TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme 12 Anos de Escravidão

Por:   •  19/4/2021  •  Resenha  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ISECENSA – Institutos Superiores de Ensino do CENSA

Instituto Superior de Educação do CENSA

Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde do CENSA

Graduação de Psicologia

Disciplina:  Psicologia Social I

Professor(a): EDSON

Período:

Data:

Aluno(a): João Marcello Cortes Muniz

Matrícula:

 

Atividade:  Resenha do filme 12 Anos de Escravidão

        O filme conta a história de Solomon Northup, homem negro livre, que vive na cidade de Saratoga, no estado de Nova York, Estados Unidos.

        Solomon,é musico e vive com sua esposa e filhos, é reconhecido dentro da sociedade, porém devido a um infortúnio aceita um trabalho em outra cidade onde é sequestrado. Quando ele desperta esta em uma cela acorrentado, e dois homens aparecem, e é nesse momento que ele tenta argumentar, que seu nome não é Platt, e ele é um homem livre. A resposta que Solomon recebe, é uma sequencia de chibatadas dadas a toda força, a ponto de atravessar suas vestimentas e sua carne.

        Ele permanece nesse local por um período que não fica claro, nesse tempo, ele conhece um garoto que pede incessantemente pela mãe. Em determinado momento essa mãe chega para o resgate de seu filho, porém, a mesma é enganada e posta na mesma cela que Solomon.

        Em determinado momento, todos os negros são levados a uma mostra, onde todos ficam dispostos como mercadorias na prateleira de uma loja, aguardando pelo seu comprador. Eles são avaliados quase que da mesma que um fazendeiro avaliaria um cavalo para sua fazenda, apenas com uma pequena diferença: são seres humanos.

        Solomon é vendido a um "amo", e nesse momento observa a venda de sua companheira de cela, a mesma é separada de seus dois filhos. O seu "amo" tenta impedir a separação da mãe e seus filhos, mas sua tentativa não surte nenhum efeito. Após a venda, os dois vão para a fazenda onde será seu local de trabalhos forçados. A dinâmica entre Solomon e seu "senhor", é interessante, ele consegue mostrar suas habilidades adquiridas ao longo da vida como homem livre, o que desperta a raiva de um capataz branco, que tenta transformar a vida do rapaz em um inferno ainda maior. Certo dia, cansado dos desaforos e maus tratos, ele se revolta, e agride o capataz, o que acaba gerando um ódio ainda maior por parte do homem branco, que com ajuda de outros, tentar matá-lo enforcado. Após o ocorrido, seu "amo" corre contra o tempo para retirá-lo da fazenda antes que o capataz cometa mais uma vez um atentado contra a vida de Solomon.

        É importante destacar durante essa passagem neste local, o comportamento do "amo", que ao mesmo tempo que parece tentar proteger o rapaz negro, fecha os olhos quando o mesmo tentar lhe informar que não se trata de um escravo chamado Platt, e que na verdade ele é um homem livre e com família no estado de Nova York.

        Antes de chegar a nova fazenda (ou campo de trabalhos forçados), seu antigo "senhor", lhe alerta sobre o que está por vir neste novo local. Que a única pessoa (se é que podemos chamar de pessoa), que aceitou recebê-lo é um homem extremamente intolerante. O que de fato é real, esse indivíduo se trata de um racista do pior nível que se pode imaginar, além de ser alcoólatra e agressivo.

        Neste local, ele vive horrores inimagináveis para qualquer ser humano com o menor grau de empatia. Durante a lavoura de algodão, Solomon conhece uma jovem, que ele percebe ser um alvo do seu "senhor". A jovem sofre assédio constante do dono da fazenda, e maus tratos de sua esposa. Após  ser violentada sexualmente a jovem pede a Platt (Solomon), para que o mesmo a mate, pois ela não tem nada de bom em sua vida.

        Chega a época de colheita de algodão, e uma praga atinge a plantação, o fazendeiro culpa Solomon e outros escravos pelo ocorrido e os leva para outra fazenda. Nessa fazenda, ele chega a ser tratado com certo respeito, mas logo ele tem que voltar ao local anterior e continuar convivendo com o fazendeiro alcoólatra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (73.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com