TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Álcool e Outras Drogas

Por:   •  28/9/2019  •  Resenha  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do artigo: “A inserção do Psicólogo no Trabalho de Prevenção ao Abuso de Álcool e Outras Drogas.”

De Hilda Regina Ferreira, Dalla Déa, Elcio Nogueira dos Santos, Erick Itakura e Tatiana Bacic Olic.

Beatriz Sthefany Victor – RA: N190HA2

O presente artigo fala sobre a inserção do profissional de Psicologia no trabalho preventivo ao uso de drogas. Ressalta como se dá esse trabalho preventivo e como ele acontece juntamente com a redução de danos. Além disso, cita a importante atuação e capacitação dos psicólogos nessa busca de prevenção.

O artigo começa com o seguinte questionamento: “Por que o uso de drogas vem, cada vez mais, apresentando-se como uma questão do nosso tempo?”. Logo em seguida, se ressalta um importante fato: o uso de substâncias psicoativas existem desde os primórdios da humanidade, não há nada de novo ou moderno nisto. Lembrando que as substâncias psicoativas é tudo aquilo que modifica o estado de consciência natural do ser-humano. Ou seja, podemos considerar como drogas: medicamentos, álcool, cigarros e claro, as drogas ilícitas. Sendo assim, praticamente todas as pessoas á nossa volta já fizeram ou ainda fazem o consumo de algum tipo de droga.

No tópico A Dimensão do Problema no Brasil podemos claramente ver que, segundo dados e pesquisa, embora ambos os sexos estejam expostos da mesma maneira ao consumo de drogas no geral, o homem usa de forma bem mais elevada se comparado com as mulheres. Isso é um fato que podemos observar atualmente no nosso dia-a-dia.

No Brasil, as drogas mais usadas pelos estudantes do ensino fundamental e médio são o álcool e o cigarro, tendo um início bem precoce na vida dos jovens. Falando em outras drogas, os inalantes estão no meio, e em questão de uso, só é superado pelo álcool e tabaco. Geralmente usado por meio da maneira mais conhecida como lança-perfume (existem outros tipos), naquela época os inalantes eram associados á populações marginalizadas, como em pessoas em situações de rua, entre outros. Atualmente, vemos que essa forma de visão já não é mais a mesma. Jovens de classe média e classe média alta também fazem uso desse tipo de droga. A maconha, vem, desde aquela época até atualmente, mostrando uma tendência no aumento do uso no geral. Porém, segundo os autores, esse aumento pode ser resultado de duas coisas diferentes: o uso pode realmente ter aumentado de forma significativa ou a relação da sociedade com a maconha propriamente dita mudou, fazendo com que tenha nascido uma certa descriminalização sobre a substância. Já o uso de cocaína cresceu na maior parte das dez capitais do Brasil que foram estudadas, e o crack, porém, não teve um aumento significativo – por ser uma droga altamente viciante, as pessoas que fazem o uso dessa substância muitas vezes não dão continuidade aos estudos.

No quarto tópico do artigo, os autores voltam a abordar a questão do álcool e de como essa droga é não só aceita pela sociedade, como também incentivada pela mídia ao seu consumo, sendo dessa forma, a droga que mais traz danos á saúde da sociedade. Jovens universitários são as maiores “vítimas” dessa droga, estimulados á beber pelos grupos em que pertencem, muitas vezes para obter uma integração e socialização maior. A quantidade de bares perto das universidades é bem grande, sem contar com as festas e cervejadas regadas á álcool, justamente para atrair esses estudantes. Porém, mesmo com tudo isso, não significa que o uso abusivo do álcool comece necessariamente nas faculdades, podendo significar apenas uma continuidade ao alcoolismo.

Mas, dentro de tudo que citamos, onde entra o trabalho de prevenção dos psicólogos? No artigo os autores explicam que, para realizar esse trabalho de prevenção de uma maneira que realmente funcione, é importante  levarmos em conta não só o contexto em que o indivíduo que faz uso de qualquer substância psicotrópica está inserido, mas também os fatores socioculturais e os aspectos da subjetividade do sujeito. Sendo assim, o trabalho de prevenção não deve ser apenas uma ação educativa, mas também uma psicoprofilaxia, procurando assim, desenvolver as potencialidades dos jovens, seu amadurecimento como indivíduo e sua felicidade. Há também a questão muito importante da redução de danos, que basicamente nada mais é que trabalhar na prevenção do indivíduo onde ele está no momento, e não onde deveria estar, como citado no artigo. O enfoque da redução de danos foi alastrado no Brasil após a epidemia de AIDS, lidando com indivíduos que faz uso de algum tipo de droga que apresenta um grande risco á sua saúde, mas que opte por uma responsabilidade pessoal e com sua própria saúde, sem punições. Esta idéia, de  fato não surgiu através de órgãos oficiais de políticas autoritárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com