TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo 5 lições Freud

Por:   •  19/6/2019  •  Resenha  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo- 5 Lições Freud

Primeira lição

Na primeira lição Freud apresenta seus estudos junto ao Dr. Joseph Breuer, no estudo sobre histeria, que muitas vezes eram casos banalizados pelos médicos por considerarem as doenças orgânicas, como um tumor,paralisia cerebral, casos mais graves do que as doenças mentais.

Em primeiro momento apresenta o caso estudado pelo Dr. Breuer, de uma jovem de 21 anos que a mais de dois anos apresentava perturbações físicas e psíquicas, mas tudo no corpo estavam em ordem, apresentava apenas abalos emocionais, sendo então classificada com histérica. Foi notado que nos estados de absence (alteração da personalidade acompanhada de confusão), a paciente costumava murmurar algumas palavras, através dessas palavras foi realizado uma hipnose com o objetivo de regressão para o início do quadro de histeria, sendo revelado ao medico detalhes tristes sobre a morte de seu pai, com a hipnose paciente relatava melhora por algumas horas mas retorno ao estado de histeria.Um exemplo citado no texto de Freud, foi o da cura de uma espécie de hidrofobia em sua paciente, através da hipnose.

Com isso foi concluído que estados de histeria eram formados através de uma ou mais experiências traumáticas,muitas vezes parecidas e repetidas vezes, na paciente citada anteriormente foi decorrente de uma repressão de emoções durante a enfermidade de seu pai e sua morte, sendo assim, uma manifestação do luto. Através da hipnose ela regrediu ao momento que teve um sonho com cobras tentando atacá-lo e não conseguia defendê-lo após a consulta foi removido a paralisia do braço direito. Esse método recebeu o nome de “talking cure” em tradução seria cura pela fala.

Foi concluído que apesar da hipnose ser muito boa no tratamento, sem a expressão sentimental se torna ineficiente.

Segunda lição

Na segunda lição Freud fala sobre seus estudos como discípulo de Pierre Janet, levando em conta a hereditariedade e degeneração como parte de seu estudos, assim definiu a histeria como uma degeneração do sistema nervoso, dessa forma a pessoa não consegue lidar a multiplicidade de atividades psíquicas, como exemplo citado no texto seria como alguém voltando do mercado cheio de sacolas e ao derrubar um produto e tentar juntar acaba derrubando outro produto e assim sucessivamente.

Durante esses estudos percebeu que não conseguia adotar o hipnotismo para todos os pacientes, decidindo então tentar outro método, adotou então o sonambulismo, após o procedimento os pacientes relataram não lembrarem de nada mas após insistência do médico o paciente começa a se recordar.

A partir dessa ideia de resistência Freud, formulou que as mesma resistência que estava impedindo que as memórias viessem após o procedimento deveriam ter agido para bloquear os acidentes patogênicos correspondentes. A esse processo deu o nome de “recalque”.

Dessa forma, surge a dúvida do que seria esse recalque? Freud responde que se trata de um desejo violento mas que contrasta com outros desejos do indivíduo e com as aspirações morais, assim o recalque age expulsando e fazendo o indivíduo esquecer desse desejo, dessa maneira o recalque age evitando o imenso desprazer de não realizar seus desejos.

Outro caso citado no texto, foi de uma paciente que nasceu quando a irmã mais velha se casou, sempre teve uma grande afeição pelo cunhado e quando a paciente alcançou a vida adulta sua irmã adoeceu e veio a falecer, quando chegou ao leito da morte pensou ‘agora ele está livre para se casar comigo’, após o ocorrido a jovem adoeceu e ficou histérica, se esquecendo dos fatos, mas após tratamento e se lembrar de todo o ocorrido, com forte emoção, curou-se.

Após exames foi concluído que o desejo continua vivo no inconsciente sendo apenas substituído por outro objeto para a consciência, no tratamento se identifica o trajeto feitos pela substituição até o início da ideia recalcada para se chegar na cura.

Terceira lição

Como foi dito anteriormente que Freud pedia para os pacientes dizerem o que viesse a mente, porém foi relatado que o método não foi tão efetivo levando ao abandono do hipnotismo.

Começa então a interpretação e sonhos, dando um novo significado aos sonhos, antigamente os outros tinham uma visão profética, de visão do futuro, para a psicanálise o sonho adulto é também reflete a realização velada de um desejo reprimido e por isso vem cheio de simbologias e distorções devido à repressão social, enquanto o sonho infantil é o desejo não realizado do dia anterior.

Dessa mesma forma, os pesadelos refletem desejos recalcados violentos, isso explicaria a angústia sentida durante o episódio. Sendo definido no artigo como “nada mais que um sonho que se põe excessivamente a serviço da satisfação de desejos reprimidos.” Tudo isso tornou o sonho de grande importância para a psicanálise.

Segundo o autor, dentro do sonho a resistência é menor por isso o estudo deste seria mais efetivo. É possível também analisar certos complexos sexuais através dos sonhos é possível encontrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com