TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Processo de Escolarização

Por:   •  19/9/2019  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU – CESUFOZ

Acadêmica:  ANA CAROLINE BELEKEWICE

Prof: Cibele Lessa

Psicologia Escolar

Resumo: "O processo de escolarização e a produção da queixa escolar - uma relação antiga, um problema atual"

 

O texto das autoras Záira F Rezendo G. Leal e Marilene Proença Rebello de Souza, trás a queixa escolar como queixa de aprendizagem e procuram entender o que está por trás do fracasso escolar. Queixa escolar, segundo as autoras, está relacionado com preconceito, cansaços, bullying e etc., dentro das escolas. Visto que essa realidade é composta por uma grande diversidade de pessoas, o que se configura um contexto multifacetado.

Os profissionais que atuam na área lidam diretamente com essas queixas. É importante que este profissional saiba como agir nessas situações para não deixar se levar por elas. Este profissional deve considerar a característica da primeira escola, que é promover o desenvolvimento das crianças.

        Outro fato destacado é sobre manter a ordem social dominante excludente, vendo este processo como algo natural e único. Nessa configuração as autoras destacam os desafios e a impossibilidade da universalização efetiva da escola e a dificuldade de uma escola unificada. Para elas, a escola encontra-se (atualmente) banalizada.

Podemos perceber um aumento significativo nas queixas aos psicólogos em relação à escola. Dificuldade de aprendizagem é vivenciada apenas no contexto escolar, então não seria adequado culpar o individuo por isso.  É imprescindível o questionamento sobre a pratica, metodologia e procedimentos didáticos. Tirar o foco da criança e pensar sobre o contexto num todo.

O psicólogo não deve segregar mais ainda o individuo com explicações ou intervenções que se pautam nas dificuldades do aluno.

. É importante ressaltar que segundo as autoras, o processo de permanência na escola e no processo de escolarização, é devido a desigualdade. É importante que o psicólogo tenha conhecimento do contexto-histórico do individuo.

Segundo elas ainda, o fracasso escolar pode não ter base na escola, mas sim no social. É necessário olhar para a questão de uma perspectiva histórica e social.

A escola, tem como função promover uma educação que moraliza mas que não desenvolve o indivíduo. Essa configuração acaba por reforçar, por exemplo, a dominação de classes. Esse olhar às classes menos favorecidas parte de preconceitos já estabelecidos, universalizadas e tornadas científicas, criando justificativas para ocultar as relações de dominação.

A educação escolar atualmente tem formado indivíduos com ideologias preconceituosas, A queixa escolar ao responsabilizar o individuo, perpetua a cultura que não valoriza o conhecimento como instrumento para desenvolver e formar um individuo a pensar de forma critica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com