TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Gattaca

Por:   •  26/2/2019  •  Dissertação  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 3

O objetivo do presente trabalho é mostrar três conceitos metafórico do filme Gattaca - uma experiência genética - 1997- de Andrew Niccol.

Andrew Niccol realizador deste filme, retrata sobre manipulação e discriminação, e o explora ao imaginar uma sociedade "Num futuro não muito distante" os filhos são concebidos in vitro, imprimindo as melhores características genéticas de cada um dos seus progenitores, reduzindo ao máximo a possibilidade de desenvolver imperfeições hereditárias. Visando buscar pelo aperfeiçoamento das características humanas, extinguindo ao máximo o número de doenças e imperfeições possíveis, aumentando assim, a expectativa de vida.

Em cada indivíduo é feito esta discriminação entre os que eram gerados de maneira natural e os que eram concebidos geneticamente. Esse procedimento acaba criando uma distinção entre: “válidos” e “não-válidos”, humanos “perfeitos” e “menos perfeitos”. Fazendo com que os “válidos” consigam alcançar as melhores posições na sociedade, em contrapartida os tidos como “inválidos”, seja limitada a liberdade de escolha. Neste sentido podemos perceber a capacidade de superação, diante das adversidades vividas pelo personagem Vicent.

Em um sofisticado restaurante, Vicent conversando com Eugene, nos dará uma importante pista sobre as estrelas. A metáfora que então nos aponta para um sonho de retorno: " Sabe dizem que quando você flutua, é parecido com está em um útero ".

Metáfora - é uma figura de linguagem que produz sentido figurado por meio de comparações implícitas.

Nos ocuparemos agora em mostrar os três conceitos metafórico do filme.

1° Conceito

Observa-se em Jerome, um homem que fora criado geneticamente perfeito e pronto para vencer todos os desafios do mundo inserido, não conseguindo suportar o fardo de tal perfeição, se entregando ao ponto de dar fim à própria vida. Em contrapartida, vemos em Vicent, aquele que pela visão de mundo da sociedade a qual estava inserido, declaravam que pelo fato de não adquirir tais características genéticas para tornar-se um “válido” não estaria habilitado a grandes conquistas. Mas vemos no mesmo, um homem muito forte e empenhado em levar o seu sonho até às últimas circunstâncias, e assim o conquistando.

2° Conceito

Quando o inspetor de polícia começa a suspeitar do chefe de Vicent, em relação ao assassinato ocorrido na Gattaca, o mesmo diz ao investigador “revise os meus registros, e não encontrará um osso violento no meu corpo”. E quando do desfecho da história que se dá a conclusão da investigação, apontando o chefe como culpado. Observamos que por mais que houvesse todas as combinações genéticas para uma possível perfeição, somos mais do que aquilo que por muitas vezes temos tendências em ser. Pois mesmo o seu chefe, segundo o seu perfil genético, não tendo qualquer instinto violento, matou o diretor à pancada.

3° Conceito

Na cena em que Vicent, após realizar a cirurgia nas tíbias para aumentar a extensão desses ossos, ele diz que “quando ficasse em pé, estaria cinco centímetros mais próximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com