TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme - Como Estrelas na Terra

Por:   •  7/5/2020  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Filme -  Como Estrelas na Terra  

O filme relata a história de menino de apenas 9 anos, Ishaan Awas thi ,é uma criança alegre e divertida, mas que sofre muito por não ser compreendido na escola e principalmente pela família, pois tem dificuldades na aprendizagem (dislexia).

Na escola repete o terceiro período (sistema escolar indiano) nas matérias convencionais, passa a ser considerado por todos um preguiçoso sua escola não sabia como conduzir suas dificuldades e seus comportamentos, assim como em casa a família também näo sabia o que se passava com ele, principalmente porque ele tem um irmäo mais velho engajado e com sucesso escolar. Há entre os irmäos uma comparaçäo prejudicial.

Sem saber o que fazer e sem orientaçäo os pais de Ishaan o levam para um colégio interno, cujo lema era "Disciplinar cavalos selvagens". Ele se sente abandonado e seu sofrimento escolar aumenta ainda mais devido as nomas, regras e puniçöes sofridas pela dificuldade em aprender. Ishaan sofre muito e passa a se isolar até mesmo suas pinturas parou de fazer.

O menino antes “arteiro” e risonho se torna deprimido e totalmente desacreditado da aprendizagem e de suas habilidades, então surge um novo professor de artes, Ram Shankar Nikumbh, que começa a perceber e se importar com as dificuldades de Ishaan.

Ram procura a família para saber mais sobre o comportamento e a aprendizagem. Ele percebe que o menino tem  Dislexia (é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.).

O professor teve uma conversa dificil com os pais, principalmente com o pai que nao aceitava a dificuldade do filho. Ram não parou por aí e solicitou ajuda da escola, embora não tivesse muito apoio inicialmente continuou a investir no garoto. Passando a se dedicar algumas horas a mais para ajudá-lo nas defasagens apresentadas, com isso o menino começou a aprender e se alegrar.

Um belo dia deu uma aula maravilhosa para a turma de Issham sobre o que é a dislexia e exemplos de disléxicos famosos e quando a aula acabou e as criancas sairam contou para Ishaan que ele mesmo era dislexico.

O professor lançou na escola um concurso de pintura, onde todos participaram, inclusive os professores e o diretor participaram. O concurso,foi um sucesso! O menino ganhou o primeiro lugar e Ram que fez uma pintura linda do rosto de Issham sorrindo ficou em segundo lugar. Essas imagens foram usadas no anuario da escola e qual nao foi a surpresa de seus pais ao irem buscar Issham e descobrirem que ele havia surpreendido os professores e era um garoto com muito talento. Seu pai não sabia o que fazer para agradecer o professor que se dedicou a mudar a vida de seu filho.

Com uma problematica recorrente do ambiente escolar o filme aborda como as crianças com dificuldades muitas vezes não são entendidas nem estimuladas de forma adequada por mais que se discuta tais ações.

No contexto escolar existem muitos “Isshams” que lutam para sobreviver a um sistema educacional que não valoriza as multiplas habilidades dos aprendentes tendo a autoestima assim como de Issham sendo destruida e também como um professor pode fazer toda a diferença resgatá-la.

Os desafios emocionais são muitos, tanto para Issham, para sua família, para o professor Ram que se identifica com ele e se preocupa em mudar o seu destino. Este é um filme emocionante que traz a tona a reflexão sobre a importância do respeito as habilidades e dificuldade de cada criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com