TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do artigo motivação, vias neurais e abuso de drogas

Por:   •  3/12/2021  •  Resenha  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha crítica do artigo Motivação, vias neurais e abuso de drogas.

O artigo fala sobre o processo motivacional de um indivíduo, informa que este depende de interações de vários sistemas de neurotransmissores centrais, dentre esses, destacam-se a dopamina e a Serotonina. Em continuidade, o texto apresenta drogas de abuso, e elucida que muitos fatores de reforço contribuem para o seu uso compulsivo, das mesmas, durante o curso da dependência. Entretanto, pouco se conhece sobre os mecanismos neuronais envolvidos com a motivação para a autoadministração dessas drogas. Circuitos neuronais do sistema límbico e Mesocortical como a Dopamina e Serotonina, parecem apresentar um papel importante no abuso de drogas (Di Chiara, 1985; Bear et al., 2002).

No tópico inicial, encontra-se esclarecimentos sobre o processo motivacional de um indivíduo para o uso de drogas e as vias neuronais relacionadas. De fato, o abuso de drogas e o processo motivacional estão intimamente relacionados devido a mecanismos neuronais que motivam a autoadministração dessas drogas. Ao tratar de comportamento como respostas de um organismo a estímulos advindos de necessidades, ou desejos de se fazer algo que compreende que alguns comportamentos surgem devido a estímulos biologicamente significativos e, em contrapartida, estímulos neutros. Parafraseando Di Chiara (1995), neste sentido, o organismo desempenha determinado comportamento com o objetivo de controlar o ambiente no qual está inserido, de acordo com suas necessidades, e isto chama-se motivação. “Acredita-se que o estado motivacional de um organismo seja controlado, de modo importante, por processos reguladores homeostáticos básicos essências para a sobrevivência como: a alimentação, a respiração, o sexo, a regulação da temperatura e a autoproteção”. Para comprovação e fundamentação de que as alterações desses estados de motivação são, portanto, produzidas por variações da condição interna, os autores do artigo se apoiam em algumas afirmativas citando-as com seus respectivos autores, e mostram que as drogas de abuso, além de agirem sobre estruturas do Sistema Nervoso Central (SNC), do mesmo modo agem sobre o sistema Dopaminérgico Mesocorticolímbico que tem sido considerado muito importante no que se refere à motivação de comportamentos.

No segundo tópico, menciona-se as vias neurais relacionando-as com a motivação e o abuso de drogas que uma vez consumidas desenvolvem comportamentos diversos e faz com que o organismo tenha desejo por elas. Todas as questões motivacionais estão ligadas ao Hipotálamo, estrutura que controla todos os estímulos, sequenciando e coordenando respostas motivacionais. Enfatiza a função primária do sistema de recompensa e informa que o incentivo que proporciona satisfazer as necessidades, são importantes para a sobrevivência (comer, beber, ter relações sexuais). Mostra que embora o sistema em si seja complexo, ele opera em um princípio simples: se ao fazer novamente. (Khan Academy). E ainda, isso é incentivado por reforços que acentuam o prazer que é produzido estímulos cerebrais que ativa o sistema Dopaminérgico – sistema envolvido nesse processo. Através da Dopamina produzida no corpo o indivíduo sente-se motivado a fazer uso dessas substâncias. A droga de abuso tem sido considerada como uma forma de reforço positivo segundo Johanson, pois aumenta a probabilidade de o fenômeno acontecer e a frequência em que irá acontecer. Informa-se que “as drogas abusivas são constituídas por aquelas que induzem uma sensação de desejo intenso (craving), incluindo a Nicotina, os Opiáceos, como a Heroína, drogas estimulantes psicomotoras, como a Cocaína e anfetaminas, e drogas que induzem depressão no Sistema Nervoso Central (SNC), como o álcool”. (Revista de Psiquiatria clínica). Afirma que a mente daqueles que são dependentes dessas substâncias necessitam, mais do que pessoas que não fazem uso de drogas, de estimulações para serem ativadas. Desde que as drogas psicoativas ajam como recompensa e afetam diretamente regiões do sistema dopaminérgico como o NAc, essas diferenças podem ser interpretadas como o resultado do processo de vício (Schultz,201).

No terceiro tópico, aborda, a ação Dopaminérgica em relação ao comportamento humano a partir do uso de substâncias químicas. Com esse estudo, as equipes de pesquisadores puderam observar o efeito que essas substâncias, principalmente o Álcool, interfere de forma significativa o comportamento do usuário/consumidor, na qual, tem uma forte contribuição do Sistema límbico que contribui para a ação do comportamento durante a utilização dos componentes químicos, consequentemente levando o indivíduo o desejo de continuar fazendo o uso da sustância alcoólica. Durante o avanço das pesquisas, estudaram minuciosamente os diversos tipos de componentes que interferem diretamente o sistema dopaminérgico, entre eles estão: Mesocorticol, Mesolímbico e Mesoestrial, todos tendo um papel significativo nas diversas formas relacionada ao estímulo comportamental. Além desses neurotramissores citados acima, foi possível observar que existem outros neurotramissores como a Dopamina e a Serotonina que também contribuem de forma significativa na alteração do organismo, que levará à condução da ação para um consumo exacerbado de não só de bebidas alcoólicas, como também para as substâncias psicoativas que levam à dependência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com