TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de filme

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Mineirense – FAMA.

Curso: psicologia.

Disciplina: Psicologia Escolar      .            

Discente: Lázara R Moreira dos Santos

Filme :  Ser e Ter

 O filme se passa na pequena comunidade de Aubergne na região rural da França, em uma escola bem distinta da realidade da educação brasileira.  O elemento central da história é a relação do professor e o aluno. O professor é amigo, educador, mentor, mantém uma relação de amor, de compromisso com a educação e o desenvolvimento dos alunos. O professor lecciona na mesma sala para crianças muitos diferentes em idade e conhecimentos. Uma sala de aula com crianças que tem de 4 a 11 anos. O professor acompanha desde o jardim da infância até o último ano do primário.

 Ele possui dotes pedagógicos excepcionais, o mesmo não fornece o conhecimento pronto e sim guia o aluno ao conhecimento, estimulando os alunos a pensarem sendo sujeitos críticos prontos para enfrentar o mundo que os cercam. O Professor responde às perguntas dos alunos com outras perguntas, levando os mesmos a reflexão. Ensino baseado no construtivismo, que é a ideia de que o conhecimento não é dado como algo terminado. A base do construtivismo é a pergunta e não a resposta.

O Sr. Lopez participa da vida dos alunos acompanhando individualmente. Um exemplo mostrado no filme foi de uma aluna com dificuldade em matemática.  O professor vai até a casa dela e conversa com a mãe, logo no início da conversa ele ressalta os pontos fortes da menina para depois dizer que a aluna precisa de ajuda da mãe.  A mãe fala que tenta explicar do jeito que ela aprendeu, mas se sente “perdida” ela acha que a filha entende mais com os de fora do que com os pais. O professor conforta a mãe dizendo: “Você esta sendo injusta com você não se sinta mal como mãe porque o que conta é o desenvolvimento dela, ela parece distante de você, mas eu diria que é uma transição necessária”. Neste momento Sr. Lopez cumpre uma função importante que é de escutar a família e de dizer que há uma dificuldade da aluna em aprender e que esta dificuldade vai além do âmbito escolar. A escola precisa atuar como parceira com a família para resolver questões que interferem o processo educativo do educando. A escola tem que orientar e acompanhar não apenas o aluno, mas também, os pais, para que o processo educativo seja desenvolvido de maneira certa e satisfatória.

O aprendizado da escola também envolve diversas atividades extras, educar a turma não só no que diz respeito aos conteúdos curriculares, mas associa a teoria com a prática. As brincadeiras, os passeios, os jogos são extremamente valorizados pelo professor, como ir ao campo fazer um piquenique na companhia dos pais, brincar em uma máquina de Xerox, fazer panquecas e até mesmo andar de trenó na neve. Procura criar e desenvolver a autonomia em seus alunos.

O Sr Lopez ensina um de seus alunos menores, Jojo, como lavar as mãos, durante o processo ensina o nome dos dedos em seguida usa a imaginação de jojo que fala sobre uma abelha que estava lá fora no corredor e foi até a porta e voltou. Para fazê-lo pensar. O professor diz: “Ela pensava, será que jojo lavou as mãos ou ainda estão sujas de tinta”? “Será que ela pensou isso”?

Em um dia na escola, Jojo não pôde sair para o recreio, pois não terminou seu desenho e havia prometido que iria terminar. Nesse momento o professor pergunta ao menino por que ele tem que ir à escola e tenta, através de muitas perguntas, fazê-lo perceber por si próprio a resposta. Juntos, eles traçam a seguinte linha de raciocínio: é importante ir à escola para desenhar, que leva a fazer curvas, que leva aos números que aprenderam e, finalmente, leva a contar.

A relação do professor com os estudantes transcende a educação formal, um professor sensível e compreensivo com as crianças por ele se dispor a conversar sobre assuntos diversos. A intenção do professor nesse vídeo é que as crianças não aprendam apenas as disciplinas, mas principalmente a cortesia e valores que envolvem o “Ser”. São valorizadas as relações pessoais para que dessa forma possa manter uma harmonia entre os alunos em sala de aula, mantendo boa convivência.

 Ele fez uma mediação em uma briga que aconteceu no recreio entre julien e Olivier. Finaliza a mediação dizendo para Julien que uma palavra feia é fácil dizer, mas pode machucar muito uma pessoa, para Olivier as palavras são importantes e machucam mais que o bater fisicamente. Os alunos quando quebram alguma regra de convivo são convidados a refletirem o porquê daquela reação, além disso, o professor incentiva os alunos a expor seus sentimentos, suas sensações para que o aluno possa entender as consequências de seus atos, refletindo sobre seus erros. O professor equilibra as interações sociais, econômicas e culturais a partir dos diálogos, permitindo que os alunos façam uma reflexão de suas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com