TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Divertidamente

Por:   •  29/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO FILME “DIVERTIDA MENTE”

  A animação foi lançada em 2015, e levou os prêmios Oscar de Melhor Filme de Animação 2016, BAFTA de Melhor Filme de Animação 2016, Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação 2016.

 Durante sua concepção, o filme contou com a consultoria de um dos psicólogos mais reconhecidos no campo do estudo das emoções, Paul Ekman. Com uma pesquisa de mais de 50 anos no tema, Ekman se consolidou principalmente por ter sido um dos responsáveis pela descoberta das microexpressões – expressões faciais sutis, de menores “dimensões”, involuntárias e universais -, fato que o fez trabalhar com diversas agências governamentais, como a CIA, na detecção de mentiras. Ele, inclusive, inspirou e prestou consultoria também na produção da série Lie to Me (Engana-me se puder), em que um psicólogo auxilia a polícia a pegar falhas no depoimento de suspeitos. (1)

 O filme conta a história da menina Riley, com 11 anos de idade, que por motivo de trabalho do pai é obrigada a mudar de cidade, junto a sua família, deixando todas as referências de vida conhecida até então.

 Diante de um processo de adaptação e desenvolvimento, a menina passa pelo processo de múltiplas emoções (Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Repulsa), esses sentimentos ficam dentro de uma sala, acompanhando as reações diante dos desafios que Riley enfrenta e essas emoções são registradas em esferas criando as memórias.

O que torna a animação interessante é a forma complexa que cada emoção se apresenta no cérebro de Riley, e como influencia seu comportamento social, diante da transição da infância para a adolescência. Tornando a mudança de ambiente (nova cidade, amigos, escola, alimentação ...) um dos fatores mais estressantes para menina. Visto que “Ela” sai de um local de conforto, onde suas relações em comunidade são estabelecidas e tudo que sempre conheceu é retirado de seu convívio, para uma cidade onde no primeiro momento não consegue se encontrar.

 A importância das emoções para a formação da memória, ao nascer é acalentada pela mãe despertando seu primeiro sentimento a “Alegria”, segundo o filme, após 33 segundos experimenta novas emoções.

 No decorrer, assistimos o crescimento de Riley e desenvolvimento do processo de suas emoções interferem em como as memórias são decodificadas, armazenadas e recuperadas. Representadas por seus experimentos da primeira alimentação, brincadeiras, os amigos...formando a memória base. As quais se dividem por ilhas (ilha da amizade, bobeira, honestidade, família...) As emoções também são responsáveis pela forma que nos adaptamos as adversidades de nosso cotidiano no contexto que estamos inseridos e as mudanças que ocorrem nele.

 O filme traduz com propriedade o que a ciência já nos diz quanto a importância das emoções para tomadas de decisões.

 Sobre os personagens:

Atualmente a divisão mais aceita dos tipos básicos de emoções são 7, no filme existem apenas 5, faltaria as emoções de susto e desprezos. Porém, os autores juntaram o susto com o personagem medo, e a repulsa com o desprezo.

ALEGRIA: Forma corporal que lembra uma estrela. Aparece nas conquistas, como fator motivacional.

TRISTEZA: em forma de lagrima azul. Uma das personagens que mais chama a atenção quando atrapalha e distorcer nossa visão das coisas, ela é importante quando nos instiga à busca pelo o conforto, bem como desperta nos outros a iniciativa de nos apoiar, ou ajudar de alguma forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com