligeira insônia.”
  • “O rendimento, a rapidez das operações que ele exige foram unanimemente julgados como excessivos.”
  • “Quanto mais se irritam mais se apressam”.

        

        Fica claro, após este levantamento e análise do discurso das telefonistas, que o trabalho mecanizado, a pressão por rendimento, a repetição, o controle excessivo, etc. são fatores que influenciam diretamente na saúde psíquica delas e nas suas relações sociais, já que trazem o dado de que os filhos são nervosos ou de que os momentos de descontração e de momentos prazerosos são limitados.

        Percebemos que esse texto é um exemplo de psicopatologia do trabalho, da qual os profissionais são afetados diretamente pelas condições em que trabalham, pela rotina que exercem e pela forma como as relações sociais que ocorrem dentro da empresa. É de causar um certo incômodo pensar que tudo isso foi identificado no século passado e que, se observarmos empresas de telefonia (ou ainda outros ramos), tudo isso ainda pode ser identificado. O que nos leva a pensar o papel do psicólogo, os olhares necessários, as mudanças que devem ocorrer e a forma como serão geridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com