TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme "O Mundo de Sofia"

Por:   •  3/4/2019  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 2

O romance escrito por Jostein Gaarder, que posteriormente veio a tornar-se filme, conta a história da filosofia. A obra gira em torno de Sofia, uma adolescente norueguesa prestes a completar 15 anos que mora com sua mãe e começa a receber cartas direcionadas a alguém chamado “Hilde” com questionamentos sobre si mesma e sobre o mundo.

Logo na primeira carta, Sofia se depara com a pergunta “Quem é você” e começa a refletir sobre quem realmente é. No outro dia recebe mais uma carta perguntando de onde vem o mundo, nesse momento sua preocupação em descobrir quem está enviando as mensagens aumenta, até receber mais uma mensagem, porem dessa vez com uma assinatura. Sofia então descobre que o autor desconhecido é Alberto Knox, um homem que convida a protagonista para um “passeio” pelo mundo da filosofia, despertando uma curiosidade na garota que começa a questionar criticamente sua existência e a existência do mundo.

Com o decorrer da história, Sofia se vê cada vez mais dentro da filosofia, começando a questionar também seus amigos e professores. Em determinado momento, Alberto envia uma fita onde Sofia, ao assistir, percebe que ela pode interagir com o homem no vídeo, que lhe pede que a garota entregue um torrão de açúcar ao mensageiro (um cachorro). Ao seguir o animal, Sofia se depara em uma cabana cheia de coisas velhas, um livro sobre Platão e uma identidade com a foto de uma menina igual a Sofia, porem com o nome “Hilde”, sem entender, Sofia se olha no espelho, mas ao invés de ver seu reflexo, ela enxerga Hilde.

Em outra carta, Alberto pede que Sofia o encontre em um igreja, onde os dois começam uma “viagem pelo tempo” para conhecer os maiores marcos da história do mundo, nesse meio Sofia se depara com pessoas como Aristóteles. Shakespeare e Freud. De volta a realidade, Sofia descobre que tudo que acontece, está sendo escrito por um homem, o Major

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com